Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS DE MONITORIA E TUTORIA NA DISCIPLINA DE ANATOMIA VEGETAL

Palavra-chaves: PRÁTICAS, ANATOMIA VEGETAL, MONITORIA, TUTORIA, TUTORIA Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38530
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4624
    "inscrito_id" => 3546
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS DE MONITORIA E TUTORIA NA DISCIPLINA DE ANATOMIA VEGETAL"
    "resumo" => "Algumas estratégias de ensino surgem a fim de alcançar a otimização do ensino e promover uma melhor apreensão dos conteúdos por parte dos alunos. Os programas de monitoria e tutoria podem  ser  considerados como uma das várias estratégia de ensino. Este trabalho surge com o objetivo de relatar as experiências vividas pelos bolsistas de monitoria e tutoria da Universidade Federal da Paraíba da disciplina de Anatomia Vegetal, a qual faz parte da matriz curricular dos cursos de licenciatura e bacharelado em ciências biológicas, durante os períodos 2015.2 a 2017.1. O trabalho de monitoria e tutoria foi desenvolvido considerando-se a importância de se mudar a situação estímulo de aprendizagem, proporcionando momentos lúdicos e de atendimento personalizado, a fim de dinamizar e facilitar o ensino para que os futuros profissionais despertassem a importância que a disciplina possui para a sua formação acadêmica. Para tanto, foram usados diversas metodologias como, recursos didático com massa de modelar, recurso didático com porcelana fria, preparação de lâminas histológicas semi-permanentes, simulação do tipo jogo e plantões de dúvidas, para promoção de situações de ensino. A diversidade de recursos e metodologias utilizadas pelos monitores e tutores na promoção do ensino de Anatomia Vegetal contribui para a aprendizagem do aluno que está cursando a disciplina, e, somando-se a isto, permite aos próprios bolsistas o desenvolvimento pessoal e amadurecimento acadêmico, além de contribuir para o fortalecimento de relações entre monitores, tutores e alunos, pois os bolsistas assumem um papel de contribuintes com sua aprendizagem através de um acompanhamento direto com os alunos, associado à situações descontraídas de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS, ANATOMIA VEGETAL, MONITORIA, TUTORIA, TUTORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID3546_16102017231340.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PIETRA ROLIM ALENCAR MARQUES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "PIETRA MARQUES"
    "autor_email" => "pietramrqs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38530
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4624
    "inscrito_id" => 3546
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS DE MONITORIA E TUTORIA NA DISCIPLINA DE ANATOMIA VEGETAL"
    "resumo" => "Algumas estratégias de ensino surgem a fim de alcançar a otimização do ensino e promover uma melhor apreensão dos conteúdos por parte dos alunos. Os programas de monitoria e tutoria podem  ser  considerados como uma das várias estratégia de ensino. Este trabalho surge com o objetivo de relatar as experiências vividas pelos bolsistas de monitoria e tutoria da Universidade Federal da Paraíba da disciplina de Anatomia Vegetal, a qual faz parte da matriz curricular dos cursos de licenciatura e bacharelado em ciências biológicas, durante os períodos 2015.2 a 2017.1. O trabalho de monitoria e tutoria foi desenvolvido considerando-se a importância de se mudar a situação estímulo de aprendizagem, proporcionando momentos lúdicos e de atendimento personalizado, a fim de dinamizar e facilitar o ensino para que os futuros profissionais despertassem a importância que a disciplina possui para a sua formação acadêmica. Para tanto, foram usados diversas metodologias como, recursos didático com massa de modelar, recurso didático com porcelana fria, preparação de lâminas histológicas semi-permanentes, simulação do tipo jogo e plantões de dúvidas, para promoção de situações de ensino. A diversidade de recursos e metodologias utilizadas pelos monitores e tutores na promoção do ensino de Anatomia Vegetal contribui para a aprendizagem do aluno que está cursando a disciplina, e, somando-se a isto, permite aos próprios bolsistas o desenvolvimento pessoal e amadurecimento acadêmico, além de contribuir para o fortalecimento de relações entre monitores, tutores e alunos, pois os bolsistas assumem um papel de contribuintes com sua aprendizagem através de um acompanhamento direto com os alunos, associado à situações descontraídas de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS, ANATOMIA VEGETAL, MONITORIA, TUTORIA, TUTORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID3546_16102017231340.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PIETRA ROLIM ALENCAR MARQUES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "PIETRA MARQUES"
    "autor_email" => "pietramrqs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Algumas estratégias de ensino surgem a fim de alcançar a otimização do ensino e promover uma melhor apreensão dos conteúdos por parte dos alunos. Os programas de monitoria e tutoria podem ser considerados como uma das várias estratégia de ensino. Este trabalho surge com o objetivo de relatar as experiências vividas pelos bolsistas de monitoria e tutoria da Universidade Federal da Paraíba da disciplina de Anatomia Vegetal, a qual faz parte da matriz curricular dos cursos de licenciatura e bacharelado em ciências biológicas, durante os períodos 2015.2 a 2017.1. O trabalho de monitoria e tutoria foi desenvolvido considerando-se a importância de se mudar a situação estímulo de aprendizagem, proporcionando momentos lúdicos e de atendimento personalizado, a fim de dinamizar e facilitar o ensino para que os futuros profissionais despertassem a importância que a disciplina possui para a sua formação acadêmica. Para tanto, foram usados diversas metodologias como, recursos didático com massa de modelar, recurso didático com porcelana fria, preparação de lâminas histológicas semi-permanentes, simulação do tipo jogo e plantões de dúvidas, para promoção de situações de ensino. A diversidade de recursos e metodologias utilizadas pelos monitores e tutores na promoção do ensino de Anatomia Vegetal contribui para a aprendizagem do aluno que está cursando a disciplina, e, somando-se a isto, permite aos próprios bolsistas o desenvolvimento pessoal e amadurecimento acadêmico, além de contribuir para o fortalecimento de relações entre monitores, tutores e alunos, pois os bolsistas assumem um papel de contribuintes com sua aprendizagem através de um acompanhamento direto com os alunos, associado à situações descontraídas de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.