Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: INCLUSÃO DIGITAL, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37027
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2334
    "inscrito_id" => 7965
    "titulo" => "FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE E  DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Em tempos de convergência e participação professores e estudantes são desafiados a vivências de processos de ensino-aprendizagem que instigam a colaboração, a inovação, o compartilhamento e a coletividade. Neste cenário acreditamos que os docentes em formação precisam estar preparados para trabalhar com as tecnologias digitais de rede (TDR) e com as transformações sociais e atitudinais que elas imprimem à dinâmica escolar. Defendemos que um curso de formação inicial de educadores na modalidade a distância pode oportunizar a vivência de processos de inclusão digital, desde que o desenho didático no ambiente virtual de aprendizagem promova interação, colaboração, participação e autoria na apropriação de tecnologias digitais de rede. A partir deste contexto, o presente trabalho tem por objetivo socializar as experiências de aprendizagem propostas em 2017/01 na disciplina Didática da Educação a Distância, da 4ª fase do curso de Pedagogia a distância do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC). Tendo como objetivo refletir sobre didática e tecnologias da educação a distância e suas contribuições para a formação do pedagogo e para a docência na Educação Básica, a disciplina propôs aos acadêmicos a apropriação de recursos tecnológicos que estimulem características que compreendemos serem inerentes ao contexto social contemporâneo: autoria, coautoria, coletividade, criatividade e participação. Nesse sentido, por meio de atividades de aprendizagem envolvendo ferramentas como Toondoo, Fábrica de Tirinhas, Prezi e StoryJumper, os estudantes puderam relacionar os conteúdos estudados durante o semestre com a vivência de processos de apropriação de recursos disponíveis na internet, exercendo sua participação autoral na rede."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO DIGITAL, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7965_11092017210433.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA MARCON"
    "autor_nome_curto" => "KARINA MARCON"
    "autor_email" => "kamarcon@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37027
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2334
    "inscrito_id" => 7965
    "titulo" => "FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE E  DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Em tempos de convergência e participação professores e estudantes são desafiados a vivências de processos de ensino-aprendizagem que instigam a colaboração, a inovação, o compartilhamento e a coletividade. Neste cenário acreditamos que os docentes em formação precisam estar preparados para trabalhar com as tecnologias digitais de rede (TDR) e com as transformações sociais e atitudinais que elas imprimem à dinâmica escolar. Defendemos que um curso de formação inicial de educadores na modalidade a distância pode oportunizar a vivência de processos de inclusão digital, desde que o desenho didático no ambiente virtual de aprendizagem promova interação, colaboração, participação e autoria na apropriação de tecnologias digitais de rede. A partir deste contexto, o presente trabalho tem por objetivo socializar as experiências de aprendizagem propostas em 2017/01 na disciplina Didática da Educação a Distância, da 4ª fase do curso de Pedagogia a distância do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC). Tendo como objetivo refletir sobre didática e tecnologias da educação a distância e suas contribuições para a formação do pedagogo e para a docência na Educação Básica, a disciplina propôs aos acadêmicos a apropriação de recursos tecnológicos que estimulem características que compreendemos serem inerentes ao contexto social contemporâneo: autoria, coautoria, coletividade, criatividade e participação. Nesse sentido, por meio de atividades de aprendizagem envolvendo ferramentas como Toondoo, Fábrica de Tirinhas, Prezi e StoryJumper, os estudantes puderam relacionar os conteúdos estudados durante o semestre com a vivência de processos de apropriação de recursos disponíveis na internet, exercendo sua participação autoral na rede."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO DIGITAL, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7965_11092017210433.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA MARCON"
    "autor_nome_curto" => "KARINA MARCON"
    "autor_email" => "kamarcon@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Em tempos de convergência e participação professores e estudantes são desafiados a vivências de processos de ensino-aprendizagem que instigam a colaboração, a inovação, o compartilhamento e a coletividade. Neste cenário acreditamos que os docentes em formação precisam estar preparados para trabalhar com as tecnologias digitais de rede (TDR) e com as transformações sociais e atitudinais que elas imprimem à dinâmica escolar. Defendemos que um curso de formação inicial de educadores na modalidade a distância pode oportunizar a vivência de processos de inclusão digital, desde que o desenho didático no ambiente virtual de aprendizagem promova interação, colaboração, participação e autoria na apropriação de tecnologias digitais de rede. A partir deste contexto, o presente trabalho tem por objetivo socializar as experiências de aprendizagem propostas em 2017/01 na disciplina Didática da Educação a Distância, da 4ª fase do curso de Pedagogia a distância do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC). Tendo como objetivo refletir sobre didática e tecnologias da educação a distância e suas contribuições para a formação do pedagogo e para a docência na Educação Básica, a disciplina propôs aos acadêmicos a apropriação de recursos tecnológicos que estimulem características que compreendemos serem inerentes ao contexto social contemporâneo: autoria, coautoria, coletividade, criatividade e participação. Nesse sentido, por meio de atividades de aprendizagem envolvendo ferramentas como Toondoo, Fábrica de Tirinhas, Prezi e StoryJumper, os estudantes puderam relacionar os conteúdos estudados durante o semestre com a vivência de processos de apropriação de recursos disponíveis na internet, exercendo sua participação autoral na rede.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.