O TEATRO DO OPRIMIDO E A VIOLÊNCIA ESCOLAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37938 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4503 "inscrito_id" => 4319 "titulo" => "O TEATRO DO OPRIMIDO E A VIOLÊNCIA ESCOLAR" "resumo" => "O artigo a seguir é fruto de um recorte da dissertação de mestrado do autor que está sendo construída, subordinada ao tema: O Teatro do Oprimido e o Enfrentamento da Violência Escolar. Nesse sentido, o texto abaixo traz um aporte teórico sobre a violência escolar e algumas de suas tipologias caracterizadas por quatro dimensões especificas, a saber: violência verbal, violência física, Bullying e violência contra o patrimônio público que foram emergidas por meio de oficinas de Jogos do Teatro do Oprimido(T.O), em duas escolas municipais da cidade de Nazaré da Mata – Pernambuco. Em meio às discussões da violência, o texto também aponta a educação como uma possibilidade concreta rumo à libertação do homem e da mulher oprimido/a nas suas relações pessoais, escolar e social. Ressalta-se aqui, que este texto traz uma abordagem descritiva por se tratar de expressões orais e físicas manifestadas nas oficinas do T.O, organizadas a partir do arsenal do teatro do oprimido para sensibilizar o sentir, o tocar, o escutar e o falar e, que por isso traz características de um relato de experiência, sendo estruturado numa perspectiva de pesquisa qualitativa em educação utilizando a observação participante e o próprio teatro do oprimido como instrumento da coleta de dados. Nesse horizonte, os agressores e agredidos são chamados também por opressores e oprimidos, enquanto que a violência escolar e suas práticas é também chamada em alguns momentos de opressão. Por fim, espera-se que esse artigo contribua com as reflexões acerca da violência escolar e provoque nos leitores o interesse em conhecer o Teatro do Oprimido, utilizando se possível na sua escola ou em outros grupos sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "TEATRO DO OPRIMIDO, VIOLÊNCIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO, LIBERDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4319_16102017222750.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁDSON FRANCISCO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÁDSON" "autor_email" => "mamadson123@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37938 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4503 "inscrito_id" => 4319 "titulo" => "O TEATRO DO OPRIMIDO E A VIOLÊNCIA ESCOLAR" "resumo" => "O artigo a seguir é fruto de um recorte da dissertação de mestrado do autor que está sendo construída, subordinada ao tema: O Teatro do Oprimido e o Enfrentamento da Violência Escolar. Nesse sentido, o texto abaixo traz um aporte teórico sobre a violência escolar e algumas de suas tipologias caracterizadas por quatro dimensões especificas, a saber: violência verbal, violência física, Bullying e violência contra o patrimônio público que foram emergidas por meio de oficinas de Jogos do Teatro do Oprimido(T.O), em duas escolas municipais da cidade de Nazaré da Mata – Pernambuco. Em meio às discussões da violência, o texto também aponta a educação como uma possibilidade concreta rumo à libertação do homem e da mulher oprimido/a nas suas relações pessoais, escolar e social. Ressalta-se aqui, que este texto traz uma abordagem descritiva por se tratar de expressões orais e físicas manifestadas nas oficinas do T.O, organizadas a partir do arsenal do teatro do oprimido para sensibilizar o sentir, o tocar, o escutar e o falar e, que por isso traz características de um relato de experiência, sendo estruturado numa perspectiva de pesquisa qualitativa em educação utilizando a observação participante e o próprio teatro do oprimido como instrumento da coleta de dados. Nesse horizonte, os agressores e agredidos são chamados também por opressores e oprimidos, enquanto que a violência escolar e suas práticas é também chamada em alguns momentos de opressão. Por fim, espera-se que esse artigo contribua com as reflexões acerca da violência escolar e provoque nos leitores o interesse em conhecer o Teatro do Oprimido, utilizando se possível na sua escola ou em outros grupos sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "TEATRO DO OPRIMIDO, VIOLÊNCIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO, LIBERDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4319_16102017222750.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁDSON FRANCISCO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÁDSON" "autor_email" => "mamadson123@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }