Os estudos sobre o ensino de Ciências Naturais no ensino fundamental apontam para a importância de um ensino contextualizado, permitindo a investigação, a comunicação e o debate de fatos e ideias científicas. Assim, para que os alunos tornem-se alfabetizados cientificamente deve-se pensar na formação inicial e continuada dos professores, tendo em vista que o professor torna-se responsável pelo processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A presente pesquisa apresenta como objetivo analisar os estudos realizados sobre a formação continuada de professores dos anos iniciais, com foco no ensino de ciências por investigação. Desta forma, a pesquisa parte de um levantamento bibliográfico que investiga, nos periódicos da área de ensino (Qualis A1 e Qualis A2) em português e em espanhol, os estudos que enfocam o ensino de ciências por investigação publicados nos últimos dez anos (2008-2017), voltados para a formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Contudo, poucos são os estudos encontrados que discutem a formação continuada dos professores dos anos iniciais, com foco na Alfabetização Científica e∕ou ensino de ciências por investigação, pois diante de um total de 57 (cinquenta e sete) revistas analisadas, apenas seis divulgaram estudos voltados para esta temática, totalizando 10 (dez) artigos publicados nos últimos dez anos. Assim, para que as concepções de ensino de ciências por investigação cheguem aos alunos precisa-se pensar na formação continuada dos professores, levá-los a refletir sobre suas práticas pedagógicas em sala de aula e tocá-los quanto à importância de se manterem sempre atualizados quanto as suas estratégias de ensino.