Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS UTILIZANDO O MÉTODO LSS: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: INSTRUÇÕES LSS, INTEGRAÇÃO, COMPETÊNCIAS–HABILIDADES-CONTEÚDOS, ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O método LSS (Learning Skills for Science) foi implementado em outros países com sucesso. Propõe uma ressignificação do currículo de Ciências tradicionalmente estudado nas escolas brasileiras, integrando conteúdos e mobilizando competências científicas para a construção de habilidades em seis áreas: busca de informações; observação e escuta; leitura científica; organização de dados; escrita científica e apresentação do conhecimento. O processo investe na construção e sustentação de um pensamento crítico e autônomo, promovendo a formação de cidadãos pesquisadores que consigam apresentar suas informações baseadas em evidências. Ao mesmo tempo, utiliza o pensamento científico para analisar o grau de credibilidade das informações recebidas e reflexão crítica no momento de organizar e expor suas ideias. O projeto político pedagógico do Colégio Renascença tem como eixos prioritários a investigação e o trabalho colaborativo, que dialogam com a proposta pedagógica que permeia o método LSS. No presente trabalho, foi proposta uma observação dirigida em atividades LSS aplicadas durante 2017 nos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental 2. Com relação ao 8° ano, a abordagem se dirigiu à construção de tabelas decorrentes de pesquisas utilizando o eixo fisiologia humana. No 9° ano, dirigiu-se à busca de informações confiáveis na web, vivenciada na disciplina de iniciação científica. Os alunos trabalharam inicialmente propondo soluções às questões colocadas, sem as instruções LSS e, depois, efetuaram as atividades utilizando as instruções LSS. As avaliações realizadas revelaram que a implementação das instruções LSS permitiu sistematização e aprofundamento na realização das tarefas solicitadas favorecendo o aprendizado em Ciências, observando-se mudanças que alteram a postura investigativa dos alunos. O método também possibilita relações com outras áreas do conhecimento, além de Ciências Naturais, o que está sendo estudado atualmente na escola.

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