Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O LIVRO DIDÁTICO E A IDEOLOGIA DO PODER

Palavra-chaves: CURRÍCULO, PODER, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral(CO) GT 04 - CURRÍCULO, ESCOLA E TRABALHO DOCENTE Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este trabalho busca discutir acerca da teoria curricular existente nos livros didáticos utilizados na rede de ensino pública, cujos preceitos e interesses estão voltados para a satisfação de metas do Estado, discutindo as diversas contribuições teóricas que auxiliam na compreensão do poder que tem o currículo existente nos materiais didáticos, muitas vezes ocultos e/ou implícitos nas questões abordadas, ou mesmo na constituição lógica utilizada para a sua construção. Contudo faz-se uma análise breve dos dados obtidos a partir da pesquisa realizada durante o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, com a utilização de levantamento teórico e interpretação documental de um livro de didático da rede básica de ensino escolar.

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