Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DISCENTES COM RELAÇÃO A INFRAESTRUTURA DA ESCOLA

Palavra-chaves: ENSINO, EVASÃO, INFRAESTUTURA Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Em relação aos estudos, a fase escolar é uma das maiores fases em que os alunos poderão vivenciar, tornando-se então, uma das mais importantes para a construção do seu ser pessoal e a sua sabedoria, trabalhando-os de maneira mais efetiva, moldando-os. Porém, um tema atual vem obtendo grande destaque nas rodas de discussões sobre a educação básica nacional, a evasão das escolas públicas. O que busca-se entender com este trabalho, é a maneira como a infraestrutura escolar está atrelada com esse tema. O trabalho foi elaborado pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus II na cidade de Areia, Paraíba. O passos seguidos para a sua elaboração foram os seguintes: 1° - Elaboramos questionários com perguntas referentes ao tema, 2° - Aplicou-se os questionários aos alunos e professores, e analisou-se os dados. Através dos dados obtidos, viu-se que a escola, pela visão dos alunos, recebeu uma nota média Regular, enquanto com os professores o nível melhorou, recebendo a nota média Boa. Porém, no quesito Acessibilidade, o nível das notas desceram, contatando-se que, pela visão dos alunos e professores da instituição, a escola não está apta a atender pessoas com deficiência. Conhecer a atual situação das escolas ajuda a entender quais são as suas demandas estruturais, fazendo com que busque-se reivindicações necessárias para tornar as escolas mais chamativas e interessantes para os alunos e professores, visando assim melhoria do ensino básico nacional.

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