ERRA, Rita De Cássia Abreu. Orientação vocacional no liceu santista: projeto vital. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38058>. Acesso em: 22/11/2024 11:32
Os princípios da Orientação Educacional traduzem uma política de ação que deve permear todos os seus atos e momentos dentro da escola. Cabe ao Orientador promover ações que possam levar o aluno do Ensino Médio, principalmente os do terceiro ano, a um direcionamento sobre a escolha de um curso que mais o agrade, oferecendo informações, encontros, estudos do meio e tudo o que for necessário para que essa escolha seja feita de forma consciente e segura. O Projeto Vital surge nesse contexto como um promotor de ações específicas, mostrando ao aluno do terceiro ano do ensino médio que as possibilidades são inúmeras e uma escolha consciente pode ser possível, desde que a façamos com conhecimento e planejamento. Esse planejamento é realizado através de testes onde os alunos projetam suas habilidades, palestras informativas com profissionais da área escolhida pelos alunos, visitas monitoradas a Universidades e rodas de conversa com ex-alunos sobre como é estar em uma universidade, as disciplinas, como funcionam os estágios e demais assuntos de interesse mútuo. O Projeto tem a duração de um ano, iniciando com uma pesquisa sobre interesses profissionais e cursos superiores e culminando com uma festa na véspera do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, com um gostoso lanche, num momento de confraternização e incentivo entre alunos, professores e equipe gestora, onde vídeos são transmitidos com mensagem de incentivo, motivação e carinho, pois a afetividade nunca pode estar fora dessa relação, principalmente, num momento de tanta cobrança e tensão.