Recentemente, os jogos didáticos vêm sendo incluídos nas salas de aula, como uma ferramenta que
auxilia o professor durante os conteúdos ministrados, onde modifica a metodologia tradicional, em virtude de
transformar uma aula monótona em um ambiente mais dinâmico e interativo. Os materiais didáticos em
conjunto com o jogo didático contribuem para o ensino-aprendizagem, como também favorecem a interação
entre o aluno e o professor, e aumentam a sociabilidade e a cooperação entre os participantes, seja dentro de
cada grupo ou entre grupos. Neste trabalho é apresentado uma proposta de atividade usando jogos didáticos
relacionados aos conteúdos de soluções químicas e estudo dos gases aplicados a estudantes da E.E.E.M.
Padre Hildon Bandeira, localizada no município de João Pessoa-PB. Utilizando materiais de fácil acesso e de
baixo custo, foi proposto a duas turmas de 2º ano do ensino médio a elaboração, construção e aplicação de
jogos em formato de tabuleiro que compreendessem os conteúdos de soluções químicas e estudos dos gases.
Após a elaboração, construção e aplicação dos jogos, foi observado que a metodologia demonstrou-se ser
satisfatória, conduzindo os estudantes a uma melhor compreensão dos conteúdos. Além disso, os estudantes
relataram pontos positivos referente à atividade proposta, tais como melhor dinamismo nas aulas, facilidade
de aprendizado e oportunidade de trabalho em grupo, sendo, portanto, uma metodologia que contribui para o
trabalho colaborativo entre os participantes. O presente trabalho possibilitou a criação em sala de aula de um
ambiente de pesquisa, análise, discussão e construção do conhecimento, tudo isso em meio a diversão,
demonstrando também o caráter lúdico da proposta.