APLICAÇÃO DE METODOLOGIA LÚDICA PARA AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE RESPIRAÇÃO CELULAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35845 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3935 "inscrito_id" => 4654 "titulo" => "APLICAÇÃO DE METODOLOGIA LÚDICA PARA AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE RESPIRAÇÃO CELULAR" "resumo" => "A deficiência na aquisição e fixação de conhecimentos nas Instituições de Ensino é uma preocupação constante entre pesquisadores da área de educação, uma vez que as estratégias utilizadas nas aulas ainda são consideradas limitadas, o que torna o processo de ensino-aprendizagem defasado. Diante a preocupação frente à formação do conhecimento e visando suprir essa deficiência nas redes de ensino, o principal objetivo deste trabalho foi utilizar o lúdico como estratégia didática complementar para o estudo da respiração celular. A pesquisa foi realizada em uma turma da Escola Estadual Dom Carlos Coelho, localizada no Município de Nazaré da Mata-PE. Inicialmente, foi ministrada uma aula expositiva dialogada sobre as etapas da respiração celular: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia transportadora de elétrons, em seguida foi aplicado um questionário com 10 questões de múltiplas escolhas. Posteriormente, foi trabalhada a atividade lúdica como estratégia didática complementar; O jogo pedagógico foi elaborado e nomeado como “Bingo da Respiração Celular”, para sua confecção foram criadas duas tabelas com números de 1 a 20, uma para poder sortear os números das perguntas sobre a temática do trabalho e a outra para marcar os números que foram saindo no decorrer do jogo, além de elaborada 10 cartelas e 20 perguntas. Em seguida, foi aplicada novamente a mesma atividade de múltiplas escolhas, porém, desta vez com a ordem de questões e alternativas trocadas. Após a correção dos questionários, os resultados foram analisados, e foi observada uma melhoria considerável no desempenho dos estudantes. Diante dos resultados, observa-se que a aplicação da atividade lúdica é uma estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino aprendizagem, permitindo resultados satisfatórios após a sua realização. Diante dos resultados, observa-se que a aplicação da atividade lúdica é uma estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino aprendizagem, permitindo resultados satisfatórios após a sua realização. Juntamente com a aula expositiva o lúdico contribui significantemente para o processo de construção do conhecimento, facilitou a aprendizagem, motivou e, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, LUDICIDADE, RESPIRAÇÃO CELULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4654_16102017123159.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEITON LEONARDO GUEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEITON GUEDES" "autor_email" => "guedescleitonguedes@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35845 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3935 "inscrito_id" => 4654 "titulo" => "APLICAÇÃO DE METODOLOGIA LÚDICA PARA AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE RESPIRAÇÃO CELULAR" "resumo" => "A deficiência na aquisição e fixação de conhecimentos nas Instituições de Ensino é uma preocupação constante entre pesquisadores da área de educação, uma vez que as estratégias utilizadas nas aulas ainda são consideradas limitadas, o que torna o processo de ensino-aprendizagem defasado. Diante a preocupação frente à formação do conhecimento e visando suprir essa deficiência nas redes de ensino, o principal objetivo deste trabalho foi utilizar o lúdico como estratégia didática complementar para o estudo da respiração celular. A pesquisa foi realizada em uma turma da Escola Estadual Dom Carlos Coelho, localizada no Município de Nazaré da Mata-PE. Inicialmente, foi ministrada uma aula expositiva dialogada sobre as etapas da respiração celular: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia transportadora de elétrons, em seguida foi aplicado um questionário com 10 questões de múltiplas escolhas. Posteriormente, foi trabalhada a atividade lúdica como estratégia didática complementar; O jogo pedagógico foi elaborado e nomeado como “Bingo da Respiração Celular”, para sua confecção foram criadas duas tabelas com números de 1 a 20, uma para poder sortear os números das perguntas sobre a temática do trabalho e a outra para marcar os números que foram saindo no decorrer do jogo, além de elaborada 10 cartelas e 20 perguntas. Em seguida, foi aplicada novamente a mesma atividade de múltiplas escolhas, porém, desta vez com a ordem de questões e alternativas trocadas. Após a correção dos questionários, os resultados foram analisados, e foi observada uma melhoria considerável no desempenho dos estudantes. Diante dos resultados, observa-se que a aplicação da atividade lúdica é uma estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino aprendizagem, permitindo resultados satisfatórios após a sua realização. Diante dos resultados, observa-se que a aplicação da atividade lúdica é uma estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino aprendizagem, permitindo resultados satisfatórios após a sua realização. Juntamente com a aula expositiva o lúdico contribui significantemente para o processo de construção do conhecimento, facilitou a aprendizagem, motivou e, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, LUDICIDADE, RESPIRAÇÃO CELULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4654_16102017123159.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEITON LEONARDO GUEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEITON GUEDES" "autor_email" => "guedescleitonguedes@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }