Um dos aspectos mais significativos, na concepção da Educação Infantil é o de reconhecer a criança como sujeito singular, respeitando o seu processo de crescimento cognitivo, emocional e psicomotor. A Psicomotricidade como uma pratica educativa, possibilita que o desenvolvimento infantil e sua maturação, sejam expressados através do brincar, das brincadeiras e do jogo simbólico de forma livre e espontânea. A ludicidade, aliada a psicomotricidade, favorece um melhor desenvolvimento infantil, proporcionando atividades que possibilitem alegria e prazer, potencializando o desenvolvimento das capacidades cognitivas, emocionais e psicomotoras. O objetivo desse trabalho foi analisar de que maneira a Psicomotricidade através do brincar, da brincadeira e do jogo simbólico, pode contribuir com o desenvolvimento das crianças, no que tange às questões afetivas, emocionais, motoras e cognitivas. Este estudo é um relato de experiência de um estudo de caso desenvolvido durante o Estágio Supervisionado do curso de Pós-Graduação de Psicomotricidade numa abordagem Clínica e Institucional, na Universidade Estadual do Ceará - UECE. O estudo realizou-se na Educação Infantil, do Colégio Master, Fortaleza – CE, com 21 crianças de ambos os sexos, com idade entre 4 e 5 anos. Foram realizadas 16 sessões de psicomotricidade com estas crianças. Antes de começar e no termino das sessões de psicomotricidade, a professora respondeu a um questionário semiestruturado, como era e sobre as mudanças que as crianças tiveram no decorrer de todas sessões. A coordenadora deu-nos todo suporte necessário para que as sessões acontecessem. Percebe-se a importância das sessões de psicomotricidade dentro da escola na Educação Infantil, com base nas respostas da professora, estas sessões contribuíram nas questões de respeito, companheirismo e na melhoria da participação nas atividades por parte das crianças, outro fator salientado, foi uma maior autonomia percebida durante as sessões.