Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METAMORFOSE DO SUJEITO NA ESCOLA DE ARTES CASULO: A VIDA COMO ATIVIDADE CRIADORA

Palavra-chaves: METAMORFOSE DO SUJEITO, ATIVIDADE TEATRAL, EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, ARTE E VIDA, ARTE E VIDA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37436
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 639
    "inscrito_id" => 5281
    "titulo" => "METAMORFOSE DO SUJEITO NA ESCOLA DE ARTES CASULO: A VIDA COMO ATIVIDADE CRIADORA"
    "resumo" => "Este artigo, em caráter interdisciplinar, visa problematizar como algumas propostas pedagógicas, com ênfase nas atividades teatrais elaboradas pela Escola de Artes CASULO (Crianças e Adolescentes Sintonizados no Universo de Liberdade Ocupacional), situada no município de Palmácia-CE, estão presentes no processo de aprendizagem na seguinte metáfora da metamorfose: a lagarta que se transforma em borboleta, tornando a vida como obra de arte. O objetivo foi de analisar e revelar nessa metáfora o processo da formação de sujeitos que toma a vida como atividade criadora: uma arte. Foi levada adiante como método a interpretação perscectivista genealógica e hermenêutica, ao modo formulado pelo filosofo Nietzsche, que elabora a concepção do caráter estética da existência, concebendo “a vida como obra de arte”, algo contido em O Nascimento da Tragédia. Desse modo, podemos refletir na formação de um modo de vida criativo-reflexivo, metafórico e transformativo, resultando em uma criação estética, que faz da própria vida uma obra de arte."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "METAMORFOSE DO SUJEITO, ATIVIDADE TEATRAL, EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, ARTE E VIDA, ARTE E VIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5281_31082017130159.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO MICAEL PONTES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICKAEL PONTES"
    "autor_email" => "mickaelpontessilva@aluno."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37436
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 639
    "inscrito_id" => 5281
    "titulo" => "METAMORFOSE DO SUJEITO NA ESCOLA DE ARTES CASULO: A VIDA COMO ATIVIDADE CRIADORA"
    "resumo" => "Este artigo, em caráter interdisciplinar, visa problematizar como algumas propostas pedagógicas, com ênfase nas atividades teatrais elaboradas pela Escola de Artes CASULO (Crianças e Adolescentes Sintonizados no Universo de Liberdade Ocupacional), situada no município de Palmácia-CE, estão presentes no processo de aprendizagem na seguinte metáfora da metamorfose: a lagarta que se transforma em borboleta, tornando a vida como obra de arte. O objetivo foi de analisar e revelar nessa metáfora o processo da formação de sujeitos que toma a vida como atividade criadora: uma arte. Foi levada adiante como método a interpretação perscectivista genealógica e hermenêutica, ao modo formulado pelo filosofo Nietzsche, que elabora a concepção do caráter estética da existência, concebendo “a vida como obra de arte”, algo contido em O Nascimento da Tragédia. Desse modo, podemos refletir na formação de um modo de vida criativo-reflexivo, metafórico e transformativo, resultando em uma criação estética, que faz da própria vida uma obra de arte."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "METAMORFOSE DO SUJEITO, ATIVIDADE TEATRAL, EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, ARTE E VIDA, ARTE E VIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5281_31082017130159.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO MICAEL PONTES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICKAEL PONTES"
    "autor_email" => "mickaelpontessilva@aluno."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo, em caráter interdisciplinar, visa problematizar como algumas propostas pedagógicas, com ênfase nas atividades teatrais elaboradas pela Escola de Artes CASULO (Crianças e Adolescentes Sintonizados no Universo de Liberdade Ocupacional), situada no município de Palmácia-CE, estão presentes no processo de aprendizagem na seguinte metáfora da metamorfose: a lagarta que se transforma em borboleta, tornando a vida como obra de arte. O objetivo foi de analisar e revelar nessa metáfora o processo da formação de sujeitos que toma a vida como atividade criadora: uma arte. Foi levada adiante como método a interpretação perscectivista genealógica e hermenêutica, ao modo formulado pelo filosofo Nietzsche, que elabora a concepção do caráter estética da existência, concebendo “a vida como obra de arte”, algo contido em O Nascimento da Tragédia. Desse modo, podemos refletir na formação de um modo de vida criativo-reflexivo, metafórico e transformativo, resultando em uma criação estética, que faz da própria vida uma obra de arte.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.