PENSANDO O PROCESSO AVALIATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIFACEX
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38162 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2267 "inscrito_id" => 4442 "titulo" => "PENSANDO O PROCESSO AVALIATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIFACEX" "resumo" => "O presente trabalho trata do processo de avaliação dos alunos das turmas 8º B, 8º C, 9º A e 9º C do ensino fundamental e 1º ano C e 1º ano D do ensino médio da escola estadual Walfredo Gurgel, objetivando analisar o procedimento de ensino-aprendizagem desses estudantes. Levando-se em conta a problemática de avaliar esses alunos quanto ao seu desempenho e comportamento por meio de notas de provas e trabalhos, fichas de frequência e observação, os resultados obtidos e discutidos foram alternados no que se refere aos vários aspectos avaliados pelos graduandos de licenciatura de Educação Física/Unifacex e bolsistas do PIBID. Com base nos resultados e discussões, constatou-se o bom desempenho quanto à frequência; um comportamento considerado mediano com algumas participações mais enfáticas de alguns alunos e menos por partes de outros, respeitoso em relação aos bolsistas e ao professor oficial da turma; e um baixo rendimento em relação às notas de trabalhos e provas. Diante do que foi exposto, pôde-se concluir que o processo avaliativo é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos, tendo em vista que a partir da avaliação podem surgir novas estratégias para a ministração das aulas, já que os fatores de dificuldades vão aparecendo durante o processo de ensino-aprendizagem e o professor como mediador do conhecimento tende a buscar novas alternativas para que o aluno aprenda; ele tem o papel de formar novos caminhos para tentar fazer com que os indivíduos aprendam e dessa maneira desenvolvam habilidades motoras, cognitivas e aperfeiçoem os gestos atitudinais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID4442_11092017194107.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLENA TEIXEIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MYLENA" "autor_email" => "mylenanascimento19@hotmai" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38162 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2267 "inscrito_id" => 4442 "titulo" => "PENSANDO O PROCESSO AVALIATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIFACEX" "resumo" => "O presente trabalho trata do processo de avaliação dos alunos das turmas 8º B, 8º C, 9º A e 9º C do ensino fundamental e 1º ano C e 1º ano D do ensino médio da escola estadual Walfredo Gurgel, objetivando analisar o procedimento de ensino-aprendizagem desses estudantes. Levando-se em conta a problemática de avaliar esses alunos quanto ao seu desempenho e comportamento por meio de notas de provas e trabalhos, fichas de frequência e observação, os resultados obtidos e discutidos foram alternados no que se refere aos vários aspectos avaliados pelos graduandos de licenciatura de Educação Física/Unifacex e bolsistas do PIBID. Com base nos resultados e discussões, constatou-se o bom desempenho quanto à frequência; um comportamento considerado mediano com algumas participações mais enfáticas de alguns alunos e menos por partes de outros, respeitoso em relação aos bolsistas e ao professor oficial da turma; e um baixo rendimento em relação às notas de trabalhos e provas. Diante do que foi exposto, pôde-se concluir que o processo avaliativo é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos, tendo em vista que a partir da avaliação podem surgir novas estratégias para a ministração das aulas, já que os fatores de dificuldades vão aparecendo durante o processo de ensino-aprendizagem e o professor como mediador do conhecimento tende a buscar novas alternativas para que o aluno aprenda; ele tem o papel de formar novos caminhos para tentar fazer com que os indivíduos aprendam e dessa maneira desenvolvam habilidades motoras, cognitivas e aperfeiçoem os gestos atitudinais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID4442_11092017194107.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLENA TEIXEIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MYLENA" "autor_email" => "mylenanascimento19@hotmai" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }