CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36341 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4344 "inscrito_id" => 1171 "titulo" => "CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "No ano de 2015, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Ciências Sociais do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, juntamente com a coordenadora, supervisoras - professoras de Sociologia de Escolas Estaduais localizadas na cidade de Mossoró - RN, bolsistas, e professores do departamento de ciências sociais e política - DCSP da referida universidade iniciaram os estudos teóricos que serviriam de base para o processo de construção de uma proposta curricular de sociologia para o ensino médio para ser experimentado pela educação básica do RN. O Presente artigo tem como objetivo principal compreender como a proposta de currículo do PIBID/Ciências Sociais contribui para as práticas pedagógicas dos professores do ensino médio, ao mesmo tempo em que ressalta a relevância da disciplina de sociologia para os alunos, frente os ataques que a mesma vem sofrendo atualmente, como também destaca a importância do PIBID para a educação, visto que é uma proposta de currículo elaborada por um grupo de pibidianos. A metodologia utilizada para a elaboração do respectivo trabalho se deu através de referências bibliográficas e questionários aplicados com professores das escolas parceiras do PIBID/Ciências Sociais. Além de sua importância metodológica entendemos que este documento contribui imensamente para o professor de sociologia na elaboração do seu programa anual, uma vez que o currículo sugere uma metodologia inovadora, capaz de estimular nos alunos um despertar crítico e reflexivo, através de aulas mais dinâmicas e dialógicas, possibilitando a apreensão de conhecimentos necessários a sua formação intelectual e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PIBID, PROPOSTA CURRICULAR, SOCIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1171_16102017205334.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTHA SUENE DE ABREU LEITE" "autor_nome_curto" => "SAMANTHA ABREU" "autor_email" => "samanthaabreuleite@outloo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36341 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4344 "inscrito_id" => 1171 "titulo" => "CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "No ano de 2015, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Ciências Sociais do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, juntamente com a coordenadora, supervisoras - professoras de Sociologia de Escolas Estaduais localizadas na cidade de Mossoró - RN, bolsistas, e professores do departamento de ciências sociais e política - DCSP da referida universidade iniciaram os estudos teóricos que serviriam de base para o processo de construção de uma proposta curricular de sociologia para o ensino médio para ser experimentado pela educação básica do RN. O Presente artigo tem como objetivo principal compreender como a proposta de currículo do PIBID/Ciências Sociais contribui para as práticas pedagógicas dos professores do ensino médio, ao mesmo tempo em que ressalta a relevância da disciplina de sociologia para os alunos, frente os ataques que a mesma vem sofrendo atualmente, como também destaca a importância do PIBID para a educação, visto que é uma proposta de currículo elaborada por um grupo de pibidianos. A metodologia utilizada para a elaboração do respectivo trabalho se deu através de referências bibliográficas e questionários aplicados com professores das escolas parceiras do PIBID/Ciências Sociais. Além de sua importância metodológica entendemos que este documento contribui imensamente para o professor de sociologia na elaboração do seu programa anual, uma vez que o currículo sugere uma metodologia inovadora, capaz de estimular nos alunos um despertar crítico e reflexivo, através de aulas mais dinâmicas e dialógicas, possibilitando a apreensão de conhecimentos necessários a sua formação intelectual e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PIBID, PROPOSTA CURRICULAR, SOCIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1171_16102017205334.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTHA SUENE DE ABREU LEITE" "autor_nome_curto" => "SAMANTHA ABREU" "autor_email" => "samanthaabreuleite@outloo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }