Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO: NO CONTEXTO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Palavra-chaves: IDENTIDADE PROFISSIONAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURSO DE PEDAGOGIA. Comunicação Oral(CO) GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as políticas de formação do professor, construídas no processo histórico da educação brasileira, e sua influência na qualidade do ensino superior do país que evidenciam as constantes mudanças nas diretrizes curriculares que regulamentam o curso de pedagogia, oriundas da busca da identidade profissional do pedagogo. Para tanto, utilizamos como procedimento de coleta do material, questionários semi-estruturados com perguntas especificas ao tema contemplado direcionados a alguns professores do DE/CAMEAM/UERN e alguns alunos do 7º período do curso de Pedagogia, do semestre 2008.1. Para fundamentação teórica nos referenciamos em: FREITAS (2002), AGUIAR et Al (2006), PIMENTA (2002) e SILVA (2002). Portanto conduzimos a investigação sobre as políticas de formação do pedagogo e a qualidade do ensino que resultaram na elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN, como fruto das mudanças ocorridas no cenário nacional brasileiro.

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