Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 253
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ZOOLOGIA NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA) DA UEPB.

Palavra-chaves: ENSINO DE ZOOLOGIA, FORMAÇÃO DOCENTE, METODOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Nas Instituições de Ensino Superior (IES), o ensino da zoologia é visto, na maioria das vezes, como limitado essencialmente a análises descritivas, deixando a desejar quanto a diversidades metodológicas, uma vez que os professores utilizam-se apenas de aulas expositivas alternadas com poucas aulas práticas. Esse tipo de ensino influencia diretamente na formação dos futuros docentes, muitas vezes, desestimulando o profissional e desvalorizando o magistério, através das aulas conteúdistas, memorísticas e tradicionais. Diante a necessidade de um olhar mais crítico sobre o ensino de zoologia, o presente trabalho teve por objetivo realizar um estudo diagnóstico das concepções de docentes e discentes de uma Instituição de Ensino Superior da Paraíba, sobre o ensino da zoologia no curso de graduação (licenciatura) em Ciências Biológicas da UEPB, campus I, analisando as implicações da abordagem teórico-prática utilizada para a formação docente do acadêmico, no que diz respeito ao desenvolvimento de suas competências e habilidades. Para isto a metodologia consistiu primeiramente numa revisão bibliográfica referente ao tema proposto, tendo como público-alvo docentes e discentes (das componentes curriculares Zoologia de Invertebrados I e II e Zoologia de Vertebrados I e II),do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Em seguida foi realizada uma avaliação geral da estrutura física do(s) prédios(s), bem como apresentada a proposta da pesquisa aos coordenadores do departamento, obtendo a autorização para aplicação dos questionários juntos aos alunos. Os resultados analisados evidenciaram que o Ensino de Zoologia está vinculado a condições complexas e deficitárias de políticas públicas relacionadas à valorização do magistério e condições básicas que possibilitem ao professor fazer o seu trabalho sem ter que apelar para a tradicional aula expositiva, conteúdista e memorística. Desse modo sendo imprescindível a melhoria do ensino superior e básico, que aperfeiçoe o trabalho dos professores, possibilitando a utilização, criação e conhecimento de diferentes metodologias, bem como a contextualização e aquisição de competências e habilidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.