Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PARA A DISCIPLINA DE BIOLOGIA: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO 3º ANO DA ESCOLA JEANETE SOUZA, PARNAÍBA-PI.

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, APRENDIZAGEM, AULAS PRÁTICAS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35326
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3567
    "inscrito_id" => 5788
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PARA A DISCIPLINA DE BIOLOGIA: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO 3º ANO DA ESCOLA JEANETE SOUZA, PARNAÍBA-PI."
    "resumo" => "O presente estudo esta fundamentado na importância de aulas práticas para o enriquecimento e complementação do processo de aprendizagem. Desse modo, objetivou-se verificar a importância dada pelos alunos da disciplina de biologia para a utilização de aulas práticas, visto que muitos autores enfatizam uma grande dificuldade em alguns conteúdos dessa disciplina, partindo assim o interesse pela temática. Desta forma a pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Jeanete Sousa localizada na cidade de Parnaíba-PI, tendo como sujeitos da pesquisa alunos do 3º ano nos turnos Manhã e Tarde. Foi aplicado questionários com perguntas abertas e fechadas a fim de nortear a pesquisa. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes entrevistados responderam que têm interesse pela disciplina de biologia, e ao mesmo tempo sentem dificuldade em assimilar o conteúdo de genética. Foi verificado que os alunos do turno da tarde demonstraram maior preferência pelas aulas práticas, sendo que esta turma também foi a que mais apontou apresentar aulas práticas. Contudo, também é possível inferir que as aulas teóricas não deixam de ter sua importância, como foi demonstrado pela turma do turno da Manhã."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, APRENDIZAGEM, AULAS PRÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5788_14102017153419.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISANGELA MARIA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELISANGELA"
    "autor_email" => "elisangela@redeskynet.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35326
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3567
    "inscrito_id" => 5788
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PARA A DISCIPLINA DE BIOLOGIA: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO 3º ANO DA ESCOLA JEANETE SOUZA, PARNAÍBA-PI."
    "resumo" => "O presente estudo esta fundamentado na importância de aulas práticas para o enriquecimento e complementação do processo de aprendizagem. Desse modo, objetivou-se verificar a importância dada pelos alunos da disciplina de biologia para a utilização de aulas práticas, visto que muitos autores enfatizam uma grande dificuldade em alguns conteúdos dessa disciplina, partindo assim o interesse pela temática. Desta forma a pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Jeanete Sousa localizada na cidade de Parnaíba-PI, tendo como sujeitos da pesquisa alunos do 3º ano nos turnos Manhã e Tarde. Foi aplicado questionários com perguntas abertas e fechadas a fim de nortear a pesquisa. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes entrevistados responderam que têm interesse pela disciplina de biologia, e ao mesmo tempo sentem dificuldade em assimilar o conteúdo de genética. Foi verificado que os alunos do turno da tarde demonstraram maior preferência pelas aulas práticas, sendo que esta turma também foi a que mais apontou apresentar aulas práticas. Contudo, também é possível inferir que as aulas teóricas não deixam de ter sua importância, como foi demonstrado pela turma do turno da Manhã."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, APRENDIZAGEM, AULAS PRÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5788_14102017153419.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISANGELA MARIA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELISANGELA"
    "autor_email" => "elisangela@redeskynet.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente estudo esta fundamentado na importância de aulas práticas para o enriquecimento e complementação do processo de aprendizagem. Desse modo, objetivou-se verificar a importância dada pelos alunos da disciplina de biologia para a utilização de aulas práticas, visto que muitos autores enfatizam uma grande dificuldade em alguns conteúdos dessa disciplina, partindo assim o interesse pela temática. Desta forma a pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Jeanete Sousa localizada na cidade de Parnaíba-PI, tendo como sujeitos da pesquisa alunos do 3º ano nos turnos Manhã e Tarde. Foi aplicado questionários com perguntas abertas e fechadas a fim de nortear a pesquisa. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes entrevistados responderam que têm interesse pela disciplina de biologia, e ao mesmo tempo sentem dificuldade em assimilar o conteúdo de genética. Foi verificado que os alunos do turno da tarde demonstraram maior preferência pelas aulas práticas, sendo que esta turma também foi a que mais apontou apresentar aulas práticas. Contudo, também é possível inferir que as aulas teóricas não deixam de ter sua importância, como foi demonstrado pela turma do turno da Manhã.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.