Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS COM FOCO NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UM LEVANTAMENTO DOS ESTUDOS REALIZADOS EM REVISTAS ESPECIALIZADAS (2008-2017)

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, ANOS INICIAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36986
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3705
    "inscrito_id" => 9845
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS COM FOCO NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UM LEVANTAMENTO DOS ESTUDOS REALIZADOS EM REVISTAS ESPECIALIZADAS (2008-2017)"
    "resumo" => "Os estudos sobre o ensino de Ciências Naturais no ensino fundamental apontam para a importância de um ensino contextualizado, permitindo a investigação, a comunicação e o debate de fatos e ideias científicas. Assim, para que os alunos tornem-se alfabetizados cientificamente deve-se pensar na formação inicial e continuada dos professores, tendo em vista que o professor torna-se responsável pelo processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A presente pesquisa apresenta como objetivo analisar os estudos realizados sobre a formação continuada de professores dos anos iniciais, com foco no ensino de ciências por investigação. Desta forma, a pesquisa parte de um levantamento bibliográfico que investiga, nos periódicos da área de ensino (Qualis A1 e Qualis A2) em português e em espanhol, os estudos que enfocam o ensino de ciências por investigação publicados nos últimos dez anos (2008-2017), voltados para a formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental.  Contudo, poucos são os estudos encontrados que discutem a formação continuada dos professores dos anos iniciais, com foco na Alfabetização Científica e∕ou ensino de ciências por investigação, pois diante de um total de 57 (cinquenta e sete) revistas analisadas, apenas seis divulgaram estudos voltados para esta temática, totalizando 10 (dez) artigos publicados nos últimos dez anos. Assim, para que as concepções de ensino de ciências por investigação cheguem aos alunos precisa-se pensar na formação continuada dos professores, levá-los a refletir sobre suas práticas pedagógicas em sala de aula e tocá-los quanto à importância de se manterem sempre atualizados quanto as suas estratégias de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, ANOS INICIAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID9845_15102017172628.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRIS DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRIS ALMEIDA"
    "autor_email" => "tamirisalmeid@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36986
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3705
    "inscrito_id" => 9845
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS COM FOCO NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UM LEVANTAMENTO DOS ESTUDOS REALIZADOS EM REVISTAS ESPECIALIZADAS (2008-2017)"
    "resumo" => "Os estudos sobre o ensino de Ciências Naturais no ensino fundamental apontam para a importância de um ensino contextualizado, permitindo a investigação, a comunicação e o debate de fatos e ideias científicas. Assim, para que os alunos tornem-se alfabetizados cientificamente deve-se pensar na formação inicial e continuada dos professores, tendo em vista que o professor torna-se responsável pelo processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A presente pesquisa apresenta como objetivo analisar os estudos realizados sobre a formação continuada de professores dos anos iniciais, com foco no ensino de ciências por investigação. Desta forma, a pesquisa parte de um levantamento bibliográfico que investiga, nos periódicos da área de ensino (Qualis A1 e Qualis A2) em português e em espanhol, os estudos que enfocam o ensino de ciências por investigação publicados nos últimos dez anos (2008-2017), voltados para a formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental.  Contudo, poucos são os estudos encontrados que discutem a formação continuada dos professores dos anos iniciais, com foco na Alfabetização Científica e∕ou ensino de ciências por investigação, pois diante de um total de 57 (cinquenta e sete) revistas analisadas, apenas seis divulgaram estudos voltados para esta temática, totalizando 10 (dez) artigos publicados nos últimos dez anos. Assim, para que as concepções de ensino de ciências por investigação cheguem aos alunos precisa-se pensar na formação continuada dos professores, levá-los a refletir sobre suas práticas pedagógicas em sala de aula e tocá-los quanto à importância de se manterem sempre atualizados quanto as suas estratégias de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, ANOS INICIAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID9845_15102017172628.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRIS DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRIS ALMEIDA"
    "autor_email" => "tamirisalmeid@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os estudos sobre o ensino de Ciências Naturais no ensino fundamental apontam para a importância de um ensino contextualizado, permitindo a investigação, a comunicação e o debate de fatos e ideias científicas. Assim, para que os alunos tornem-se alfabetizados cientificamente deve-se pensar na formação inicial e continuada dos professores, tendo em vista que o professor torna-se responsável pelo processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A presente pesquisa apresenta como objetivo analisar os estudos realizados sobre a formação continuada de professores dos anos iniciais, com foco no ensino de ciências por investigação. Desta forma, a pesquisa parte de um levantamento bibliográfico que investiga, nos periódicos da área de ensino (Qualis A1 e Qualis A2) em português e em espanhol, os estudos que enfocam o ensino de ciências por investigação publicados nos últimos dez anos (2008-2017), voltados para a formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Contudo, poucos são os estudos encontrados que discutem a formação continuada dos professores dos anos iniciais, com foco na Alfabetização Científica e∕ou ensino de ciências por investigação, pois diante de um total de 57 (cinquenta e sete) revistas analisadas, apenas seis divulgaram estudos voltados para esta temática, totalizando 10 (dez) artigos publicados nos últimos dez anos. Assim, para que as concepções de ensino de ciências por investigação cheguem aos alunos precisa-se pensar na formação continuada dos professores, levá-los a refletir sobre suas práticas pedagógicas em sala de aula e tocá-los quanto à importância de se manterem sempre atualizados quanto as suas estratégias de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.