Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS FÍSICAS NA ESCOLA INTEGRAL: UM DIAGNOSTICO ATRAVÉS DO DIÁRIO DE BORDO

Palavra-chaves: PRATICAS FISICAS, ESCOLA INTEGRAL, DIARIO DE BORDO, ADOLESCENTES Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A escola em tempo integral diz respeito às unidades de ensino que possuem em sua estrutura um alargamento de suas atividades. Isto é, que além da ampliação do tempo nesses sistemas de ensino, o objetivo é criar novos espaços e oportunidades, fomentando maior envolvimento de outros profissionais da escola, dos familiares e demais setores sociais. E são as práticas físicas da disciplina de Educação Física no Ensino Médio ferramenta que corrobora para envolvimento social, político, crítico e pedagógico, pois além de sua função cognitiva no desenvolvimento das ações do coletivo que os discentes aprendem o auto cuidado com a saúde. Isto é, a Educação Física favorece uma diminuição de doenças ocasionadas pelo sedentarismo geradas pelas redes virtuais. Apesar de todos esses argumentos que definem a escola em tempo integral é necessário uma ação efetiva a fim de que todas as necessidades sejam atendidas. Os níveis de sedentarismo no Brasil tem atingido dados alarmantes. Assim, são as práticas físicas diárias de adolescentes o objeto deste trabalho na disciplina de Educação Física, com o intuito de modificar e promover hábitos saudáveis, a partir dos conteúdos estudados em sala de aula. Participaram deste trabalho 111 discentes da 1ª série, dos cursos técnicos integrado ao médio de Geologia, Edificações e Informática. As idades são entre 13 a 16 anos. Uma média de 11 meninos por turma e 25 meninas por turma. Conforme se detém o objetivo de um diário de bordo, os alunos foram orientados a anotar as suas práticas físicas do dia a dia, a partir das seguintes variáveis: realização de Atividade física (não-sistematizadas, ou seja, atividades gerais da vida diária); Exercícios físicos (sistematizadas, ou seja, são aquelas que possuem frequência, duração volume e intensidade). Esse registro aconteceu durante os meses de maio à agosto do presente ano, correspondendo esta a etapa parcial. Após a coleta, organizado e tratados os dados em uma planilha em Excell os resultados, segundo as variáveis foram: EXERCÍCIOS FISICOS: 40% melhorou as práticas de exercícios, ou seja àqueles sistematizado, que possuem frequência, duração, intensidade e volume. Dentre as práticas utilizadas foram a caminhada, a bicicleta e a musculação; ATIVIDADE FISICA: atividades da vida diária(AVDs) 90% melhorou a realização das atividades físicas, como: andar à pé para a realização de diversas ações da vida cotidiana, atividades domésticas entre outras. Assim, o ensino integral na escola é um desafio a todos os seus usuários, mesmo as escolas que já possuem em sua grande curricular esse perfil. A escola não resultará sucesso se pais e comunidade não abraçarem o modelo, isto é, a mesma não garante a inserção dos discentes dentro das propostas da resolução que é integrar os discentes, diminuir as diferenças de acesso ao conhecimento e aos bens culturais, caso todos não se envolvam.

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