Nos últimos anos, o sistema educacional brasileiro vem mudando consideravelmente, direcionando muito de suas ações para uma formação mais integral. Entretanto, no Ensino Médio, ainda temos o desafio das instituições de ensino trabalhar os alunos exclusivamente para ingresso nas universidades, principalmente as públicas. O objetivo desse resumo é apresentar as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão BIOHavard, desenvolvido no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. O projeto foi desenvolvido a partir das vivências realizadas na disciplina Metodologia do Ensino de Biologia I, na Licenciatura em Ciências Biológicas, que promoveu uma intervenção em sala de aula, denominada “Minha Primeira Aula”. Depois de realizar a atividade, surgiu a ideia de desenvolver um projeto de participação e ensino de Ciências nas escolas da Região Metropolitana do Recife e seus entornos. A ação está voltada para as escolas com baixo Índice no IDEB. Elaborado em quatro direções, o projeto vai desde medidas do conhecimento do espaço físico, até intervenção em sala de aula. O primeiro momento está voltado para o reconhecimento da escola e identificação do espaço disponível, tendo em vista uma futura aula por ensino por investigação. O segundo momento estaria voltado para as práticas pedagógicas em sala de aula, como aula expositiva, palestra, debate, entre outros. O terceiro momento seria voltado para a parte pratica, através do ensino por investigação, a partir de práticas de laboratório, práticas no entorno da escola, fazendo uma dinâmica com materiais de fácil obtenção e com baixo custo. Por fim, o quarto passo seria a culminância com os alunos, através de um evento para apresentação das experiências vivenciadas com o grupo.