JOGOS E ENSINO DE QUÍMICA: AVALIANDO UMA PROPOSTA
DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES E GASES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37290 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 524 "inscrito_id" => 796 "titulo" => """ JOGOS E ENSINO DE QUÍMICA: AVALIANDO UMA PROPOSTA\r\n DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES E GASES """ "resumo" => """ Recentemente, os jogos didáticos vêm sendo incluídos nas salas de aula, como uma ferramenta que\r\n auxilia o professor durante os conteúdos ministrados, onde modifica a metodologia tradicional, em virtude de\r\n transformar uma aula monótona em um ambiente mais dinâmico e interativo. Os materiais didáticos em\r\n conjunto com o jogo didático contribuem para o ensino-aprendizagem, como também favorecem a interação\r\n entre o aluno e o professor, e aumentam a sociabilidade e a cooperação entre os participantes, seja dentro de\r\n cada grupo ou entre grupos. Neste trabalho é apresentado uma proposta de atividade usando jogos didáticos\r\n relacionados aos conteúdos de soluções químicas e estudo dos gases aplicados a estudantes da E.E.E.M.\r\n Padre Hildon Bandeira, localizada no município de João Pessoa-PB. Utilizando materiais de fácil acesso e de\r\n baixo custo, foi proposto a duas turmas de 2º ano do ensino médio a elaboração, construção e aplicação de\r\n jogos em formato de tabuleiro que compreendessem os conteúdos de soluções químicas e estudos dos gases.\r\n Após a elaboração, construção e aplicação dos jogos, foi observado que a metodologia demonstrou-se ser\r\n satisfatória, conduzindo os estudantes a uma melhor compreensão dos conteúdos. Além disso, os estudantes\r\n relataram pontos positivos referente à atividade proposta, tais como melhor dinamismo nas aulas, facilidade\r\n de aprendizado e oportunidade de trabalho em grupo, sendo, portanto, uma metodologia que contribui para o\r\n trabalho colaborativo entre os participantes. O presente trabalho possibilitou a criação em sala de aula de um\r\n ambiente de pesquisa, análise, discussão e construção do conhecimento, tudo isso em meio a diversão,\r\n demonstrando também o caráter lúdico da proposta. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE QUÍMICA, GASES, SOLUÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID796_24082017123253.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLIS CAVALCANTE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "WALLIS" "autor_email" => "wallyscavalcante89@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37290 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 524 "inscrito_id" => 796 "titulo" => """ JOGOS E ENSINO DE QUÍMICA: AVALIANDO UMA PROPOSTA\r\n DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES E GASES """ "resumo" => """ Recentemente, os jogos didáticos vêm sendo incluídos nas salas de aula, como uma ferramenta que\r\n auxilia o professor durante os conteúdos ministrados, onde modifica a metodologia tradicional, em virtude de\r\n transformar uma aula monótona em um ambiente mais dinâmico e interativo. Os materiais didáticos em\r\n conjunto com o jogo didático contribuem para o ensino-aprendizagem, como também favorecem a interação\r\n entre o aluno e o professor, e aumentam a sociabilidade e a cooperação entre os participantes, seja dentro de\r\n cada grupo ou entre grupos. Neste trabalho é apresentado uma proposta de atividade usando jogos didáticos\r\n relacionados aos conteúdos de soluções químicas e estudo dos gases aplicados a estudantes da E.E.E.M.\r\n Padre Hildon Bandeira, localizada no município de João Pessoa-PB. Utilizando materiais de fácil acesso e de\r\n baixo custo, foi proposto a duas turmas de 2º ano do ensino médio a elaboração, construção e aplicação de\r\n jogos em formato de tabuleiro que compreendessem os conteúdos de soluções químicas e estudos dos gases.\r\n Após a elaboração, construção e aplicação dos jogos, foi observado que a metodologia demonstrou-se ser\r\n satisfatória, conduzindo os estudantes a uma melhor compreensão dos conteúdos. Além disso, os estudantes\r\n relataram pontos positivos referente à atividade proposta, tais como melhor dinamismo nas aulas, facilidade\r\n de aprendizado e oportunidade de trabalho em grupo, sendo, portanto, uma metodologia que contribui para o\r\n trabalho colaborativo entre os participantes. O presente trabalho possibilitou a criação em sala de aula de um\r\n ambiente de pesquisa, análise, discussão e construção do conhecimento, tudo isso em meio a diversão,\r\n demonstrando também o caráter lúdico da proposta. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE QUÍMICA, GASES, SOLUÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID796_24082017123253.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLIS CAVALCANTE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "WALLIS" "autor_email" => "wallyscavalcante89@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }