Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS: AS CONTRIBUIÇÕES DE HUMPHRY DAVY E ALESSANDRO VOLTA PARA O ESTUDO DA ELETROQUÍMICA

Palavra-chaves: HFC, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ELETROQUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37126
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3451
    "inscrito_id" => 3658
    "titulo" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS: AS CONTRIBUIÇÕES DE HUMPHRY DAVY E ALESSANDRO VOLTA PARA O ESTUDO DA ELETROQUÍMICA"
    "resumo" => "A utilização da História e Filosofia das Ciências vêm ganhando cada vez mais espaço no ambiente escolar. De acordo com a literatura científica, sua inserção pode desencadear diversas melhorias para o ensino de Cências e, consequentemente, a construção do conhecimento científico. A ciência não é fruto do acaso ou de descobertas de um pequeno número de pensadores, esta advém do acúmulo de conhecimento de várias pesquisas científicas no decorrer dos séculos. Neste contexto, a utilização da HFC se torna uma ferramenta de ensino, necessária para diminuir os reducionismos dos aspectos científicos possibilitando mostrar que a Química não é uma ciência pronta e acabada. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo principal analisar a utilização de uma sequência didática no 2º ano do Ensino Médio com a inserção da História e Filosofia das Ciências (HFC) resgatando as contribuições de Humphry Davy e Alessandro Volta para o estudo da Eletroquímica especificando os conceitos de eletrólise, pilhas e baterias. Tratou- se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 19 alunos do 2º ano do Ensino Médio. A avaliação da aprendizagem foi realizada com a produção textual e a elaboração de um mapa conceitual expondo os conceitos trabalhados e uma bateria de exercícios com questões contextualizadas referentes ao conteúdo.. Serviu para coleta de dados um questionário misto para avaliação da sequência didática pelos alunos participantes. Os dados foram sistematizados e categorizados e feita a análide de conteúdo de Bardin (2011) e interpretados à luz da literatura pertinente. Os resultados apontaram que a utilização da HFC contribui de forma satisfatória para o entendimento e construção do conhecimnto científico a partir de fatos históricos ligados ao contexto científico relacionado ao conteúdo visto em sala de aula. O uso de charges, imagens e vídeos relacionados ao cotidiano possibilitou aos alunos observar a aplicação da ciência aos fenômenos que ocorrem diariamente a sua volta e constatar os impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas e baterias no meio ambiente. A experimentação associado à construção de pilhas e baterias possibilitou aos alunos observarem e diferenciarem como ocorre um processo espontâneo e não espontâneo relacionado a pilhas e baterias. Conclui- se então que a sequência didática para o estudo da eletroquímica e conceitos históricos relacionados favoreceu o processo de ensino e aprendizagem e a resolução de exercícios de forma satisfatória, possibilitando uma maior motivação e interesse pelo conhecimento científico, a qual permitiu aos alunos uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HFC, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ELETROQUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3658_13102017100006.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ SANTOS DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ COSTA"
    "autor_email" => "andrecosta2011@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37126
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3451
    "inscrito_id" => 3658
    "titulo" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS: AS CONTRIBUIÇÕES DE HUMPHRY DAVY E ALESSANDRO VOLTA PARA O ESTUDO DA ELETROQUÍMICA"
    "resumo" => "A utilização da História e Filosofia das Ciências vêm ganhando cada vez mais espaço no ambiente escolar. De acordo com a literatura científica, sua inserção pode desencadear diversas melhorias para o ensino de Cências e, consequentemente, a construção do conhecimento científico. A ciência não é fruto do acaso ou de descobertas de um pequeno número de pensadores, esta advém do acúmulo de conhecimento de várias pesquisas científicas no decorrer dos séculos. Neste contexto, a utilização da HFC se torna uma ferramenta de ensino, necessária para diminuir os reducionismos dos aspectos científicos possibilitando mostrar que a Química não é uma ciência pronta e acabada. