MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: UM RELATO DE CASO NO ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA-PI
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Muitas escolas possuem um escasso material voltado a forma lúdica de ensino, onde as mesmas, por muitas vezes, não disponibilizam de um laboratório ou, quando presente, com materiais escassos que dificultam a realização de forma efetiva das práticas propostas no ensino de ciências. \r\n \tQuando se trata do ensino de tópicos relacionados à Biologia Celular, onde a presença de laboratórios especializados nas escolas seria de grande apoio aos conceitos didáticos abordados, os modelos didáticos mostram-se como uma alternativa bastante viável devido à possibilidade que eles trazem de disponibilizar, aos estudantes, uma visão mais aproximada desse mundo “distante” encontrado nos livros. Dessa forma, esse trabalho busca relatar o processo de aprendizagem oferecido pela confecção de modelos didáticos na área de Biologia Celular visando maior aprendizado e fixação do conteúdo pré-existente, influenciando positivamente na interatividade, criatividade e sociabilidade dos alunos envolvidos. \r\n \tEssa atividade foi realizada em julho de 2017, nas salas de 1° de um colégio Estadual no município de Parnaíba, no estado do Piauí. A atividade resultou de uma proposta feita aos alunos pela professora da disciplina que preparassem um modelo didático sobre célula procariótica e eucariótica que seria dividida entre grupos, ficando cada grupo com um tipo celular (procariótica, vegetal ou animal) que posteriormente seria apresentado para toda a classe onde cada integrante seria encarregado de explicar uma função de cada organela existente e a composição celular. \r\n \tFoi observado não só neste estudo, mas também nos diversos trabalhos já publicados sobre este assunto, que os materiais didáticos são de total importância para a fixação do conteúdo principalmente em assuntos que contêm muitos conceitos como no caso da citologia. O aprendizado torna-se muito mais prático e fácil pois os alunos conseguem interagir contribuindo assim para a formação do conhecimento. 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