SILVA, MáDson Francisco Da. O teatro do oprimido e a violência escolar. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37938>. Acesso em: 05/11/2024 07:46
O artigo a seguir é fruto de um recorte da dissertação de mestrado do autor que está sendo construída, subordinada ao tema: O Teatro do Oprimido e o Enfrentamento da Violência Escolar. Nesse sentido, o texto abaixo traz um aporte teórico sobre a violência escolar e algumas de suas tipologias caracterizadas por quatro dimensões especificas, a saber: violência verbal, violência física, Bullying e violência contra o patrimônio público que foram emergidas por meio de oficinas de Jogos do Teatro do Oprimido(T.O), em duas escolas municipais da cidade de Nazaré da Mata – Pernambuco. Em meio às discussões da violência, o texto também aponta a educação como uma possibilidade concreta rumo à libertação do homem e da mulher oprimido/a nas suas relações pessoais, escolar e social. Ressalta-se aqui, que este texto traz uma abordagem descritiva por se tratar de expressões orais e físicas manifestadas nas oficinas do T.O, organizadas a partir do arsenal do teatro do oprimido para sensibilizar o sentir, o tocar, o escutar e o falar e, que por isso traz características de um relato de experiência, sendo estruturado numa perspectiva de pesquisa qualitativa em educação utilizando a observação participante e o próprio teatro do oprimido como instrumento da coleta de dados. Nesse horizonte, os agressores e agredidos são chamados também por opressores e oprimidos, enquanto que a violência escolar e suas práticas é também chamada em alguns momentos de opressão. Por fim, espera-se que esse artigo contribua com as reflexões acerca da violência escolar e provoque nos leitores o interesse em conhecer o Teatro do Oprimido, utilizando se possível na sua escola ou em outros grupos sociais.