Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PESQUISA NO PROEJA DO COLÉGIO PEDRO II: O CASO DA FÁBRICA DE PÓLVORA DO JARDIM BOTÂNICO (RJ).

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Colégio Pedro II, fundado em dois de dezembro de 1837, constitui-se hoje é um órgão vinculado ao MEC. O Programa Nacional de Integração da Educação profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de jovens e Adultos foi implantado no ano de 2006 atendendo a novas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação que equiparou a instituição aos Institutos Federais. O trabalho é um relato de experiência realizado com educandos do Proeja do Campus Engenho Novo II. A introdução e valorização do trabalho de campo na modalidade educação de jovens e adultos criam oportunidades de ressignificar os espaços de aprendizagem e a ação teórica e metodológica dos docentes para atender ao novo corpo discente da instituição, isto é, alunos-trabalhadores com saberes do seu espaço vivido e com uma leitura do mundo que deve ser valorizada no chão da sala de aula. É necessário construir um currículo vivo e comprometido com uma organização dialógica, tornando nossos educandos sujeitos do processo ensino-aprendizagem. Fazer da prática pedagógica uma ação política na defesa do direito da escolarização de jovens e adultos com qualidade social, garantindo a permanência e a articulação dos conteúdos com a realidade social. As atividades desenvolvidas no espaço escolar e no bairro do Jardim Botânico, na cidade do Rio de Janeiro, são fruto dessa inquietação. À incorporação da modalidade de ensino PROEJA abre possibilidades para discutir o currículo da instituição. Os saberes e fazeres de uma pratica educativa interdisciplinar e contextualizada está relacionada com uma ação política na defesa do direito da escolarização de jovens e adultos, resgatando a articulação dos conteúdos com a realidade social e construindo uma educação transformadora.

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