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo principal analisar a utilização de uma sequência didática no 2º ano do Ensino Médio com a inserção da História e Filosofia das Ciências (HFC) resgatando as contribuições de Humphry Davy e Alessandro Volta para o estudo da Eletroquímica especificando os conceitos de eletrólise, pilhas e baterias. Tratou- se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 19 alunos do 2º ano do Ensino Médio. A avaliação da aprendizagem foi realizada com a produção textual e a elaboração de um mapa conceitual expondo os conceitos trabalhados e uma bateria de exercícios com questões contextualizadas referentes ao conteúdo.. Serviu para coleta de dados um questionário misto para avaliação da sequência didática pelos alunos participantes. Os dados foram sistematizados e categorizados e feita a análide de conteúdo de Bardin (2011) e interpretados à luz da literatura pertinente. Os resultados apontaram que a utilização da HFC contribui de forma satisfatória para o entendimento e construção do conhecimnto científico a partir de fatos históricos ligados ao contexto científico relacionado ao conteúdo visto em sala de aula. O uso de charges, imagens e vídeos relacionados ao cotidiano possibilitou aos alunos observar a aplicação da ciência aos fenômenos que ocorrem diariamente a sua volta e constatar os impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas e baterias no meio ambiente. A experimentação associado à construção de pilhas e baterias possibilitou aos alunos observarem e diferenciarem como ocorre um processo espontâneo e não espontâneo relacionado a pilhas e baterias. Conclui- se então que a sequência didática para o estudo da eletroquímica e conceitos históricos relacionados favoreceu o processo de ensino e aprendizagem e a resolução de exercícios de forma satisfatória, possibilitando uma maior motivação e interesse pelo conhecimento científico, a qual permitiu aos alunos uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HFC, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ELETROQUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3658_13102017100006.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ SANTOS DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ COSTA"
    "autor_email" => "andrecosta2011@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A utilização da História e Filosofia das Ciências vêm ganhando cada vez mais espaço no ambiente escolar. De acordo com a literatura científica, sua inserção pode desencadear diversas melhorias para o ensino de Cências e, consequentemente, a construção do conhecimento científico. A ciência não é fruto do acaso ou de descobertas de um pequeno número de pensadores, esta advém do acúmulo de conhecimento de várias pesquisas científicas no decorrer dos séculos. Neste contexto, a utilização da HFC se torna uma ferramenta de ensino, necessária para diminuir os reducionismos dos aspectos científicos possibilitando mostrar que a Química não é uma ciência pronta e acabada. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo principal analisar a utilização de uma sequência didática no 2º ano do Ensino Médio com a inserção da História e Filosofia das Ciências (HFC) resgatando as contribuições de Humphry Davy e Alessandro Volta para o estudo da Eletroquímica especificando os conceitos de eletrólise, pilhas e baterias. Tratou- se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 19 alunos do 2º ano do Ensino Médio. A avaliação da aprendizagem foi realizada com a produção textual e a elaboração de um mapa conceitual expondo os conceitos trabalhados e uma bateria de exercícios com questões contextualizadas referentes ao conteúdo.. Serviu para coleta de dados um questionário misto para avaliação da sequência didática pelos alunos participantes. Os dados foram sistematizados e categorizados e feita a análide de conteúdo de Bardin (2011) e interpretados à luz da literatura pertinente. Os resultados apontaram que a utilização da HFC contribui de forma satisfatória para o entendimento e construção do conhecimnto científico a partir de fatos históricos ligados ao contexto científico relacionado ao conteúdo visto em sala de aula. O uso de charges, imagens e vídeos relacionados ao cotidiano possibilitou aos alunos observar a aplicação da ciência aos fenômenos que ocorrem diariamente a sua volta e constatar os impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas e baterias no meio ambiente. A experimentação associado à construção de pilhas e baterias possibilitou aos alunos observarem e diferenciarem como ocorre um processo espontâneo e não espontâneo relacionado a pilhas e baterias. Conclui- se então que a sequência didática para o estudo da eletroquímica e conceitos históricos relacionados favoreceu o processo de ensino e aprendizagem e a resolução de exercícios de forma satisfatória, possibilitando uma maior motivação e interesse pelo conhecimento científico, a qual permitiu aos alunos uma aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.