AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: AVANÇOS E RETROCESSOS OS INDÍCIOS DA LÓGICA MEDICALIZANTE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35951 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4945 "inscrito_id" => 10339 "titulo" => "AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: AVANÇOS E RETROCESSOS OS INDÍCIOS DA LÓGICA MEDICALIZANTE" "resumo" => "O surgimento e a permanência da lógica medicalizante nas escolas é decorrente de diferentes processos, inclusive da interferência de organismo internacionais nas políticas educacionais brasileiras das últimas décadas. O fenômeno da medicalização é definido por Moysés e Collares (2010) como um redimensionamento de questões de ordem escolar, social, econômica e política para o campo médico, compreendidas a partir de um olhar individualizante, o que implica em mudanças profundas na construção de políticas públicas educacionais. Ao analisar a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Angelucci (2014) destaca a adoção da terminologia médica para a definição de proposta e políticas educacionais. O trabalho tem como objetivo compreender os indícios dessa lógica na política brasileira de Educação Especial, sob a ótica do Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989), por meio da análise dos seguintes documentos: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, do Documento Final da Conferência Nacional da Educação de 2014 e do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Os resultados indicam dois movimentos contrapostos, o primeiro refere-se à criação de estratégias para superação do preconceito e para o fortalecimento de práticas inclusivas, voltadas para a oferta de ensino de qualidade a partir da introdução metodologias e tecnologia assitiva, além do incentivo à oferta de formação continuada às(aos) professoras(es) em temáticas que abordam a questão da diversidade. Já o segundo, reflete a permanência da lógica medicalizante nos documentos analisados, principalmente em relação às terminologias utilizadas sem a devida reflexão sobre as implicações na trajetória dos(as) alunos(as) caracterizados(as) como público-alvo da Educação Especial." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, MEDICALIZAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID10339_17102017145444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY CRISTINA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "KELLY SANTOS" "autor_email" => "kesantos@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35951 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4945 "inscrito_id" => 10339 "titulo" => "AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: AVANÇOS E RETROCESSOS OS INDÍCIOS DA LÓGICA MEDICALIZANTE" "resumo" => "O surgimento e a permanência da lógica medicalizante nas escolas é decorrente de diferentes processos, inclusive da interferência de organismo internacionais nas políticas educacionais brasileiras das últimas décadas. O fenômeno da medicalização é definido por Moysés e Collares (2010) como um redimensionamento de questões de ordem escolar, social, econômica e política para o campo médico, compreendidas a partir de um olhar individualizante, o que implica em mudanças profundas na construção de políticas públicas educacionais. Ao analisar a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Angelucci (2014) destaca a adoção da terminologia médica para a definição de proposta e políticas educacionais. O trabalho tem como objetivo compreender os indícios dessa lógica na política brasileira de Educação Especial, sob a ótica do Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989), por meio da análise dos seguintes documentos: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, do Documento Final da Conferência Nacional da Educação de 2014 e do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Os resultados indicam dois movimentos contrapostos, o primeiro refere-se à criação de estratégias para superação do preconceito e para o fortalecimento de práticas inclusivas, voltadas para a oferta de ensino de qualidade a partir da introdução metodologias e tecnologia assitiva, além do incentivo à oferta de formação continuada às(aos) professoras(es) em temáticas que abordam a questão da diversidade. Já o segundo, reflete a permanência da lógica medicalizante nos documentos analisados, principalmente em relação às terminologias utilizadas sem a devida reflexão sobre as implicações na trajetória dos(as) alunos(as) caracterizados(as) como público-alvo da Educação Especial." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, MEDICALIZAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID10339_17102017145444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY CRISTINA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "KELLY SANTOS" "autor_email" => "kesantos@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }