Este texto relata a experiência de se ministrar disciplinas optativas sobre os números transreais e a transmatemática a estudantes das licenciaturas em matemática e em física. A transmatemática é a reunião de todos os assuntos desenvolvidos a partir dos números transreais, seja utilizando-os ou motivando-se neles. Os números transreais são uma extensão dos números reais que permitem a divisão por zero. Eles foram criados pelo cientista da computação James Anderson com o objetivo de serem aplicados à computação. Desde então, diversos aspectos da transmatemática têm sido desenvolvidos, como por exemplo: o cálculo transreal, propondo uma topologia e uma métrica ao espaço transreal e definindo derivada e integral de funções neste domínio; os números transcomplexos, com sua topologia, métrica e funções elementares; e aplicações dos números transreais na lógica, com a semântica total, o modelo transreal para o espaço dos mundos possíveis e o modelo transreal para o espaço das proposições. Esses tópicos da transmatemática foram introduzidos a estudantes de graduação por meio de disciplinas optativas semestrais entre os anos de 2014 e 2017. Este texto faz uma breve explanação sobre o que são os números transreais, apresentando a motivação e a forma com a qual foram estabelecidos e explicando como se dá sua aritmética. O texto ainda relata os objetivos de se propor disciplinas sobre os números transreais e a transmatemática a estudantes de graduação; expõem os tópicos estudados nas disciplinas em cada semestre; comenta a recepção, por parte dos estudantes, dos temas propostos; e apresentam as impressões do professor regente da disciplina.