OS REGISTROS DA APRENDIZAGEM COMO BÚSSOLA NO DIRECIONAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38121 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4307 "inscrito_id" => 400 "titulo" => "OS REGISTROS DA APRENDIZAGEM COMO BÚSSOLA NO DIRECIONAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de refletir acerca dos resultados parciais da pesquisa “Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: análise do acompanhamento da aprendizagem discente com foco na avaliação diagnóstica” (DE/ GEPPE/UERN). Evidenciamos o papel dos registros de aprendizagem em seu amplo sentido, ou seja, sua importância enquanto documento norteador para professor, pois o mesmo possibilita o docente refletir sobre sua prática pedagógica, ao mesmo tempo, a comunidade escolar, consegue acompanhar o processo de ensino e aprendizagem de maneira mais efetiva. Construímos esse trabalho em dois percursos metodológicos, inicialmente nos debruçamos em estudos bibliográficos de autores como: Alves (2015); Stetto (2000) Zabalza (1994) e Vygotski (1998). Em um segundo momento, realizamos a pesquisa de campo numa Creche Municipal na cidade de Rafael Fernandes, na ocasião coletamos questionários das professores e registros (geral e individual) da turma de Pré-escola II (2016). As discussões, apontam o quanto é complexo o processo de alfabetização, sendo que este não está ancorado apenas na codificação e decodificação, mas está associado a uma tríade - escrita/leitura/oralidade -, mostrando-nos assim, que os registros são ferramentas fundamentais nesse processo, pois por meio desses escritos, os educadores podem compreender de maneira mais clara o processo de alfabetização de cada aluno em particular e da turma em geral. Concluímos que, as professoras pesquisadas, constroem (coletivamente) seus registros, ainda de maneira vaga, pois não conseguimos compreender claramente quais as habilidades e competências que os educandos já construíram, e quais estão em processo de aprendizagem. Intuímos que, esse cenário está atrelado a ausência das discussões teóricas, sobre registros de aprendizagem, na formação inicial e continuada dessas profissionais de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "REGISTROS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO INFANTIL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID400_16102017202813.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA BONIVAIS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNA BONIVAIS" "autor_email" => "brunabonivais@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38121 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4307 "inscrito_id" => 400 "titulo" => "OS REGISTROS DA APRENDIZAGEM COMO BÚSSOLA NO DIRECIONAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de refletir acerca dos resultados parciais da pesquisa “Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: análise do acompanhamento da aprendizagem discente com foco na avaliação diagnóstica” (DE/ GEPPE/UERN). Evidenciamos o papel dos registros de aprendizagem em seu amplo sentido, ou seja, sua importância enquanto documento norteador para professor, pois o mesmo possibilita o docente refletir sobre sua prática pedagógica, ao mesmo tempo, a comunidade escolar, consegue acompanhar o processo de ensino e aprendizagem de maneira mais efetiva. Construímos esse trabalho em dois percursos metodológicos, inicialmente nos debruçamos em estudos bibliográficos de autores como: Alves (2015); Stetto (2000) Zabalza (1994) e Vygotski (1998). Em um segundo momento, realizamos a pesquisa de campo numa Creche Municipal na cidade de Rafael Fernandes, na ocasião coletamos questionários das professores e registros (geral e individual) da turma de Pré-escola II (2016). As discussões, apontam o quanto é complexo o processo de alfabetização, sendo que este não está ancorado apenas na codificação e decodificação, mas está associado a uma tríade - escrita/leitura/oralidade -, mostrando-nos assim, que os registros são ferramentas fundamentais nesse processo, pois por meio desses escritos, os educadores podem compreender de maneira mais clara o processo de alfabetização de cada aluno em particular e da turma em geral. Concluímos que, as professoras pesquisadas, constroem (coletivamente) seus registros, ainda de maneira vaga, pois não conseguimos compreender claramente quais as habilidades e competências que os educandos já construíram, e quais estão em processo de aprendizagem. Intuímos que, esse cenário está atrelado a ausência das discussões teóricas, sobre registros de aprendizagem, na formação inicial e continuada dessas profissionais de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "REGISTROS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO INFANTIL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID400_16102017202813.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA BONIVAIS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNA BONIVAIS" "autor_email" => "brunabonivais@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }