REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DO PROFESSOR E DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA ERA DIGITAL E TECNOLÓGICA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38477 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4266 "inscrito_id" => 1638 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DO PROFESSOR E DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA ERA DIGITAL E TECNOLÓGICA." "resumo" => "A presente proposta tem como objetivo refletir acerca das mudanças atreladas ao papel social da escola e a função do professor diante da nova dinâmica educacional emergente a partir da inserção e do uso das tecnologias digitais nos ambientes das escolas e das salas de aula. É notório que os processos de ensino e aprendizagem tem se redesenhado como consequência do uso frequente das tecnologias, a escola não é mais o único lugar onde a informação circula e onde o conhecimento é construído, como foi por muito tempo, e o professor não é mais o único dono do saber, já que o uso das tecnologias digitais e da internet favorecem a democratização da informação e a redimensão quanto a construção do conhecimento. Deste modo, torna-se necessária a análise e compreensão acerca do “ser escola” e “ser professor” na era digital e tecnológica para que professores e alunos entendam as novas demandas do século XXI, das escolas cada vez mais digitalizadas e de uma sociedade informatizada e online. Para tal, efetivamos uma pesquisa bibliográfica com o intuito de perceber as nuances e novas perspectivas que têm impactado as escolas e a prática docente com o uso das tecnologias digitais. É necessário que os agentes da educação compreendam a necessidade de refletir acerca das mudanças que tem impactado os processos educativos e aceitem que é necessário colocar em prática ideias e propostas que envolvam os alunos de forma motivadora e que tenham relação com a vivência cotidiana deles, mesmo fora dos muros da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ERA DIGITAL, FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, PAPEL DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID1638_16102017195336.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA " "autor_nome_curto" => "JESSICA MORAES" "autor_email" => "jessicaferreiraprofe@gmai" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38477 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4266 "inscrito_id" => 1638 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DO PROFESSOR E DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA ERA DIGITAL E TECNOLÓGICA." "resumo" => "A presente proposta tem como objetivo refletir acerca das mudanças atreladas ao papel social da escola e a função do professor diante da nova dinâmica educacional emergente a partir da inserção e do uso das tecnologias digitais nos ambientes das escolas e das salas de aula. É notório que os processos de ensino e aprendizagem tem se redesenhado como consequência do uso frequente das tecnologias, a escola não é mais o único lugar onde a informação circula e onde o conhecimento é construído, como foi por muito tempo, e o professor não é mais o único dono do saber, já que o uso das tecnologias digitais e da internet favorecem a democratização da informação e a redimensão quanto a construção do conhecimento. Deste modo, torna-se necessária a análise e compreensão acerca do “ser escola” e “ser professor” na era digital e tecnológica para que professores e alunos entendam as novas demandas do século XXI, das escolas cada vez mais digitalizadas e de uma sociedade informatizada e online. Para tal, efetivamos uma pesquisa bibliográfica com o intuito de perceber as nuances e novas perspectivas que têm impactado as escolas e a prática docente com o uso das tecnologias digitais. É necessário que os agentes da educação compreendam a necessidade de refletir acerca das mudanças que tem impactado os processos educativos e aceitem que é necessário colocar em prática ideias e propostas que envolvam os alunos de forma motivadora e que tenham relação com a vivência cotidiana deles, mesmo fora dos muros da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ERA DIGITAL, FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, PAPEL DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID1638_16102017195336.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA " "autor_nome_curto" => "JESSICA MORAES" "autor_email" => "jessicaferreiraprofe@gmai" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }