Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEATRO COMO FACILITADOR DO ENSINO DE INGLÊS

Palavra-chaves: TEATRO, METODOLOGIA, INGLÊS Pôster (PO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37936
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 969
    "inscrito_id" => 2599
    "titulo" => "O TEATRO COMO FACILITADOR DO ENSINO DE INGLÊS"
    "resumo" => "Atualmente existem várias vertentes sobre metodologias para o ensino de línguas estrangeiras. Diversos estudos e pesquisas em geral tentam encontrar a melhor proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem destas línguas.  Devido às características econômicas do mundo atual, a língua universal e necessária a todos aqueles que querem expandir seus horizontes, tanto em níveis profissionais como pessoais e acadêmicos, é o Inglês. Partindo dessa premissa, basearemos o estudo no ensino de inglês e em como o teatro pode ser um aliado no processo, deixando-o fácil e prazeroso, de modo que os alunos possam internalizar melhor os conteúdos aprendidos sobre a nova língua. A escolha do tema a ser abordado deu-se pela observação das dificuldades enfrentadas pelos alunos ao estudarem inglês pelos métodos tradicionais, que muitas vezes não oferecem estímulo ao aprendizado, oferecendo atividades que em nada despertam o interesse, por não haver nelas nenhuma relação com o cotidiano e com situações da vida real. Diante destas informações, o objetivo deste estudo é   analisar o uso do teatro no ensino de inglês, avaliando os impactos positivos desse uso no ensino da língua como fornecedor de situações de vivência e contato com o idioma. Observar o grau de desenvolvimento da capacidade de compreensão da fala e o grau de desenvolvimento da capacidade de pronunciar corretamente palavras, frases e textos na referida língua. O método utilizado para amparar a pesquisa foi inicialmente bibliográfico. Baseou-se na análise e na investigação de obras referentes ao tema abordado, onde foram utilizados livros e artigos para dar suporte à produção do conhecimento sobre o assunto. Através dessa abordagem, futuramente será possível desenvolver pesquisas de campo para averiguação e comprovação sobre o uso da proposta de ensino de inglês por meio das atividades teatrais, dentro das escolas e cursos de inglês. Através de aplicação de questionários em um outro momento da pesquisa junto a sociedade, obteremos material que irá permitir a comparação de dados referentes ao uso da prática teatral no aprendizado da língua inglesa. Outra vantagem que o teatro traz é a interação entre os alunos. Em aulas expositivas com turmas que, em geral, são heterogêneas, pode haver conflitos no que tange ao ritmo de aprendizado entre alunos que já tem um conhecimento prévio e maior facilidade de aprender e alunos iniciantes ou que apresentam dificuldade em assimilar a nova língua. Com as representações teatrais, as vivências serão compartilhadas, assim como o conhecimento, trazendo benefícios para todos. De acordo com os estudos, observamos que o teatro é um grande aliado no desenvolvimento da oralidade e da capacidade de compreensão, visto que oferece aos aprendizes oportunidades de praticar as referidas habilidades. Ao professor e à equipe pedagógica cabe a tarefa de encontrar meios para oferecer aos alunos situações de vida real, em que possam interagir, de modo a ver a utilidade prática da língua inglesa no seu cotidiano, passando a encarar o aprendizado como algo útil e prazeroso, e não como uma obrigação sem nenhum sentido e uso em suas vidas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "TEATRO, METODOLOGIA, INGLÊS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA15_ID2599_07092017230539.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA QUEIROZ MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE QUEIROZ"
    "autor_email" => "elainebalsas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37936
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 969
    "inscrito_id" => 2599
    "titulo" => "O TEATRO COMO FACILITADOR DO ENSINO DE INGLÊS"
    "resumo" => "Atualmente existem várias vertentes sobre metodologias para o ensino de línguas estrangeiras. Diversos estudos e pesquisas em geral tentam encontrar a melhor proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem destas línguas.  Devido às características econômicas do mundo atual, a língua universal e necessária a todos aqueles que querem expandir seus horizontes, tanto em níveis profissionais como pessoais e acadêmicos, é o Inglês. Partindo dessa premissa, basearemos o estudo no ensino de inglês e em como o teatro pode ser um aliado no processo, deixando-o fácil e prazeroso, de modo que os alunos possam internalizar melhor os conteúdos aprendidos sobre a nova língua. A escolha do tema a ser abordado deu-se pela observação das dificuldades enfrentadas pelos alunos ao estudarem inglês pelos métodos tradicionais, que muitas vezes não oferecem estímulo ao aprendizado, oferecendo atividades que em nada despertam o interesse, por não haver nelas nenhuma relação com o cotidiano e com situações da vida real. Diante destas informações, o objetivo deste estudo é   analisar o uso do teatro no ensino de inglês, avaliando os impactos positivos desse uso no ensino da língua como fornecedor de situações de vivência e contato com o idioma. Observar o grau de desenvolvimento da capacidade de compreensão da fala e o grau de