Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

LEITURA ACADÊMICA: DIFICULDADES E CAMINHOS NA PERSPECTICA FREIREANA

Palavra-chaves: LEITURA, CONHECIMENTO, METACOGNIÇÃO Comunicação Oral(CO) GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA
"2013-06-26 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3703
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 1682
    "titulo" => "LEITURA ACADÊMICA: DIFICULDADES  E CAMINHOS NA PERSPECTICA FREIREANA"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva identificar dificuldades de leitura, suas causas e implicações na aprendizagem e as estratégias utilizadas para superar. Apresenta reflexões, a partir da teoria de Paulo Freire, sobre a articulação entre leitura, escrita e construção do conhecimento; constrói uma concepção de leitura consonante com a realidade; propõe modos e ferramentas e relaciona os níveis de conhecimento com a aprendizagem. Como metodologia de pesquisa utilizamos um processo de metacognição das estratégias de leitura e construção do conhecimento. Obteve-se como resultados que o processo de leitura e construção do conhecimento é subjetivo e depende de estímulos. Existem inúmeras dificuldades e estratégias de leitura, que funcionam para uns e para outros não. Como conclusão é preciso que cada qual elabore reflexões sobre os seus processos de aprendizagem, de leitura, de escrita e de construção do conhecimento. É preciso considerar os processos metacognitivos, além dos cognitivos e motivacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA"
    "palavra_chave" => "LEITURA, CONHECIMENTO, METACOGNIÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1682_10b115a98f2f43f1dee6efe57a2aa942.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARLES LOPES DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "JARLES"
    "autor_email" => "jarlles@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3703
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 1682
    "titulo" => "LEITURA ACADÊMICA: DIFICULDADES  E CAMINHOS NA PERSPECTICA FREIREANA"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva identificar dificuldades de leitura, suas causas e implicações na aprendizagem e as estratégias utilizadas para superar. Apresenta reflexões, a partir da teoria de Paulo Freire, sobre a articulação entre leitura, escrita e construção do conhecimento; constrói uma concepção de leitura consonante com a realidade; propõe modos e ferramentas e relaciona os níveis de conhecimento com a aprendizagem. Como metodologia de pesquisa utilizamos um processo de metacognição das estratégias de leitura e construção do conhecimento. Obteve-se como resultados que o processo de leitura e construção do conhecimento é subjetivo e depende de estímulos. Existem inúmeras dificuldades e estratégias de leitura, que funcionam para uns e para outros não. Como conclusão é preciso que cada qual elabore reflexões sobre os seus processos de aprendizagem, de leitura, de escrita e de construção do conhecimento. É preciso considerar os processos metacognitivos, além dos cognitivos e motivacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA"
    "palavra_chave" => "LEITURA, CONHECIMENTO, METACOGNIÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1682_10b115a98f2f43f1dee6efe57a2aa942.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARLES LOPES DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "JARLES"
    "autor_email" => "jarlles@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este trabalho objetiva identificar dificuldades de leitura, suas causas e implicações na aprendizagem e as estratégias utilizadas para superar. Apresenta reflexões, a partir da teoria de Paulo Freire, sobre a articulação entre leitura, escrita e construção do conhecimento; constrói uma concepção de leitura consonante com a realidade; propõe modos e ferramentas e relaciona os níveis de conhecimento com a aprendizagem. Como metodologia de pesquisa utilizamos um processo de metacognição das estratégias de leitura e construção do conhecimento. Obteve-se como resultados que o processo de leitura e construção do conhecimento é subjetivo e depende de estímulos. Existem inúmeras dificuldades e estratégias de leitura, que funcionam para uns e para outros não. Como conclusão é preciso que cada qual elabore reflexões sobre os seus processos de aprendizagem, de leitura, de escrita e de construção do conhecimento. É preciso considerar os processos metacognitivos, além dos cognitivos e motivacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.