Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS E ENSINO DE QUÍMICA: AVALIANDO UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES E GASES

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE QUÍMICA, GASES, SOLUÇÕES Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37290
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 524
    "inscrito_id" => 796
    "titulo" => """
      JOGOS E ENSINO DE QUÍMICA: AVALIANDO UMA PROPOSTA\r\n
      DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES E GASES
      """
    "resumo" => """
      Recentemente, os jogos didáticos vêm sendo incluídos nas salas de aula, como uma ferramenta que\r\n
      auxilia o professor durante os conteúdos ministrados, onde modifica a metodologia tradicional, em virtude de\r\n
      transformar uma aula monótona em um ambiente mais dinâmico e interativo. Os materiais didáticos em\r\n
      conjunto com o jogo didático contribuem para o ensino-aprendizagem, como também favorecem a interação\r\n
      entre o aluno e o professor, e aumentam a sociabilidade e a cooperação entre os participantes, seja dentro de\r\n
      cada grupo ou entre grupos. Neste trabalho é apresentado uma proposta de atividade usando jogos didáticos\r\n
      relacionados aos conteúdos de soluções químicas e estudo dos gases aplicados a estudantes da E.E.E.M.\r\n
      Padre Hildon Bandeira, localizada no município de João Pessoa-PB. Utilizando materiais de fácil acesso e de\r\n
      baixo custo, foi proposto a duas turmas de 2º ano do ensino médio a elaboração, construção e aplicação de\r\n
      jogos em formato de tabuleiro que compreendessem os conteúdos de soluções químicas e estudos dos gases.\r\n
      Após a elaboração, construção e aplicação dos jogos, foi observado que a metodologia demonstrou-se ser\r\n
      satisfatória, conduzindo os estudantes a uma melhor compreensão dos conteúdos. Além disso, os estudantes\r\n
      relataram pontos positivos referente à atividade proposta, tais como melhor dinamismo nas aulas, facilidade\r\n
      de aprendizado e oportunidade de trabalho em grupo, sendo, portanto, uma metodologia que contribui para o\r\n
      trabalho colaborativo entre os participantes. O presente trabalho possibilitou a criação em sala de aula de um\r\n
      ambiente de pesquisa, análise, discussão e construção do conhecimento, tudo isso em meio a diversão,\r\n
      demonstrando também o caráter lúdico da proposta.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE QUÍMICA, GASES, SOLUÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID796_24082017123253.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALLIS CAVALCANTE DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "WALLIS"
    "autor_email" => "wallyscavalcante89@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37290
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 524
    "inscrito_id" => 796
    "titulo" => """
      JOGOS E ENSINO DE QUÍMICA: AVALIANDO UMA PROPOSTA\r\n
      DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES E GASES
      """
    "resumo" => """
      Recentemente, os jogos didáticos vêm sendo incluídos nas salas de aula, como uma ferramenta que\r\n
      auxilia o professor durante os conteúdos ministrados, onde modifica a metodologia tradicional, em virtude de\r\n
      transformar uma aula monótona em um ambiente mais dinâmico e interativo. Os materiais didáticos em\r\n
      conjunto com o jogo didático contribuem para o ensino-aprendizagem, como também favorecem a interação\r\n
      entre o aluno e o professor, e aumentam a sociabilidade e a cooperação entre os participantes, seja dentro de\r\n
      cada grupo ou entre grupos. Neste trabalho é apresentado uma proposta de atividade usando jogos didáticos\r\n
      relacionados aos conteúdos de soluções químicas e estudo dos gases aplicados a estudantes da E.E.E.M.\r\n
      Padre Hildon Bandeira, localizada no município de João Pessoa-PB. Utilizando materiais de fácil acesso e de\r\n
      baixo custo, foi proposto a duas turmas de 2º ano do ensino médio a elaboração, construção e aplicação de\r\n
      jogos em formato de tabuleiro que compreendessem os conteúdos de soluções químicas e estudos dos gases.\r\n
      Após a elaboração, construção e aplicação dos jogos, foi observado que a metodologia demonstrou-se ser\r\n
      satisfatória, conduzindo os estudantes a uma melhor compreensão dos conteúdos. Além disso, os estudantes\r\n
      relataram pontos positivos referente à atividade proposta, tais como melhor dinamismo nas aulas, facilidade\r\n
      de aprendizado e oportunidade de trabalho em grupo, sendo, portanto, uma metodologia que contribui para o\r\n
      trabalho colaborativo entre os participantes. O presente trabalho possibilitou a criação em sala de aula de um\r\n
      ambiente de pesquisa, análise, discussão e construção do conhecimento, tudo isso em meio a diversão,\r\n
      demonstrando também o caráter lúdico da proposta.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE QUÍMICA, GASES, SOLUÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID796_24082017123253.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALLIS CAVALCANTE DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "WALLIS"
    "autor_email" => "wallyscavalcante89@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Recentemente, os jogos didáticos vêm sendo incluídos nas salas de aula, como uma ferramenta que auxilia o professor durante os conteúdos ministrados, onde modifica a metodologia tradicional, em virtude de transformar uma aula monótona em um ambiente mais dinâmico e interativo. Os materiais didáticos em conjunto com o jogo didático contribuem para o ensino-aprendizagem, como também favorecem a interação entre o aluno e o professor, e aumentam a sociabilidade e a cooperação entre os participantes, seja dentro de cada grupo ou entre grupos. Neste trabalho é apresentado uma proposta de atividade usando jogos didáticos relacionados aos conteúdos de soluções químicas e estudo dos gases aplicados a estudantes da E.E.E.M. Padre Hildon Bandeira, localizada no município de João Pessoa-PB. Utilizando materiais de fácil acesso e de baixo custo, foi proposto a duas turmas de 2º ano do ensino médio a elaboração, construção e aplicação de jogos em formato de tabuleiro que compreendessem os conteúdos de soluções químicas e estudos dos gases. Após a elaboração, construção e aplicação dos jogos, foi observado que a metodologia demonstrou-se ser satisfatória, conduzindo os estudantes a uma melhor compreensão dos conteúdos. Além disso, os estudantes relataram pontos positivos referente à atividade proposta, tais como melhor dinamismo nas aulas, facilidade de aprendizado e oportunidade de trabalho em grupo, sendo, portanto, uma metodologia que contribui para o trabalho colaborativo entre os participantes. O presente trabalho possibilitou a criação em sala de aula de um ambiente de pesquisa, análise, discussão e construção do conhecimento, tudo isso em meio a diversão, demonstrando também o caráter lúdico da proposta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.