desenvolvimento da capacidade de pronunciar corretamente palavras, frases e textos na referida língua. O método utilizado para amparar a pesquisa foi inicialmente bibliográfico. Baseou-se na análise e na investigação de obras referentes ao tema abordado, onde foram utilizados livros e artigos para dar suporte à produção do conhecimento sobre o assunto. Através dessa abordagem, futuramente será possível desenvolver pesquisas de campo para averiguação e comprovação sobre o uso da proposta de ensino de inglês por meio das atividades teatrais, dentro das escolas e cursos de inglês. Através de aplicação de questionários em um outro momento da pesquisa junto a sociedade, obteremos material que irá permitir a comparação de dados referentes ao uso da prática teatral no aprendizado da língua inglesa. Outra vantagem que o teatro traz é a interação entre os alunos. Em aulas expositivas com turmas que, em geral, são heterogêneas, pode haver conflitos no que tange ao ritmo de aprendizado entre alunos que já tem um conhecimento prévio e maior facilidade de aprender e alunos iniciantes ou que apresentam dificuldade em assimilar a nova língua. Com as representações teatrais, as vivências serão compartilhadas, assim como o conhecimento, trazendo benefícios para todos. De acordo com os estudos, observamos que o teatro é um grande aliado no desenvolvimento da oralidade e da capacidade de compreensão, visto que oferece aos aprendizes oportunidades de praticar as referidas habilidades. Ao professor e à equipe pedagógica cabe a tarefa de encontrar meios para oferecer aos alunos situações de vida real, em que possam interagir, de modo a ver a utilidade prática da língua inglesa no seu cotidiano, passando a encarar o aprendizado como algo útil e prazeroso, e não como uma obrigação sem nenhum sentido e uso em suas vidas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "TEATRO, METODOLOGIA, INGLÊS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA15_ID2599_07092017230539.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE CRISTINA QUEIROZ MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE QUEIROZ"
    "autor_email" => "elainebalsas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente existem várias vertentes sobre metodologias para o ensino de línguas estrangeiras. Diversos estudos e pesquisas em geral tentam encontrar a melhor proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem destas línguas. Devido às características econômicas do mundo atual, a língua universal e necessária a todos aqueles que querem expandir seus horizontes, tanto em níveis profissionais como pessoais e acadêmicos, é o Inglês. Partindo dessa premissa, basearemos o estudo no ensino de inglês e em como o teatro pode ser um aliado no processo, deixando-o fácil e prazeroso, de modo que os alunos possam internalizar melhor os conteúdos aprendidos sobre a nova língua. A escolha do tema a ser abordado deu-se pela observação das dificuldades enfrentadas pelos alunos ao estudarem inglês pelos métodos tradicionais, que muitas vezes não oferecem estímulo ao aprendizado, oferecendo atividades que em nada despertam o interesse, por não haver nelas nenhuma relação com o cotidiano e com situações da vida real. Diante destas informações, o objetivo deste estudo é analisar o uso do teatro no ensino de inglês, avaliando os impactos positivos desse uso no ensino da língua como fornecedor de situações de vivência e contato com o idioma. Observar o grau de desenvolvimento da capacidade de compreensão da fala e o grau de desenvolvimento da capacidade de pronunciar corretamente palavras, frases e textos na referida língua. O método utilizado para amparar a pesquisa foi inicialmente bibliográfico. Baseou-se na análise e na investigação de obras referentes ao tema abordado, onde foram utilizados livros e artigos para dar suporte à produção do conhecimento sobre o assunto. Através dessa abordagem, futuramente será possível desenvolver pesquisas de campo para averiguação e comprovação sobre o uso da proposta de ensino de inglês por meio das atividades teatrais, dentro das escolas e cursos de inglês. Através de aplicação de questionários em um outro momento da pesquisa junto a sociedade, obteremos material que irá permitir a comparação de dados referentes ao uso da prática teatral no aprendizado da língua inglesa. Outra vantagem que o teatro traz é a interação entre os alunos. Em aulas expositivas com turmas que, em geral, são heterogêneas, pode haver conflitos no que tange ao ritmo de aprendizado entre alunos que já tem um conhecimento prévio e maior facilidade de aprender e alunos iniciantes ou que apresentam dificuldade em assimilar a nova língua. Com as representações teatrais, as vivências serão compartilhadas, assim como o conhecimento, trazendo benefícios para todos. De acordo com os estudos, observamos que o teatro é um grande aliado no desenvolvimento da oralidade e da capacidade de compreensão, visto que oferece aos aprendizes oportunidades de praticar as referidas habilidades. Ao professor e à equipe pedagógica cabe a tarefa de encontrar meios para oferecer aos alunos situações de vida real, em que possam interagir, de modo a ver a utilidade prática da língua inglesa no seu cotidiano, passando a encarar o aprendizado como algo útil e prazeroso, e não como uma obrigação sem nenhum sentido e uso em suas vidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.