OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL - SÉRIES INICIAS NA ESCOLA MUNICIPAL ANA ESTER
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38021 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3199 "inscrito_id" => 1352 "titulo" => "OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL - SÉRIES INICIAS NA ESCOLA MUNICIPAL ANA ESTER" "resumo" => """ Este artigo foi desenvolvido no intuito de trazer mais informações sobre obstáculos epistemológicos para professores de matemática do ensino fundamental nas séries iniciais pois, a aprendizagem matemática ainda se constitui em um grande problema, tanto para crianças quanto para os professores que estão sendo formados principalmente no curso de Pedagogia. Isso justifica, muitas vezes, que a própria opção pelo curso seja determinada pela inexistência de matemática em sua grade curricular. Os resultados nos mostram que quando um conteúdo não foi bem assimilado pelo aluno pode vir a se constituir como ‘obstáculo epistemológicos’ para a aprendizagem matemática, de forma tal que influencia negativamente a aprendizagem posterior uma vez que tende a se propagar pelas séries subsequentes.\r\n Por tanto é preciso ter uma ideia de educação matemática, já que a mesma juntamente com a epistemologia procura focaliza os obstáculos admitidos como causa de dificuldades à aprendizagem da matemática, chamados obstáculos epistemológicos. O conhecimento resulta do processo da aprendizagem e não está imune a erros, isto é, não está isento dos percalços que a caminhada humana acarreta. O tema ‘Obstáculos epistemológicos’ é largamente abrangente. Perpassa praticamente os campos de todas as ciências que o ser humano já descobriu e hoje utiliza.Um obstáculo é um conhecimento que produz soluções adaptadas a um determinado contexto, mas induz a falsas soluções fora deste. Este conhecimento resiste às contradições apresentadas e frequentemente volta a se manifestar. (Duroux, apud Bittencourt 1998, p 14). No desenvolvimento deste estudo, pretendemos buscar conhecer sobre Obstáculos Epistemológicos no ensino da matemática nas series inicias, sua origem e natureza e o percurso histórico sobre o tema, já que estes obstáculos estão presentes em todo e qualquer aprendizado, positivamente servindo de incentivo aos professores. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICO, ENSINO DA MATEMÁTICA, SÉRIES INICIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID1352_07102017233254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELTON DANILO ROCHA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "HELTON ROCHA" "autor_email" => "heltondanilojcp@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38021 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3199 "inscrito_id" => 1352 "titulo" => "OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL - SÉRIES INICIAS NA ESCOLA MUNICIPAL ANA ESTER" "resumo" => """ Este artigo foi desenvolvido no intuito de trazer mais informações sobre obstáculos epistemológicos para professores de matemática do ensino fundamental nas séries iniciais pois, a aprendizagem matemática ainda se constitui em um grande problema, tanto para crianças quanto para os professores que estão sendo formados principalmente no curso de Pedagogia. Isso justifica, muitas vezes, que a própria opção pelo curso seja determinada pela inexistência de matemática em sua grade curricular. Os resultados nos mostram que quando um conteúdo não foi bem assimilado pelo aluno pode vir a se constituir como ‘obstáculo epistemológicos’ para a aprendizagem matemática, de forma tal que influencia negativamente a aprendizagem posterior uma vez que tende a se propagar pelas séries subsequentes.\r\n Por tanto é preciso ter uma ideia de educação matemática, já que a mesma juntamente com a epistemologia procura focaliza os obstáculos admitidos como causa de dificuldades à aprendizagem da matemática, chamados obstáculos epistemológicos. O conhecimento resulta do processo da aprendizagem e não está imune a erros, isto é, não está isento dos percalços que a caminhada humana acarreta. O tema ‘Obstáculos epistemológicos’ é largamente abrangente. Perpassa praticamente os campos de todas as ciências que o ser humano já descobriu e hoje utiliza.Um obstáculo é um conhecimento que produz soluções adaptadas a um determinado contexto, mas induz a falsas soluções fora deste. Este conhecimento resiste às contradições apresentadas e frequentemente volta a se manifestar. (Duroux, apud Bittencourt 1998, p 14). No desenvolvimento deste estudo, pretendemos buscar conhecer sobre Obstáculos Epistemológicos no ensino da matemática nas series inicias, sua origem e natureza e o percurso histórico sobre o tema, já que estes obstáculos estão presentes em todo e qualquer aprendizado, positivamente servindo de incentivo aos professores. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICO, ENSINO DA MATEMÁTICA, SÉRIES INICIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID1352_07102017233254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELTON DANILO ROCHA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "HELTON ROCHA" "autor_email" => "heltondanilojcp@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }