Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MINIMIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS

Palavra-chaves: SERVIÇO SOCIAL, EDUCAÇÃO ESCOLAR, DESIGUALDADES SOCIAIS Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo objetiva esclarecer a inserção e atuação do Assistente Social na Política de Educação brasileira, como importante agente transformador das situações de vulnerabilidade social encontradas na parcela da população escolar que convive com as diversas expressões da questão social e por essa razão sofre com intensidade os reflexos das desigualdades sociais. É apresentado em um breve relato histórico os primórdios da profissão do Assistente Social na divisão sociotécnica e sua inserção na área da educação, desmistificando a figura de mero coadjuvante nas arcaicas ações caritativas e trazendo à tona as reais alçadas e imputações do profissional do Serviço Social no seu novo papel de contribuir para a garantia de uma educação capaz de promover a justiça social e a minimização das desigualdades. O Assistente Social passa a ser uma peça de vital importância na conjuntura socio-política responsável pelas lutas sociais em defesa da democratização do espaço escolar. Quando a Constituição Federal de 1988 estabelecera que a educação passasse a ter status de um direito social assegurado constitucionalmente, concomitante à criação dos Conselhos Federal e Regionais de Serviço Social (CFESS e CRESS), a presença do Assistente Social no âmbito da educação escolar possibilitou a abertura de espaços participativos democráticos envolvendo os três principais pilares para o bom desenvolvimento das políticas educacionais: a escola, a família e a comunidade. A partir da integração destes vértices é possível para o profissional do Serviço Social perceber as causas e efeitos da desigualdade social no âmbito educacional e criar mecanismos de enfrentamento desta realidade.

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