Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: PIBID, PROPOSTA CURRICULAR, SOCIOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36341
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4344
    "inscrito_id" => 1171
    "titulo" => "CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "No ano de 2015, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Ciências Sociais do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, juntamente com a coordenadora, supervisoras - professoras de Sociologia de Escolas Estaduais localizadas na cidade de Mossoró - RN, bolsistas, e professores do departamento de ciências sociais e política - DCSP da referida universidade iniciaram os estudos teóricos que serviriam de base para o processo de construção de uma proposta curricular de sociologia para o ensino médio para ser experimentado pela educação básica do RN. O Presente artigo tem como objetivo principal compreender como a proposta de currículo do PIBID/Ciências Sociais contribui para as práticas pedagógicas dos professores do ensino médio, ao mesmo tempo em que ressalta a relevância da disciplina de sociologia para os alunos, frente os ataques que a mesma vem sofrendo atualmente, como também destaca a importância do PIBID para a educação, visto que é uma proposta de currículo elaborada por um grupo de pibidianos. A metodologia utilizada para a elaboração do respectivo trabalho se deu através de referências bibliográficas e questionários aplicados com professores das escolas parceiras do PIBID/Ciências Sociais. Além de sua importância metodológica entendemos que este documento contribui imensamente para o professor de sociologia na elaboração do seu programa anual, uma vez que o currículo sugere uma metodologia inovadora, capaz de estimular nos alunos um despertar crítico e reflexivo, através de aulas mais dinâmicas e dialógicas, possibilitando a apreensão de conhecimentos necessários a sua formação intelectual e cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PIBID, PROPOSTA CURRICULAR, SOCIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1171_16102017205334.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMANTHA SUENE DE ABREU LEITE"
    "autor_nome_curto" => "SAMANTHA ABREU"
    "autor_email" => "samanthaabreuleite@outloo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36341
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4344
    "inscrito_id" => 1171
    "titulo" => "CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "No ano de 2015, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Ciências Sociais do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, juntamente com a coordenadora, supervisoras - professoras de Sociologia de Escolas Estaduais localizadas na cidade de Mossoró - RN, bolsistas, e professores do departamento de ciências sociais e política - DCSP da referida universidade iniciaram os estudos teóricos que serviriam de base para o processo de construção de uma proposta curricular de sociologia para o ensino médio para ser experimentado pela educação básica do RN. O Presente artigo tem como objetivo principal compreender como a proposta de currículo do PIBID/Ciências Sociais contribui para as práticas pedagógicas dos professores do ensino médio, ao mesmo tempo em que ressalta a relevância da disciplina de sociologia para os alunos, frente os ataques que a mesma vem sofrendo atualmente, como também destaca a importância do PIBID para a educação, visto que é uma proposta de currículo elaborada por um grupo de pibidianos. A metodologia utilizada para a elaboração do respectivo trabalho se deu através de referências bibliográficas e questionários aplicados com professores das escolas parceiras do PIBID/Ciências Sociais. Além de sua importância metodológica entendemos que este documento contribui imensamente para o professor de sociologia na elaboração do seu programa anual, uma vez que o currículo sugere uma metodologia inovadora, capaz de estimular nos alunos um despertar crítico e reflexivo, através de aulas mais dinâmicas e dialógicas, possibilitando a apreensão de conhecimentos necessários a sua formação intelectual e cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PIBID, PROPOSTA CURRICULAR, SOCIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1171_16102017205334.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMANTHA SUENE DE ABREU LEITE"
    "autor_nome_curto" => "SAMANTHA ABREU"
    "autor_email" => "samanthaabreuleite@outloo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

No ano de 2015, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Ciências Sociais do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, juntamente com a coordenadora, supervisoras - professoras de Sociologia de Escolas Estaduais localizadas na cidade de Mossoró - RN, bolsistas, e professores do departamento de ciências sociais e política - DCSP da referida universidade iniciaram os estudos teóricos que serviriam de base para o processo de construção de uma proposta curricular de sociologia para o ensino médio para ser experimentado pela educação básica do RN. O Presente artigo tem como objetivo principal compreender como a proposta de currículo do PIBID/Ciências Sociais contribui para as práticas pedagógicas dos professores do ensino médio, ao mesmo tempo em que ressalta a relevância da disciplina de sociologia para os alunos, frente os ataques que a mesma vem sofrendo atualmente, como também destaca a importância do PIBID para a educação, visto que é uma proposta de currículo elaborada por um grupo de pibidianos. A metodologia utilizada para a elaboração do respectivo trabalho se deu através de referências bibliográficas e questionários aplicados com professores das escolas parceiras do PIBID/Ciências Sociais. Além de sua importância metodológica entendemos que este documento contribui imensamente para o professor de sociologia na elaboração do seu programa anual, uma vez que o currículo sugere uma metodologia inovadora, capaz de estimular nos alunos um despertar crítico e reflexivo, através de aulas mais dinâmicas e dialógicas, possibilitando a apreensão de conhecimentos necessários a sua formação intelectual e cidadã.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.