Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL - SÉRIES INICIAS NA ESCOLA MUNICIPAL ANA ESTER

Palavra-chaves: OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICO, ENSINO DA MATEMÁTICA, SÉRIES INICIAIS Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38021
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3199
    "inscrito_id" => 1352
    "titulo" => "OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL - SÉRIES INICIAS NA ESCOLA MUNICIPAL ANA ESTER"
    "resumo" => """
      Este artigo foi desenvolvido no intuito de trazer mais informações sobre obstáculos epistemológicos para professores de matemática do ensino fundamental nas séries iniciais pois, a aprendizagem matemática ainda se constitui em um grande problema, tanto para crianças quanto para os professores que estão sendo formados principalmente no curso de Pedagogia. Isso justifica, muitas vezes, que a própria opção pelo curso seja determinada pela inexistência de matemática em sua grade curricular. Os resultados nos mostram que quando um conteúdo não foi bem assimilado pelo aluno pode vir a se constituir como ‘obstáculo epistemológicos’ para a aprendizagem matemática, de forma tal que influencia negativamente a aprendizagem posterior uma vez que tende a se propagar pelas séries subsequentes.\r\n
      Por tanto é preciso ter uma ideia de educação matemática, já que a mesma juntamente com a epistemologia procura focaliza os obstáculos admitidos como causa de dificuldades à aprendizagem da matemática, chamados obstáculos epistemológicos. O conhecimento resulta do processo da aprendizagem e não está imune a erros, isto é, não está isento dos percalços que a caminhada humana acarreta. O tema ‘Obstáculos epistemológicos’ é largamente abrangente. Perpassa praticamente os campos de todas as ciências que o ser humano já descobriu e hoje utiliza.Um obstáculo é um conhecimento que produz soluções adaptadas a um determinado contexto, mas induz a falsas soluções fora deste. Este conhecimento resiste às contradições apresentadas e frequentemente volta a se manifestar. (Duroux, apud Bittencourt 1998, p 14). No desenvolvimento deste estudo, pretendemos buscar conhecer sobre Obstáculos Epistemológicos no ensino da matemática nas series inicias, sua origem e natureza e o percurso histórico sobre o tema, já que estes obstáculos estão presentes em todo e qualquer aprendizado, positivamente servindo de incentivo aos professores.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICO, ENSINO DA MATEMÁTICA, SÉRIES INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID1352_07102017233254.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELTON DANILO ROCHA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "HELTON ROCHA"
    "autor_email" => "heltondanilojcp@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38021
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3199
    "inscrito_id" => 1352
    "titulo" => "OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL - SÉRIES INICIAS NA ESCOLA MUNICIPAL ANA ESTER"
    "resumo" => """
      Este artigo foi desenvolvido no intuito de trazer mais informações sobre obstáculos epistemológicos para professores de matemática do ensino fundamental nas séries iniciais pois, a aprendizagem matemática ainda se constitui em um grande problema, tanto para crianças quanto para os professores que estão sendo formados principalmente no curso de Pedagogia. Isso justifica, muitas vezes, que a própria opção pelo curso seja determinada pela inexistência de matemática em sua grade curricular. Os resultados nos mostram que quando um conteúdo não foi bem assimilado pelo aluno pode vir a se constituir como ‘obstáculo epistemológicos’ para a aprendizagem matemática, de forma tal que influencia negativamente a aprendizagem posterior uma vez que tende a se propagar pelas séries subsequentes.\r\n
      Por tanto é preciso ter uma ideia de educação matemática, já que a mesma juntamente com a epistemologia procura focaliza os obstáculos admitidos como causa de dificuldades à aprendizagem da matemática, chamados obstáculos epistemológicos. O conhecimento resulta do processo da aprendizagem e não está imune a erros, isto é, não está isento dos percalços que a caminhada humana acarreta. O tema ‘Obstáculos epistemológicos’ é largamente abrangente. Perpassa praticamente os campos de todas as ciências que o ser humano já descobriu e hoje utiliza.Um obstáculo é um conhecimento que produz soluções adaptadas a um determinado contexto, mas induz a falsas soluções fora deste. Este conhecimento resiste às contradições apresentadas e frequentemente volta a se manifestar. (Duroux, apud Bittencourt 1998, p 14). No desenvolvimento deste estudo, pretendemos buscar conhecer sobre Obstáculos Epistemológicos no ensino da matemática nas series inicias, sua origem e natureza e o percurso histórico sobre o tema, já que estes obstáculos estão presentes em todo e qualquer aprendizado, positivamente servindo de incentivo aos professores.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICO, ENSINO DA MATEMÁTICA, SÉRIES INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID1352_07102017233254.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELTON DANILO ROCHA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "HELTON ROCHA"
    "autor_email" => "heltondanilojcp@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo foi desenvolvido no intuito de trazer mais informações sobre obstáculos epistemológicos para professores de matemática do ensino fundamental nas séries iniciais pois, a aprendizagem matemática ainda se constitui em um grande problema, tanto para crianças quanto para os professores que estão sendo formados principalmente no curso de Pedagogia. Isso justifica, muitas vezes, que a própria opção pelo curso seja determinada pela inexistência de matemática em sua grade curricular. Os resultados nos mostram que quando um conteúdo não foi bem assimilado pelo aluno pode vir a se constituir como ‘obstáculo epistemológicos’ para a aprendizagem matemática, de forma tal que influencia negativamente a aprendizagem posterior uma vez que tende a se propagar pelas séries subsequentes. Por tanto é preciso ter uma ideia de educação matemática, já que a mesma juntamente com a epistemologia procura focaliza os obstáculos admitidos como causa de dificuldades à aprendizagem da matemática, chamados obstáculos epistemológicos. O conhecimento resulta do processo da aprendizagem e não está imune a erros, isto é, não está isento dos percalços que a caminhada humana acarreta. O tema ‘Obstáculos epistemológicos’ é largamente abrangente. Perpassa praticamente os campos de todas as ciências que o ser humano já descobriu e hoje utiliza.Um obstáculo é um conhecimento que produz soluções adaptadas a um determinado contexto, mas induz a falsas soluções fora deste. Este conhecimento resiste às contradições apresentadas e frequentemente volta a se manifestar. (Duroux, apud Bittencourt 1998, p 14). No desenvolvimento deste estudo, pretendemos buscar conhecer sobre Obstáculos Epistemológicos no ensino da matemática nas series inicias, sua origem e natureza e o percurso histórico sobre o tema, já que estes obstáculos estão presentes em todo e qualquer aprendizado, positivamente servindo de incentivo aos professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.