Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE AO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS, ESCOLA, PROFESSOR, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38758
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2023
    "inscrito_id" => 5701
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE AO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A sociedade passa por importantes transformações que acaba por influenciar diretamente no fazer pedagógico, tendo em vista que as práticas educativas têm por objetivo contribuir para a formação crítica do cidadão, na qual essas mudanças nas relações sociais refletem diretamente na forma de organização e impõem novas concepções ao ensino, como forma de adequação as novas exigências advindas da sociedade do conhecimento, neste sentido as novas tecnologias na educação têm trazido para o meio educacional desafios para a escola e, sobretudo, para a prática do professor fora e dentro da sala de aula, pois, exige agora um novo perfil de educador que não é mais aquele que apenas expõe um conteúdo e depois exige os resultados nas avaliações, o professor deve ter a função de mediador entre o aluno e o conhecimento. Partindo deste posicionamento inicial, o presente trabalho busca analisar os desafios encontrados pela escola e pelos professores para inserir e trabalhar com o aluno no mundo das novas tecnologias, ao mesmo tempo em que procura identificar os problemas enfrentados por professores no contexto de sala de aula e os desafios para inserir o aluno no uso das novas tecnologias. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica aliada a uma pesquisa de campo, partindo de uma abordagem quantitativa e qualitativa junto a alunos e professores sobre a utilização destes recursos em sala de aula. A pesquisa contou com a participação de trinta e dois alunos do primeiro ano do médio e dez professores das diferentes áreas do conhecimento, da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas, localizada na cidade de Pombal no Estado da Paraíba."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS, ESCOLA, PROFESSOR, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5701_11092017162923.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RALYDIANA JOYCE FORMIGA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "RALYDIANA JOYCE"
    "autor_email" => "ralydiana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38758
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2023
    "inscrito_id" => 5701
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE AO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A sociedade passa por importantes transformações que acaba por influenciar diretamente no fazer pedagógico, tendo em vista que as práticas educativas têm por objetivo contribuir para a formação crítica do cidadão, na qual essas mudanças nas relações sociais refletem diretamente na forma de organização e impõem novas concepções ao ensino, como forma de adequação as novas exigências advindas da sociedade do conhecimento, neste sentido as novas tecnologias na educação têm trazido para o meio educacional desafios para a escola e, sobretudo, para a prática do professor fora e dentro da sala de aula, pois, exige agora um novo perfil de educador que não é mais aquele que apenas expõe um conteúdo e depois exige os resultados nas avaliações, o professor deve ter a função de mediador entre o aluno e o conhecimento. Partindo deste posicionamento inicial, o presente trabalho busca analisar os desafios encontrados pela escola e pelos professores para inserir e trabalhar com o aluno no mundo das novas tecnologias, ao mesmo tempo em que procura identificar os problemas enfrentados por professores no contexto de sala de aula e os desafios para inserir o aluno no uso das novas tecnologias. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica aliada a uma pesquisa de campo, partindo de uma abordagem quantitativa e qualitativa junto a alunos e professores sobre a utilização destes recursos em sala de aula. A pesquisa contou com a participação de trinta e dois alunos do primeiro ano do médio e dez professores das diferentes áreas do conhecimento, da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas, localizada na cidade de Pombal no Estado da Paraíba."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS, ESCOLA, PROFESSOR, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5701_11092017162923.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RALYDIANA JOYCE FORMIGA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "RALYDIANA JOYCE"
    "autor_email" => "ralydiana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A sociedade passa por importantes transformações que acaba por influenciar diretamente no fazer pedagógico, tendo em vista que as práticas educativas têm por objetivo contribuir para a formação crítica do cidadão, na qual essas mudanças nas relações sociais refletem diretamente na forma de organização e impõem novas concepções ao ensino, como forma de adequação as novas exigências advindas da sociedade do conhecimento, neste sentido as novas tecnologias na educação têm trazido para o meio educacional desafios para a escola e, sobretudo, para a prática do professor fora e dentro da sala de aula, pois, exige agora um novo perfil de educador que não é mais aquele que apenas expõe um conteúdo e depois exige os resultados nas avaliações, o professor deve ter a função de mediador entre o aluno e o conhecimento. Partindo deste posicionamento inicial, o presente trabalho busca analisar os desafios encontrados pela escola e pelos professores para inserir e trabalhar com o aluno no mundo das novas tecnologias, ao mesmo tempo em que procura identificar os problemas enfrentados por professores no contexto de sala de aula e os desafios para inserir o aluno no uso das novas tecnologias. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica aliada a uma pesquisa de campo, partindo de uma abordagem quantitativa e qualitativa junto a alunos e professores sobre a utilização destes recursos em sala de aula. A pesquisa contou com a participação de trinta e dois alunos do primeiro ano do médio e dez professores das diferentes áreas do conhecimento, da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas, localizada na cidade de Pombal no Estado da Paraíba.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.