Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO REFORÇO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA -PE

Palavra-chaves: MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS, APRENDIZAGEM, FILMES NA SALA DE AULA Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35644
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4448
    "inscrito_id" => 7549
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO REFORÇO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA -PE"
    "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise acerca da importância do uso de filmes como reforço na aprendizagem dos alunos nos anos finais do ensino fundamental II da Escola Municipal Dom Pedro II, localizada no município de Araçoiaba, na região da Zona da Mata Norte, no estado de Pernambuco. Especificamente qual a opinião dos alunos sobre o uso de filmes dentro das atividades na sala de aula e a visão deles sobre o filme A Menina Que Roubava Livros. A pesquisa avaliou as interfaces sobre a influência que o cinema exerce na concepção dos alunos, sobre o conhecimento dos mesmos sobre o contexto histórico citado no filme e qual a melhor maneira de interpretação que eles consideram, textual ou visual. A pesquisa possui caráter exploratório com a abordagem quanti-qualitativa, utilizando como instrumentos a coleta de dados e observações na sala de aula. O estudo realizou-se no decorrer das aulas de língua portuguesa lecionadas na escola, contando com a participação de 31 alunos do ensino fundamental II. Como principais bases teóricas foram utilizadas os estudos de Modro com sua concepção sobre filmes tapa-buraco, a preocupação com a formação dos professores e da estrutura da escola de Cipolini e por fim, a forma de utilização do cinema no âmbito escolar de Napolitano. Os resultados da pesquisa mostraram que os alunos gostam de assistir a filmes na sala de aula e que isso influencia muito a maneira que eles absorvem o assunto, que os ajudaram a entender o contexto histórico que o filme tratava, mostrando que é possível utiliza-lo em aulas de matérias distintas como História ou Cidadania e por fim, a visão de interpretação visual que eles mais se identificaram, não esquecendo a importância da escrita para um melhor complemento do aprendizado. A pesquisa culmina então, nas diversas ferramentas que o professor pode utilizar em sala de aula para o maior êxito na aprendizagem dos seus alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS, APRENDIZAGEM, FILMES NA SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID7549_16102017215216.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLYTON JOSÉ VIEIRA MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "HELLYTON M."
    "autor_email" => "hellytonmarinho1@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35644
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4448
    "inscrito_id" => 7549
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO REFORÇO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA -PE"
    "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise acerca da importância do uso de filmes como reforço na aprendizagem dos alunos nos anos finais do ensino fundamental II da Escola Municipal Dom Pedro II, localizada no município de Araçoiaba, na região da Zona da Mata Norte, no estado de Pernambuco. Especificamente qual a opinião dos alunos sobre o uso de filmes dentro das atividades na sala de aula e a visão deles sobre o filme A Menina Que Roubava Livros. A pesquisa avaliou as interfaces sobre a influência que o cinema exerce na concepção dos alunos, sobre o conhecimento dos mesmos sobre o contexto histórico citado no filme e qual a melhor maneira de interpretação que eles consideram, textual ou visual. A pesquisa possui caráter exploratório com a abordagem quanti-qualitativa, utilizando como instrumentos a coleta de dados e observações na sala de aula. O estudo realizou-se no decorrer das aulas de língua portuguesa lecionadas na escola, contando com a participação de 31 alunos do ensino fundamental II. Como principais bases teóricas foram utilizadas os estudos de Modro com sua concepção sobre filmes tapa-buraco, a preocupação com a formação dos professores e da estrutura da escola de Cipolini e por fim, a forma de utilização do cinema no âmbito escolar de Napolitano. Os resultados da pesquisa mostraram que os alunos gostam de assistir a filmes na sala de aula e que isso influencia muito a maneira que eles absorvem o assunto, que os ajudaram a entender o contexto histórico que o filme tratava, mostrando que é possível utiliza-lo em aulas de matérias distintas como História ou Cidadania e por fim, a visão de interpretação visual que eles mais se identificaram, não esquecendo a importância da escrita para um melhor complemento do aprendizado. A pesquisa culmina então, nas diversas ferramentas que o professor pode utilizar em sala de aula para o maior êxito na aprendizagem dos seus alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS, APRENDIZAGEM, FILMES NA SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID7549_16102017215216.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLYTON JOSÉ VIEIRA MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "HELLYTON M."
    "autor_email" => "hellytonmarinho1@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise acerca da importância do uso de filmes como reforço na aprendizagem dos alunos nos anos finais do ensino fundamental II da Escola Municipal Dom Pedro II, localizada no município de Araçoiaba, na região da Zona da Mata Norte, no estado de Pernambuco. Especificamente qual a opinião dos alunos sobre o uso de filmes dentro das atividades na sala de aula e a visão deles sobre o filme A Menina Que Roubava Livros. A pesquisa avaliou as interfaces sobre a influência que o cinema exerce na concepção dos alunos, sobre o conhecimento dos mesmos sobre o contexto histórico citado no filme e qual a melhor maneira de interpretação que eles consideram, textual ou visual. A pesquisa possui caráter exploratório com a abordagem quanti-qualitativa, utilizando como instrumentos a coleta de dados e observações na sala de aula. O estudo realizou-se no decorrer das aulas de língua portuguesa lecionadas na escola, contando com a participação de 31 alunos do ensino fundamental II. Como principais bases teóricas foram utilizadas os estudos de Modro com sua concepção sobre filmes tapa-buraco, a preocupação com a formação dos professores e da estrutura da escola de Cipolini e por fim, a forma de utilização do cinema no âmbito escolar de Napolitano. Os resultados da pesquisa mostraram que os alunos gostam de assistir a filmes na sala de aula e que isso influencia muito a maneira que eles absorvem o assunto, que os ajudaram a entender o contexto histórico que o filme tratava, mostrando que é possível utiliza-lo em aulas de matérias distintas como História ou Cidadania e por fim, a visão de interpretação visual que eles mais se identificaram, não esquecendo a importância da escrita para um melhor complemento do aprendizado. A pesquisa culmina então, nas diversas ferramentas que o professor pode utilizar em sala de aula para o maior êxito na aprendizagem dos seus alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.