CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA PROCESSOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INSERÇÃO DE NOVAS LINGUAGENS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36305 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3948 "inscrito_id" => 615 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA PROCESSOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INSERÇÃO DE NOVAS LINGUAGENS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Este estudo tem por objetivo sistematizar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelo PIBID – Subprojeto de Língua Inglesa do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba numa escola pública em Guarabira-PB. Tais estratégias foram desenvolvidas a partir das atividades realizadas nas turmas de Ensino Fundamental e foram implementadas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Inglesa a partir da realização de atividades educativas marcadas pelo viés da ludicidade e da interatividade, de modo a promover e a incentivar o processo significativo da aprendizagem da Língua Inglesa. Tais ações observaram diferentes abordagens pedagógicas com o objetivo de tornar a sala de aula um espaço mais atrativo, de estimular a fala em Língua Inglesa durante a realização das aulas, de promover a ampliação do vocabulário e sobretudo, de trazer uma alternativa possível para o desenvolvimento de habilidades comunicativas em Língua Inglesa nas salas de aula da escola pública. O conjunto de atividades descrito contempla a elaboração de um filme curta-metragem, criado a partir da adaptação do conto clássico da literatura infantil, encenado pelos próprios alunos e construído de forma coletiva e compartilhada e a descrição de sequências didáticas desenvolvidas para a ampliação de vocabulário e para aquisição de conhecimento relativos a gramática da língua inglesa. No que se refere aos aspectos teórico-metodológicos, buscamos os estudos acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, bem como observamos as contribuições de estudiosos a respeito das metodologias para o Ensino de Língua Estrangeira. Além disso, buscamos o aporte teórico que trata da importância das atividades de produção oral para a aprendizagem de uma segunda língua e dos estudos que tratam dos processos de aprendizagem colaborativa. Assim, as considerações resultantes desse estudo caminham no sentido de contribuir para a reflexão acerca das metodologias adotadas para o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO,, APRENDIZAGEM COLABORATIVA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID615_16102017130006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA PAULA COSTA CARDOSO E ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JOANA ANDRADE" "autor_email" => "joanapaulaandrade_uab@hot" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36305 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3948 "inscrito_id" => 615 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA PROCESSOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INSERÇÃO DE NOVAS LINGUAGENS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Este estudo tem por objetivo sistematizar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelo PIBID – Subprojeto de Língua Inglesa do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba numa escola pública em Guarabira-PB. Tais estratégias foram desenvolvidas a partir das atividades realizadas nas turmas de Ensino Fundamental e foram implementadas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Inglesa a partir da realização de atividades educativas marcadas pelo viés da ludicidade e da interatividade, de modo a promover e a incentivar o processo significativo da aprendizagem da Língua Inglesa. Tais ações observaram diferentes abordagens pedagógicas com o objetivo de tornar a sala de aula um espaço mais atrativo, de estimular a fala em Língua Inglesa durante a realização das aulas, de promover a ampliação do vocabulário e sobretudo, de trazer uma alternativa possível para o desenvolvimento de habilidades comunicativas em Língua Inglesa nas salas de aula da escola pública. O conjunto de atividades descrito contempla a elaboração de um filme curta-metragem, criado a partir da adaptação do conto clássico da literatura infantil, encenado pelos próprios alunos e construído de forma coletiva e compartilhada e a descrição de sequências didáticas desenvolvidas para a ampliação de vocabulário e para aquisição de conhecimento relativos a gramática da língua inglesa. No que se refere aos aspectos teórico-metodológicos, buscamos os estudos acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, bem como observamos as contribuições de estudiosos a respeito das metodologias para o Ensino de Língua Estrangeira. Além disso, buscamos o aporte teórico que trata da importância das atividades de produção oral para a aprendizagem de uma segunda língua e dos estudos que tratam dos processos de aprendizagem colaborativa. Assim, as considerações resultantes desse estudo caminham no sentido de contribuir para a reflexão acerca das metodologias adotadas para o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO,, APRENDIZAGEM COLABORATIVA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID615_16102017130006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA PAULA COSTA CARDOSO E ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JOANA ANDRADE" "autor_email" => "joanapaulaandrade_uab@hot" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }