Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PREPARANDO CAFÉ: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA DISCUTIR CONCEITOS CIENTÍFICOS COM CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, ENSINO DE CIENCIAS, ANOS INICIAIS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38330
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1963
    "inscrito_id" => 7725
    "titulo" => "PREPARANDO CAFÉ: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA DISCUTIR CONCEITOS CIENTÍFICOS COM CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Atividades que buscam a alfabetização científica, vem contribuindo para a formação das crianças de modo que elas possam desde cedo compreender melhor os conceitos da Ciência. No entanto, na maioria das vezes, o ensino de Ciências no Ensino Fundamental ainda tem sido realizado de maneira que, os conceitos científicos são apresentados de maneira pronta aos alunos. Quando um conteúdo é abordado dessa maneira, ele não traz grandes contribuições para a formação e desenvolvimento dos pensamentos da criança.    Metodologias que incentivam a criança a participar das aulas são ferramentas de grande valia no Ensino de Ciências, sendo que a criança possui uma curiosidade que pode ser trabalhada a favor da aprendizagem. Quando a criança expõe suas ideias e seus cotidianos na sala de aula, e isso é utilizado pelo professor para explicar ou exemplificar alguns conteúdos, esse aluno está participando do processo de ensino, e não meramente recebendo informações engessadas. Nesse trabalho apresentamos a realização de uma atividade simples e cotidiana que auxiliou na explicação de conceitos mais abstratos da Ciência, visando estruturar os pensamentos da criança para o entendimento de conceitos científicos. Após ser trabalhado um poema com os alunos, foi desenvolvida e discutida a temática de “fazer café” dentro da sala de aula para os alunos acompanharem todo o processo. Em seguida foram realizadas várias discussões com as crianças e a partir daí foram explicados alguns conceitos científicos. A atividade  promoveu  novas aprendizagens e envolvimento e participação efetiva dos alunos, sendo que atividades como essa, podem contribuir para amenizar a resistência que muitos alunos têm para estudar as disciplinas das Ciências da Natureza, em anos seguintes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, ENSINO DE CIENCIAS, ANOS INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7725_11092017154414.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIA PEREIRA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA PEREIRA"
    "autor_email" => "natypmarques@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38330
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1963
    "inscrito_id" => 7725
    "titulo" => "PREPARANDO CAFÉ: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA DISCUTIR CONCEITOS CIENTÍFICOS COM CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Atividades que buscam a alfabetização científica, vem contribuindo para a formação das crianças de modo que elas possam desde cedo compreender melhor os conceitos da Ciência. No entanto, na maioria das vezes, o ensino de Ciências no Ensino Fundamental ainda tem sido realizado de maneira que, os conceitos científicos são apresentados de maneira pronta aos alunos. Quando um conteúdo é abordado dessa maneira, ele não traz grandes contribuições para a formação e desenvolvimento dos pensamentos da criança.    Metodologias que incentivam a criança a participar das aulas são ferramentas de grande valia no Ensino de Ciências, sendo que a criança possui uma curiosidade que pode ser trabalhada a favor da aprendizagem. Quando a criança expõe suas ideias e seus cotidianos na sala de aula, e isso é utilizado pelo professor para explicar ou exemplificar alguns conteúdos, esse aluno está participando do processo de ensino, e não meramente recebendo informações engessadas. Nesse trabalho apresentamos a realização de uma atividade simples e cotidiana que auxiliou na explicação de conceitos mais abstratos da Ciência, visando estruturar os pensamentos da criança para o entendimento de conceitos científicos. Após ser trabalhado um poema com os alunos, foi desenvolvida e discutida a temática de “fazer café” dentro da sala de aula para os alunos acompanharem todo o processo. Em seguida foram realizadas várias discussões com as crianças e a partir daí foram explicados alguns conceitos científicos. A atividade  promoveu  novas aprendizagens e envolvimento e participação efetiva dos alunos, sendo que atividades como essa, podem contribuir para amenizar a resistência que muitos alunos têm para estudar as disciplinas das Ciências da Natureza, em anos seguintes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, ENSINO DE CIENCIAS, ANOS INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7725_11092017154414.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIA PEREIRA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA PEREIRA"
    "autor_email" => "natypmarques@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atividades que buscam a alfabetização científica, vem contribuindo para a formação das crianças de modo que elas possam desde cedo compreender melhor os conceitos da Ciência. No entanto, na maioria das vezes, o ensino de Ciências no Ensino Fundamental ainda tem sido realizado de maneira que, os conceitos científicos são apresentados de maneira pronta aos alunos. Quando um conteúdo é abordado dessa maneira, ele não traz grandes contribuições para a formação e desenvolvimento dos pensamentos da criança. Metodologias que incentivam a criança a participar das aulas são ferramentas de grande valia no Ensino de Ciências, sendo que a criança possui uma curiosidade que pode ser trabalhada a favor da aprendizagem. Quando a criança expõe suas ideias e seus cotidianos na sala de aula, e isso é utilizado pelo professor para explicar ou exemplificar alguns conteúdos, esse aluno está participando do processo de ensino, e não meramente recebendo informações engessadas. Nesse trabalho apresentamos a realização de uma atividade simples e cotidiana que auxiliou na explicação de conceitos mais abstratos da Ciência, visando estruturar os pensamentos da criança para o entendimento de conceitos científicos. Após ser trabalhado um poema com os alunos, foi desenvolvida e discutida a temática de “fazer café” dentro da sala de aula para os alunos acompanharem todo o processo. Em seguida foram realizadas várias discussões com as crianças e a partir daí foram explicados alguns conceitos científicos. A atividade promoveu novas aprendizagens e envolvimento e participação efetiva dos alunos, sendo que atividades como essa, podem contribuir para amenizar a resistência que muitos alunos têm para estudar as disciplinas das Ciências da Natureza, em anos seguintes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.