Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO EM GESTÃO DO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, ESTÁGIO, ENSINO Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37723
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 373
    "inscrito_id" => 1973
    "titulo" => "O ESTÁGIO EM GESTÃO DO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => """
      O estágio é uma possibilidade – Uma possibilidade de desenvolvimento, de crescimento, conhecimento pessoal e aproximação profissional. Isso acontece porque o estágio envolve relações interpessoais e aprendizado valorativo. Relação entre professor e estagiário; relação entre estagiário e crianças; relação entre coordenador/gestor e estagiário, onde, há trocas de conhecimentos e experiências. Assim, também é o estágio a oportunidade de formação do futuro gestor.\r\n
      Contudo, para que o estágio seja proveitoso para todos, especialmente para o estagiário, é necessário que este tenha em mente a sua condição como aprendiz e valorizar o conhecimento dos demais profissionais da educação.\r\n
      Ainda, para que o estagiário tenha um maior aproveitamento, são necessários dois elementos fundamentais: o primeiro é o conhecimento teórico que permite a ampliação e análise do contexto onde o estágio ocorre e o segundo é a postura de pesquisador, que não pode ser adquirida sem que antes se construa um espírito de criticidade (pois a crítica, positiva ou negativa, deve ser resultado de uma análise prévia) para efetuar o diagnóstico (feito primeiramente através do registro das atividades) e a partir dele, elaborar projetos de intervenção, caso necessário.\r\n
      Dessa forma podemos, através do estágio, testemunhar a união indissociável de teoria e prática, através do entendimento desses dois elementos fundamentais citados acima. Caracteriza-se, assim, uma postura investigativa somada a um conhecimento prévio, o qual deu origem à mesma postura e vice versa. Ou seja, a teoria surge da prática e a guia, possibilitando uma melhor compreensão sobre o que é experimentado na prática e, por consequente, permitindo uma melhoria nos contextos de atuação.\r\n
      O estágio em questão tem por objetivos compreender a dinâmica da realidade escolar, em especial no que se refere à gestão e organização do ambiente escolar; vivenciar o processo de gestão no sistema de ensino, contemplando unidades escolares e demais órgãos, estabelecendo a necessária relação teoria/ prática na abordagem da realidade escolar por meio da identificação de problemas e proposição de alternativas de solução; desenvolver capacidade de relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.\r\n
      Este relatório objetiva o registro dessas experiências vividas durante essas noventa horas de estágio, que foram divididas em três etapas, e consequentemente, socializar e analisar se  os objetivos traçados em seu início foram alcançados o não.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, ESTÁGIO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID1973_07082017093935.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA MARIA ROCHA SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "DIANA SAMPAIO"
    "autor_email" => "diana.mrs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37723
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 373
    "inscrito_id" => 1973
    "titulo" => "O ESTÁGIO EM GESTÃO DO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => """
      O estágio é uma possibilidade – Uma possibilidade de desenvolvimento, de crescimento, conhecimento pessoal e aproximação profissional. Isso acontece porque o estágio envolve relações interpessoais e aprendizado valorativo. Relação entre professor e estagiário; relação entre estagiário e crianças; relação entre coordenador/gestor e estagiário, onde, há trocas de conhecimentos e experiências. Assim, também é o estágio a oportunidade de formação do futuro gestor.\r\n
      Contudo, para que o estágio seja proveitoso para todos, especialmente para o estagiário, é necessário que este tenha em mente a sua condição como aprendiz e valorizar o conhecimento dos demais profissionais da educação.\r\n
      Ainda, para que o estagiário tenha um maior aproveitamento, são necessários dois elementos fundamentais: o primeiro é o conhecimento teórico que permite a ampliação e análise do contexto onde o estágio ocorre e o segundo é a postura de pesquisador, que não pode ser adquirida sem que antes se construa um espírito de criticidade (pois a crítica, positiva ou negativa, deve ser resultado de uma análise prévia) para efetuar o diagnóstico (feito primeiramente através do registro das atividades) e a partir dele, elaborar projetos de intervenção, caso necessário.\r\n
      Dessa forma podemos, através do estágio, testemunhar a união indissociável de teoria e prática, através do entendimento desses dois elementos fundamentais citados acima. Caracteriza-se, assim, uma postura investigativa somada a um conhecimento prévio, o qual deu origem à mesma postura e vice versa. Ou seja, a teoria surge da prática e a guia, possibilitando uma melhor compreensão sobre o que é experimentado na prática e, por consequente, permitindo uma melhoria nos contextos de atuação.\r\n
      O estágio em questão tem por objetivos compreender a dinâmica da realidade escolar, em especial no que se refere à gestão e organização do ambiente escolar; vivenciar o processo de gestão no sistema de ensino, contemplando unidades escolares e demais órgãos, estabelecendo a necessária relação teoria/ prática na abordagem da realidade escolar por meio da identificação de problemas e proposição de alternativas de solução; desenvolver capacidade de relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.\r\n
      Este relatório objetiva o registro dessas experiências vividas durante essas noventa horas de estágio, que foram divididas em três etapas, e consequentemente, socializar e analisar se  os objetivos traçados em seu início foram alcançados o não.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, ESTÁGIO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID1973_07082017093935.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA MARIA ROCHA SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "DIANA SAMPAIO"
    "autor_email" => "diana.mrs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O estágio é uma possibilidade – Uma possibilidade de desenvolvimento, de crescimento, conhecimento pessoal e aproximação profissional. Isso acontece porque o estágio envolve relações interpessoais e aprendizado valorativo. Relação entre professor e estagiário; relação entre estagiário e crianças; relação entre coordenador/gestor e estagiário, onde, há trocas de conhecimentos e experiências. Assim, também é o estágio a oportunidade de formação do futuro gestor. Contudo, para que o estágio seja proveitoso para todos, especialmente para o estagiário, é necessário que este tenha em mente a sua condição como aprendiz e valorizar o conhecimento dos demais profissionais da educação. Ainda, para que o estagiário tenha um maior aproveitamento, são necessários dois elementos fundamentais: o primeiro é o conhecimento teórico que permite a ampliação e análise do contexto onde o estágio ocorre e o segundo é a postura de pesquisador, que não pode ser adquirida sem que antes se construa um espírito de criticidade (pois a crítica, positiva ou negativa, deve ser resultado de uma análise prévia) para efetuar o diagnóstico (feito primeiramente através do registro das atividades) e a partir dele, elaborar projetos de intervenção, caso necessário. Dessa forma podemos, através do estágio, testemunhar a união indissociável de teoria e prática, através do entendimento desses dois elementos fundamentais citados acima. Caracteriza-se, assim, uma postura investigativa somada a um conhecimento prévio, o qual deu origem à mesma postura e vice versa. Ou seja, a teoria surge da prática e a guia, possibilitando uma melhor compreensão sobre o que é experimentado na prática e, por consequente, permitindo uma melhoria nos contextos de atuação. O estágio em questão tem por objetivos compreender a dinâmica da realidade escolar, em especial no que se refere à gestão e organização do ambiente escolar; vivenciar o processo de gestão no sistema de ensino, contemplando unidades escolares e demais órgãos, estabelecendo a necessária relação teoria/ prática na abordagem da realidade escolar por meio da identificação de problemas e proposição de alternativas de solução; desenvolver capacidade de relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Este relatório objetiva o registro dessas experiências vividas durante essas noventa horas de estágio, que foram divididas em três etapas, e consequentemente, socializar e analisar se os objetivos traçados em seu início foram alcançados o não.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.