Diversas são as dificuldades relacionadas ao ensino de biologia, destacando-se: excesso de termos técnicos; conteúdo programático extenso; número reduzido de aulas semanais; falta de preparo por parte do professor e falta de estrutura física adequada nas escolas para a realização de aulas práticas. No entanto, vários recursos didáticos têm se apresentado como alternativas viáveis para que o ensino de biologia torne-se mais dinâmico e interativo. Dentre tais recursos, destacam-se os jogos didáticos. A aplicação de atividades dessa natureza é essencial para que o processo de ensino e aprendizagem de biologia torne-se mais eficiente, desvinculando-se do estigma de ser uma disciplina difícil, repleta de termos complexos e desconectados da realidade dos estudantes, que são levados à memorização baseada em repetições do livro didático. Estimular a elaboração e inserção de diferentes recursos didáticos na formação inicial de professores tem se tornado um caminho para promover a mudança das práticas docentes. Diante disso, foi proposta uma disciplina optativa denominada “Aplicação de jogos didáticos no ensino de biologia”, oferecida para curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí, com o objetivo principal de estimular os futuros professores a utilizarem os jogos didáticos para o desenvolvimento de diversas habilidades em seus alunos. As atividades desenvolvidas tiveram boa aceitação por parte dos licenciandos, tendo se caracterizado como importantes recursos auxiliares para a formação de futuros professores capazes de promover inovações na prática docente. A produção dos jogos estimulou a percepção dos envolvidos acerca de seu papel como futuros docentes.