Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DO GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA – ASSÚ/RN

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Destacamos nesse trabalho a atuação e as práticas pedagógicas dos professores do Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia. Esse modelo educacional foi criado no Brasil por volta de 1890 e tinha a finalidade de propagar hábitos de civilidade e urbanidade e contavam com uma série de inovações pedagógicas em seu funcionamento que implicavam uma relação direta na atuação dos profissionais envolvidos nas instituições. Os professores, em especial, contavam com um papel importante na propagação das finalidades do governo republicano dado que serviam como um exemplo e modelo social a ser seguido por seus alunos. O Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia foi inaugurado no dia 07 de setembro de 1911 na cidade do Assú, interior do Rio grande do Norte, durante o desenvolvimento socioeconômico da cidade que acelerou uma série de transformações no espaço urbano. A própria implantação desse modelo educacional denotava a importância dos lugares onde eram construídos. Entre os profissionais que exerceram atividades no grupo escolar da cidade do Assú, destacamos a presença dos professores Luiz Correia Soares de Araújo, João Celso Filho, Alfredo Simonetti, ambos também foram diretores do grupo escolar, e das professoras Maria Carolina Wanderley Caldas, mais conhecida como Sinhazinha Wanderley, e Clara Carlota de Sá Leitão. Entre as inovações presentes nos grupos escolares, identificamos que os castigos físicos aceitáveis nas Escolas de Primeiras Letras, modelo educacional do Brasil-Império, eram substituídos no novo modelo institucional pelo diálogo e uma relação mais afetiva entre alunos e mestres. A formação dos professores de ensino primário também era outro elemento importante, pois era realizada nas Escolas Normais onde recebiam uma série de ensinamentos voltados para os novos métodos e poderiam realizar um estágio nos grupos-modelo de cada estado.

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