A PESQUISA NO PROEJA DO COLÉGIO PEDRO II: O CASO DA FÁBRICA DE PÓLVORA DO JARDIM BOTÂNICO (RJ).
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O trabalho é um relato de experiência realizado com educandos do Proeja do Campus Engenho Novo II. A introdução e valorização do trabalho de campo na modalidade educação de jovens e adultos criam oportunidades de ressignificar os espaços de aprendizagem e a ação teórica e metodológica dos docentes para atender ao novo corpo discente da instituição, isto é, alunos-trabalhadores com saberes do seu espaço vivido e com uma leitura do mundo que deve ser valorizada no chão da sala de aula. É necessário construir um currículo vivo e comprometido com uma organização dialógica, tornando nossos educandos sujeitos do processo ensino-aprendizagem. Fazer da prática pedagógica uma ação política na defesa do direito da escolarização de jovens e adultos com qualidade social, garantindo a permanência e a articulação dos conteúdos com a realidade social. As atividades desenvolvidas no espaço escolar e no bairro do Jardim Botânico, na cidade do Rio de Janeiro, são fruto dessa inquietação. 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