Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CURRÍCULO, TECNOEFICIÊNCIA E RACISMO DE ESTADO: BREVE ANÁLISE DO LIVRO ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

Palavra-chaves: CURRÍCULO, TECNOEFICIÊNCIA, RACISMO DE ESTADO Comunicação Oral(CO) GT 04 - CURRÍCULO, ESCOLA E TRABALHO DOCENTE Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este artigo é fruto de um trabalho monográfico e, tem como objetivo refletir sobre o currículo e o racismo de Estado a partir do livro de ficção científica Admirável mundo novo fazendo um paralelo com nossa realidade. O currículo presente na ficção acompanha e controla os indivíduos, desde o nascimento até a morte. Em cada relação de saber-poder-controle, na ficção, há a presença de um forte racismo de estado e, através do processo educacional está um currículo específico. O currículo é um fator importante na vida de cada sujeito e, desempenha um papel decisivo na vida escolar e/ou mesmo fora dela. A escola, através do currículo tende – às vezes mais, às vezes menos – à homogeneidade formativa, através de saberes verticais que tende a ignorar os limites e as particularidades de cada indivíduo.

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