GESTÃO ESCOLAR: DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37104 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3019 "inscrito_id" => 3035 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA" "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada e apresentada no componente curricular: Gestão Escolar, ofertado pelo curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste – UFPE/CAA. Este trabalho nos proporcionou uma aproximação com uma das possibilidades de nossa atuação: a gestão de uma instituição de ensino. Neste trabalho abordamos como objetivo central compreender como é desenvolvido o trabalho de uma gestão escolar. Para tanto, nossos objetivos específicos estão pautados em: a) compreender a função do Gestor/a; b) compreender concepção de gestão escolar; c) compreender os limites e possibilidades do trabalho como gestor/a. Para o desenvolvimento metodológico deste trabalho utilizamos as categorias de análise na compreensão e tratamentos dos dados que são as respostas do diálogo proposto neste projeto. Para tanto, estas categorias de análises foram abordadas a partir das discussões trabalhadas em sala pelo componente curricular: Gestão Escolar (ofertado pelo curso de Pedagogia), na explanação sobre os caminhos de uma gestão democrática. Para o desenvolvimento desse objetivo e a realização das categorias de análise utilizamos a entrevista semiestruturada com a gestora da Escola campo “Anexo”. Vale ressaltarmos que a entrevista semiestrutura “combina perguntas fechadas (ou estruturadas) e abertas, onde o entrevistado tem a possibilidade de discorrer o tema proposto, sem respostas ou condições prefixadas pelo pesquisador” (MINAYO, 2000, p.88). Consideramos que o papel do gestor é de suma importância e fundamental na organização e funcionamento da instituição escolar, em todos os seus aspectos, físico, sócio-político, pedagógico, etc. Como também, tendo a gestão escolar o papel também de direcionar uma instituição de ensino desenvolvendo estratégias, com objetivos e metas que possam tornar o ambiente mais democrático e participativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR, GESTÃO DEMOCRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID3035_02102017140521.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IVENI DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA IVENI" "autor_email" => "ivenilima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37104 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3019 "inscrito_id" => 3035 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA" "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada e apresentada no componente curricular: Gestão Escolar, ofertado pelo curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste – UFPE/CAA. Este trabalho nos proporcionou uma aproximação com uma das possibilidades de nossa atuação: a gestão de uma instituição de ensino. Neste trabalho abordamos como objetivo central compreender como é desenvolvido o trabalho de uma gestão escolar. Para tanto, nossos objetivos específicos estão pautados em: a) compreender a função do Gestor/a; b) compreender concepção de gestão escolar; c) compreender os limites e possibilidades do trabalho como gestor/a. Para o desenvolvimento metodológico deste trabalho utilizamos as categorias de análise na compreensão e tratamentos dos dados que são as respostas do diálogo proposto neste projeto. Para tanto, estas categorias de análises foram abordadas a partir das discussões trabalhadas em sala pelo componente curricular: Gestão Escolar (ofertado pelo curso de Pedagogia), na explanação sobre os caminhos de uma gestão democrática. Para o desenvolvimento desse objetivo e a realização das categorias de análise utilizamos a entrevista semiestruturada com a gestora da Escola campo “Anexo”. Vale ressaltarmos que a entrevista semiestrutura “combina perguntas fechadas (ou estruturadas) e abertas, onde o entrevistado tem a possibilidade de discorrer o tema proposto, sem respostas ou condições prefixadas pelo pesquisador” (MINAYO, 2000, p.88). Consideramos que o papel do gestor é de suma importância e fundamental na organização e funcionamento da instituição escolar, em todos os seus aspectos, físico, sócio-político, pedagógico, etc. Como também, tendo a gestão escolar o papel também de direcionar uma instituição de ensino desenvolvendo estratégias, com objetivos e metas que possam tornar o ambiente mais democrático e participativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR, GESTÃO DEMOCRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID3035_02102017140521.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IVENI DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA IVENI" "autor_email" => "ivenilima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }