Atividades que buscam a alfabetização científica, vem contribuindo para a formação das crianças de modo que elas possam desde cedo compreender melhor os conceitos da Ciência. No entanto, na maioria das vezes, o ensino de Ciências no Ensino Fundamental ainda tem sido realizado de maneira que, os conceitos científicos são apresentados de maneira pronta aos alunos. Quando um conteúdo é abordado dessa maneira, ele não traz grandes contribuições para a formação e desenvolvimento dos pensamentos da criança. Metodologias que incentivam a criança a participar das aulas são ferramentas de grande valia no Ensino de Ciências, sendo que a criança possui uma curiosidade que pode ser trabalhada a favor da aprendizagem. Quando a criança expõe suas ideias e seus cotidianos na sala de aula, e isso é utilizado pelo professor para explicar ou exemplificar alguns conteúdos, esse aluno está participando do processo de ensino, e não meramente recebendo informações engessadas. Nesse trabalho apresentamos a realização de uma atividade simples e cotidiana que auxiliou na explicação de conceitos mais abstratos da Ciência, visando estruturar os pensamentos da criança para o entendimento de conceitos científicos. Após ser trabalhado um poema com os alunos, foi desenvolvida e discutida a temática de “fazer café” dentro da sala de aula para os alunos acompanharem todo o processo. Em seguida foram realizadas várias discussões com as crianças e a partir daí foram explicados alguns conceitos científicos. A atividade promoveu novas aprendizagens e envolvimento e participação efetiva dos alunos, sendo que atividades como essa, podem contribuir para amenizar a resistência que muitos alunos têm para estudar as disciplinas das Ciências da Natureza, em anos seguintes.