Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA APLICADA EM SALA DE AULA, NA FORMAÇÃO CULTURAL, INTELECTUAL E MATEMÁTICA DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DA CIDADE DE BRUMADO-BAHIA.

Palavra-chaves: DIDÁTICA, EDUCAÇÃO, REDE PUBLICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35072
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4796
    "inscrito_id" => 7767
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA APLICADA EM SALA DE AULA, NA FORMAÇÃO CULTURAL, INTELECTUAL E MATEMÁTICA DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DA CIDADE DE BRUMADO-BAHIA."
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade analisar como a didática aplicada pelo professor em sala de aula reflete na educação e no entendimento do assunto pelo aluno. O Brasil enfrenta diversos problemas relacionados com a educação, entre eles a falta de interesse por parte do aluno em estudar e adquirir os conhecimentos que são fornecidos em sala de aula. Tal problema é afirmado por meio de pesquisas. Diante dessa situação, o presente artigo propõe a abordagem do tema do uso dos recursos didáticos no ensino das diversas disciplinas, para que estas sejam mais bem assimiladas pelos alunos. Além disso, a utilização de materiais que auxiliam o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem faz com que facilite a relação aluno e professor, de tal forma que o aluno se sinta a vontade em aprender o conteúdo, evitando assim que os alunos se sintam desmotivados com os professores, o que poderia prejudicar seu aprendizado. Este artigo demonstra também que é de vital importância que o professor crie momentos de discussão de acordo com a realidade de seu aluno, de tal forma que ocorra uma assimilação do conteúdo e que posteriormente seja refletida na vida do mesmo, motivando-o a gostar da disciplina. Outro ponto importante abordado neste trabalho é o uso de ferramentas que deixe o ensino mais didático, como o uso de aulas interativas, com recursos visuais e auditivos e jogos sobre o assunto dado em sala, nos quais os alunos aprenderiam de forma mais divertida, atraindo assim a atenção deles para o assunto tratado em sala de aula. Este trabalho contou com o opinião de 30 estudantes da rede pública, estadual e municipal, da cidade de Brumado Bahia, no qual foi aplicado um questionário online, que contribuiu para a fundamentação desse presente artigo. Por fim os educadores devem concluir que o uso de recursos didáticos deve servir de auxilio para que no futuro seus alunos aprofundem e ampliem seus conhecimentos e produzam outros conhecimentos a partir desses. Ao professor cabe, portanto, saber que o material mais adequado deve ser construído, sendo assim, o aluno terá oportunidade de aprender de forma mais efetiva e dinâmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, EDUCAÇÃO, REDE PUBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7767_17102017000249.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA MEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LARA MEIRA"
    "autor_email" => "laraameira@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35072
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4796
    "inscrito_id" => 7767
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA APLICADA EM SALA DE AULA, NA FORMAÇÃO CULTURAL, INTELECTUAL E MATEMÁTICA DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DA CIDADE DE BRUMADO-BAHIA."
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade analisar como a didática aplicada pelo professor em sala de aula reflete na educação e no entendimento do assunto pelo aluno. O Brasil enfrenta diversos problemas relacionados com a educação, entre eles a falta de interesse por parte do aluno em estudar e adquirir os conhecimentos que são fornecidos em sala de aula. Tal problema é afirmado por meio de pesquisas. Diante dessa situação, o presente artigo propõe a abordagem do tema do uso dos recursos didáticos no ensino das diversas disciplinas, para que estas sejam mais bem assimiladas pelos alunos. Além disso, a utilização de materiais que auxiliam o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem faz com que facilite a relação aluno e professor, de tal forma que o aluno se sinta a vontade em aprender o conteúdo, evitando assim que os alunos se sintam desmotivados com os professores, o que poderia prejudicar seu aprendizado. Este artigo demonstra também que é de vital importância que o professor crie momentos de discussão de acordo com a realidade de seu aluno, de tal forma que ocorra uma assimilação do conteúdo e que posteriormente seja refletida na vida do mesmo, motivando-o a gostar da disciplina. Outro ponto importante abordado neste trabalho é o uso de ferramentas que deixe o ensino mais didático, como o uso de aulas interativas, com recursos visuais e auditivos e jogos sobre o assunto dado em sala, nos quais os alunos aprenderiam de forma mais divertida, atraindo assim a atenção deles para o assunto tratado em sala de aula. Este trabalho contou com o opinião de 30 estudantes da rede pública, estadual e municipal, da cidade de Brumado Bahia, no qual foi aplicado um questionário online, que contribuiu para a fundamentação desse presente artigo. Por fim os educadores devem concluir que o uso de recursos didáticos deve servir de auxilio para que no futuro seus alunos aprofundem e ampliem seus conhecimentos e produzam outros conhecimentos a partir desses. Ao professor cabe, portanto, saber que o material mais adequado deve ser construído, sendo assim, o aluno terá oportunidade de aprender de forma mais efetiva e dinâmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, EDUCAÇÃO, REDE PUBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7767_17102017000249.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA MEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LARA MEIRA"
    "autor_email" => "laraameira@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como finalidade analisar como a didática aplicada pelo professor em sala de aula reflete na educação e no entendimento do assunto pelo aluno. O Brasil enfrenta diversos problemas relacionados com a educação, entre eles a falta de interesse por parte do aluno em estudar e adquirir os conhecimentos que são fornecidos em sala de aula. Tal problema é afirmado por meio de pesquisas. Diante dessa situação, o presente artigo propõe a abordagem do tema do uso dos recursos didáticos no ensino das diversas disciplinas, para que estas sejam mais bem assimiladas pelos alunos. Além disso, a utilização de materiais que auxiliam o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem faz com que facilite a relação aluno e professor, de tal forma que o aluno se sinta a vontade em aprender o conteúdo, evitando assim que os alunos se sintam desmotivados com os professores, o que poderia prejudicar seu aprendizado. Este artigo demonstra também que é de vital importância que o professor crie momentos de discussão de acordo com a realidade de seu aluno, de tal forma que ocorra uma assimilação do conteúdo e que posteriormente seja refletida na vida do mesmo, motivando-o a gostar da disciplina. Outro ponto importante abordado neste trabalho é o uso de ferramentas que deixe o ensino mais didático, como o uso de aulas interativas, com recursos visuais e auditivos e jogos sobre o assunto dado em sala, nos quais os alunos aprenderiam de forma mais divertida, atraindo assim a atenção deles para o assunto tratado em sala de aula. Este trabalho contou com o opinião de 30 estudantes da rede pública, estadual e municipal, da cidade de Brumado Bahia, no qual foi aplicado um questionário online, que contribuiu para a fundamentação desse presente artigo. Por fim os educadores devem concluir que o uso de recursos didáticos deve servir de auxilio para que no futuro seus alunos aprofundem e ampliem seus conhecimentos e produzam outros conhecimentos a partir desses. Ao professor cabe, portanto, saber que o material mais adequado deve ser construído, sendo assim, o aluno terá oportunidade de aprender de forma mais efetiva e dinâmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.