O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre afetividade e evolução da linguagem oral das crianças na educação infantil, descreve também todas as etapas do desenvolvimento infantil, as fases percussoras de cada faixa etária, desenvolvimento cognitivo, práticas e estímulos dos docentes que percorrerem no caminho afetivo da linguagem para evoluir suas práticas e desenvolvimento dentre da fala dos pequenos. Permite também os escritos acerca do tema escolhido, favorecendo a pesquisa e análise de informações. Como o tema investigado e contribuição das teses de Vigotsky, concordando com o autor quando retrata a prática escolar, discutindo em especial o papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem e com a teoria histórico-cultural que podem ser norteador para a prática docente.
Desse modo, na primeira seção apresentou os pressupostos teóricos de Vigotski com análise da mediação interligada prática docente, a construção da linguagem e o pensamento no processo de internalização no desenvolvimento do indivíduo, com intuito do próprio professor possa a refletir sobre sua atuação em sala de aula e oferecendo recursos a fim de potencializar o processo ensino-aprendizagem, procurei construir uma nova abordagem teórica, pautada em pesquisas e observações abrangendo sobre o desenvolvimento humano entrelaçado com afetividade sendo apropriados pelos indivíduos nos processos de aprendizagem. Desse modo diversos conceito que podem ser estudos nas formações de professores contribuindo na prática pedagógica, destacando o desenvolvimento do indivíduo e os processos que são construídos pelas interações qual o indivíduo estabelece no contexto histórico e cultural qual está inserido