Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLURALIDADE CULTURAL E A ESCOLA: ESPAÇO DE VIVÊNCIAS NAPRÁTICA DE PROFESSORES/AS

Palavra-chaves: PLURALIDADE CULTURAL, PRÁTICAS EDUCATIVAS, AMBIENTE ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem por proposta discutir o tema da pluralidade cultural. Apresenta a pesquisa, em fase de conclusão, desenvolvida na Iniciação Científica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, realizada em convênio firmado com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. A pesquisa teve como objetivo investigar como a pluralidade cultural, em seus desdobramentos referentes à identidade étnica, de gênero, de religião, tem sido apropriada e trabalhada na Educação Básica. Busca assim, identificar os principais desafios e obstáculos presentes à sua incorporação no cotidiano escolar. Na perspectiva de abordagem qualitativa se insere a pesquisa ação, como referência aos procedimentos metodológicos a serem abordados na escola. Trata-se de um tipo de pesquisa com uma abordagem científica para a solução de problemas, buscando a concreta e efetiva participação coletiva e a transformação da realidade analisada. Para tanto, com o objetivo de aprofundar a investigação proposta, foi realizado o estudo de caso em duas escolas públicas, ambas do nível fundamental II da Educação Básica, nos municípios Coronel Fabriciano e Timóteo, região do Vale do Aço/MG. As análises realizadas apontam que os/as professores/as investigados acreditam que a pluralidade cultural é um tema importante e de enriquecimento para todos que frequentam a escola. Reconhecem que ela está presente no cotidiano da sala de aula e precisa ser discutida. Entretanto, há uma pequena minoria, que não se considera preparada para abordar esse tema em sala, acreditando ser dever da escola desenvolver projetos para explorar esse assunto em seus desdobramentos com os/as alunos/as. As respostas obtidas nos permitem inferir que se por um lado, há por parte tanto dos/as estudiosos/as como dos/das profissionais de educação a defesa de uma educação que respeite os direitos de todos indistintamente, na prática, a teorização ainda tem ficado muito além da realidade e das experiências vividas. Embora com resultados ainda inconclusos, esperamos que ao final da pesquisa, seja possível compreender como os professores/as abordam a temática na educação e possam se utilizar das ferramentas pedagógicas alternativas, e assim, estimularem discussões relativas à pluralidade em suas diferentes abordagens. Acreditamos que os participantes da pesquisa poderão refletir sobre sua posição, responsabilidade e desenvolverem em suas práticas educativas/pedagógicas, a iniciativa de discutir e acolher seus alunos e alunas na escuta e no compartilhamento de vivências em relação ao tema. Buscamos contribuir no entendimento da importância do papel do/a professor/a como profissional reflexivo, que almeje a conscientização da aceitação da pluralidade em oposição aos padrões culturais hegemônicos e excludentes. A urgência e a necessidade de abordar assuntos pertinentes à realidade sociocultural dos seus alunos se impõe às escolas, por serem espaços de formação de opiniões e de exercício do respeito às diferenças. A existência desse espaço só será possível, se precedido por mudanças de concepção sobre educação e diversidade que signifiquem a não superioridade de um padrão sobre o outro, mas reconheça as diferenças em sua completa possibilidade de coexistência e convivência respeitosa e, por que não, de trocas.

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