A dimensão transcendental da tecnologia ganhou um componente que potencializou bastante a capacidade de interação global entre as pessoas, a internet. Diante disso, este trabalho objetiva compreender a articulação entre os discursos materializados nos memes digitais e as vivências compartilhadas entres os dois principais agentes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, os alunos e seus professores. A partir de uma perspectiva teórica, cujos eixos centrais abordam as temáticas de Redes Sociais, Memes e Atuação Docente, conduzimos o nosso olhar para um dos mais importantes fenômenos da contemporaneidade, que é a grande rede discursiva presente nos contextos virtuais. Trata-se de um estudo orientado pela etnografia virtual, cuja metodologia será desenhada com base em material retirado da página do Facebook Escola da Depressão, considerada a maior comunidade virtual brasileira que tem a escola enquanto unidade temática. A discussão em torno das redes sociais torna-se importante porque, a partir dela, é possível compreender como os complexos arranjos virtuais estão alterando as relações humanas, promovendo a propagação de diferentes discursos e de alguma maneira permitindo que os agentes ainda silenciados pelos processos históricos possam expressar o que pensam. Farão parte do corpus os memes publicados nessa página que, a partir do ponto de vista do aluno, retratam diversas situações vivenciadas no cotidiano escolar. Nesse contexto, os criadores de memes, na maioria das vezes, fazem uso do humor, na tentativa de perceber, ressignificar e criticar as experiências permitidas e impostas por esse cenário. Essa pesquisa pode contribuir para reflexões sobre os memes e a produção de significados na contemporaneidade, visto que permite a ampliação de algumas formulações teóricas sobre os reflexos do papel da educação escolar nas mídias e a atuação dos agentes envolvidos nos processos de aprendizagem.