Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERITO QUÍMICO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ENVOLVENDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E UM JOGO EDUCATIVO

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, PIBID, QUÍMICA FORENSE Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Química Forense se encontra presente no imaginário de grande parte dos estudantes de Ensino Médio, uma vez que o tema foi popularizado por séries de televisão como CSI (Criminal Scene Investigation). Desta forma, é comum encontrar alunos que almejam exercer a profissão de Perito Criminal, entretanto, desconhecem a importância da Química na realização de análises de processos como identificação de digitais e de sangue. Nesse contexto o grupo do PIBID - Química desenvolveu e aplicou uma sequência didática composta por uma aula de revisão e o jogo de tabuleiro “Perito Químico - Uma revisão para o ENEM”, o qual articula atividades práticas por meio de experimentos e conhecimentos relacionados a área de Química Forense. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica onde definiu-se o tema da aula e pesquisou-se experimentos utilizados na Química Forense que pudessem ser adaptados à baixo custo, uma vez que devem ser acessíveis a realidade dos estudantes. Para a aplicação do projeto, foi selecionada a turma de 3° série A do Ensino Médio da E.E.F.M Santo Afonso, localizada na região de Fortaleza/CE. A atividade foi desenvolvida em dois momentos, em dois dias distintos, onde, no primeiro foi aplicado um questionário investigativo para avaliar o nível de conhecimento e interesse dos alunos acerca do tema abordado e em seguida, foi realizada uma revisão dos conteúdos de Química, em que foram explicadas as técnicas utilizadas na Perícia Forense. Ao discutir conteúdos relacionados, os bolsistas realizaram experimentos de baixo custo adaptados que se referissem a cada técnica discutida. No dia seguinte, houve o segundo momento do projeto em que foi realizada a aplicação do jogo, em que a turma foi divida em 3 grupos de 6 pessoas em que cada grupo dispôs de um bolsista que atuou como mediador. Ao final da aplicação do jogo, os estudantes responderam a um novo questionário elaborado a partir do questionário investigativo aplicado inicialmente, porém com algumas alterações para uma melhor análise da eficiência das ferramentas didáticas utilizadas. Durante o jogo, os mediadores observaram que, mesmo após assistirem a aula de revisão na véspera da aplicação, os estudantes sentiram dificuldades em responder as perguntas relacionadas aos conteúdos de Química. Assim, como forma de superar tal contratempo, os bolsistas do grupo do PIBID - Química, a medida que questionavam os estudantes sobre os conteúdos relacionados ao tema, passaram a realizar uma breve explicação para que conseguissem responder às questões e assim, avançassem no jogo. Apesar da deficiência observada com relação aos conhecimentos básicos de Química , a utilização de uma sequência didática que integra aula expositiva dialogada, tema de interesse dos estudantes, experimentos e jogos didáticos, proporcionou uma melhor assimilação e acomodação dos conhecimentos. Isso pode ser observado por meio da participação dos estudantes na realização da atividade, visto que se mostraram participativos e interessados em compreender a importância da Química no desenvolvimento de técnicas relacionadas a área da Química Forense.

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