Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DISCURSOS SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NOS MEMES DIGITAIS

Palavra-chaves: MEMES, ESCOLA, PROFESSOR, ALUNO, ALUNO Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38094
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4870
    "inscrito_id" => 9421
    "titulo" => "OS DISCURSOS SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NOS MEMES DIGITAIS"
    "resumo" => "A dimensão transcendental da tecnologia ganhou um componente que potencializou bastante a capacidade de interação global entre as pessoas, a internet. Diante disso, este trabalho objetiva compreender a articulação entre os discursos materializados nos memes digitais e as vivências compartilhadas entres os dois principais agentes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, os alunos e seus professores. A partir de uma perspectiva teórica, cujos eixos centrais abordam as temáticas de Redes Sociais, Memes e Atuação Docente, conduzimos o nosso olhar para um dos mais importantes fenômenos da contemporaneidade, que é a grande rede discursiva presente nos contextos virtuais. Trata-se de um estudo orientado pela etnografia virtual, cuja metodologia será desenhada com base em material retirado da página do Facebook Escola da Depressão, considerada a maior comunidade virtual brasileira que tem a escola enquanto unidade temática. A discussão em torno das redes sociais torna-se importante porque, a partir dela, é possível compreender como os complexos arranjos virtuais estão alterando as relações humanas, promovendo a propagação de diferentes discursos e de alguma maneira permitindo que os agentes ainda silenciados pelos processos históricos possam expressar o que pensam. Farão parte do corpus os memes publicados nessa página que, a partir do ponto de vista do aluno, retratam diversas situações vivenciadas no cotidiano escolar. Nesse contexto, os criadores de memes, na maioria das vezes, fazem uso do humor, na tentativa de perceber, ressignificar e criticar as experiências permitidas e impostas por esse cenário. Essa pesquisa pode contribuir para reflexões sobre os memes e a produção de significados na contemporaneidade, visto que permite a ampliação de algumas formulações teóricas sobre os reflexos do papel da educação escolar nas mídias e a atuação dos agentes envolvidos nos processos de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "MEMES, ESCOLA, PROFESSOR, ALUNO, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9421_17102017124800.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAPHAEL ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAPHAEL ALVES"
    "autor_email" => "raphael.haneke@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38094
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4870
    "inscrito_id" => 9421
    "titulo" => "OS DISCURSOS SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NOS MEMES DIGITAIS"
    "resumo" => "A dimensão transcendental da tecnologia ganhou um componente que potencializou bastante a capacidade de interação global entre as pessoas, a internet. Diante disso, este trabalho objetiva compreender a articulação entre os discursos materializados nos memes digitais e as vivências compartilhadas entres os dois principais agentes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, os alunos e seus professores. A partir de uma perspectiva teórica, cujos eixos centrais abordam as temáticas de Redes Sociais, Memes e Atuação Docente, conduzimos o nosso olhar para um dos mais importantes fenômenos da contemporaneidade, que é a grande rede discursiva presente nos contextos virtuais. Trata-se de um estudo orientado pela etnografia virtual, cuja metodologia será desenhada com base em material retirado da página do Facebook Escola da Depressão, considerada a maior comunidade virtual brasileira que tem a escola enquanto unidade temática. A discussão em torno das redes sociais torna-se importante porque, a partir dela, é possível compreender como os complexos arranjos virtuais estão alterando as relações humanas, promovendo a propagação de diferentes discursos e de alguma maneira permitindo que os agentes ainda silenciados pelos processos históricos possam expressar o que pensam. Farão parte do corpus os memes publicados nessa página que, a partir do ponto de vista do aluno, retratam diversas situações vivenciadas no cotidiano escolar. Nesse contexto, os criadores de memes, na maioria das vezes, fazem uso do humor, na tentativa de perceber, ressignificar e criticar as experiências permitidas e impostas por esse cenário. Essa pesquisa pode contribuir para reflexões sobre os memes e a produção de significados na contemporaneidade, visto que permite a ampliação de algumas formulações teóricas sobre os reflexos do papel da educação escolar nas mídias e a atuação dos agentes envolvidos nos processos de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "MEMES, ESCOLA, PROFESSOR, ALUNO, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9421_17102017124800.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAPHAEL ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAPHAEL ALVES"
    "autor_email" => "raphael.haneke@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A dimensão transcendental da tecnologia ganhou um componente que potencializou bastante a capacidade de interação global entre as pessoas, a internet. Diante disso, este trabalho objetiva compreender a articulação entre os discursos materializados nos memes digitais e as vivências compartilhadas entres os dois principais agentes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, os alunos e seus professores. A partir de uma perspectiva teórica, cujos eixos centrais abordam as temáticas de Redes Sociais, Memes e Atuação Docente, conduzimos o nosso olhar para um dos mais importantes fenômenos da contemporaneidade, que é a grande rede discursiva presente nos contextos virtuais. Trata-se de um estudo orientado pela etnografia virtual, cuja metodologia será desenhada com base em material retirado da página do Facebook Escola da Depressão, considerada a maior comunidade virtual brasileira que tem a escola enquanto unidade temática. A discussão em torno das redes sociais torna-se importante porque, a partir dela, é possível compreender como os complexos arranjos virtuais estão alterando as relações humanas, promovendo a propagação de diferentes discursos e de alguma maneira permitindo que os agentes ainda silenciados pelos processos históricos possam expressar o que pensam. Farão parte do corpus os memes publicados nessa página que, a partir do ponto de vista do aluno, retratam diversas situações vivenciadas no cotidiano escolar. Nesse contexto, os criadores de memes, na maioria das vezes, fazem uso do humor, na tentativa de perceber, ressignificar e criticar as experiências permitidas e impostas por esse cenário. Essa pesquisa pode contribuir para reflexões sobre os memes e a produção de significados na contemporaneidade, visto que permite a ampliação de algumas formulações teóricas sobre os reflexos do papel da educação escolar nas mídias e a atuação dos agentes envolvidos nos processos de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.