Esta pesquisa objetiva descrever e analisar a implementação da gestão democrática no sistema municipal de ensino de São José do Rio Preto/SP (SJRP), sob o olhar do supervisor de ensino. A abordagem metodológica é de base qualitativa colaborativa, pautada pela revisão bibliográfica, análise documental dos atos normativos existentes, pós período de redemocratização do país, complementado com um questionário aos supervisores de ensino, a fim de verificar a trajetória da implementação da gestão democrática nesse município. A literatura e os documentos normativos locais e nacionais configuram-se como eixo norteador para conhecer, descrever e analisar em que medida a gestão democrática foi efetivamente implementada no município, contando, para isso, com as informações advindas dos supervisores de ensino da rede municipal. A gestão democrática é referendada como uma ferramenta para gerir uma organização pautada pelo envolvimento de todos os elementos nos atos decisórios. Na perspectiva democrática, ação supervisora surge como primordial na constituição do sistema de ensino, por meio da função de planejamento, orientação, articulação, execução, controle e avaliação da política e da proposta educacionais, com vistas a promover um processo de ensino aprendizagem de qualidade para todos. Assim, a partir da articulação entre as informações bibliográficas, documentais e de campo faremos a descrição e a análise da implementação da gestão democrática na rede municipal de ensino, abrindo possibilidades de análises para (re) pensar a implementação da gestão democrática no sistema municipal de ensino como um caminho colaborativo na organização e gestão de sistemas de ensino pautados em princípios democratizantes.