ABREU, Ijaciara Barros De et al.. Historiando e cantando a letra da canção. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37128>. Acesso em: 22/11/2024 05:17
Não raramente ouvem-se, por parte dos professores, relatos de confrontos advindos da distração de estudantes, provocada pela utilização de recursos tecnológicos durante as aulas, dificultando o aprendizado. Para tentar minimizar o impacto que a utilização de recursos tecnológicos, de forma errada e em momentos impróprios, provoca nas relações estabelecidas no âmbito escolar e apresentam-se como um entrave, no processo de ensinar e de aprender, esse artigo tem o propósito de apresentar uma experiência pedagógica realizada na EREM (Escola de Referência em Ensino Médio) Humberto Lins Barradas, localizada no Município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Trata-se de uma Escola pública da rede estadual de ensino do Estado de Pernambuco. O problema surgiu da constatação do estado de apatia apresentado pelos estudantes, pois que, em condições, muitas vezes insalubres, durante dois dias por semana, tinham que permanecer na Escola em horário integral. Entendendo que é necessária, antes de tudo, a motivação para que o aprendizado realmente ocorra algo de urgente precisava ser feito para reverter aquele quadro. O Projeto Historiando e Cantando foi planejado e executado com a finalidade de mitigar a apatia e estimular o pertencimento no processo ensino e aprendizagem, através de uma prática pedagógica que buscasse naquilo que é de interesse dos estudantes, o incentivo para a execução, mesmo em uma comunidade diversamente composta, principalmente, com valores religiosos tão arraigados e, muitas vezes, cerceadores. Porém, a diversidade interna daquele núcleo estudantil, não impedia a utilização, sobretudo, dos aparelhos de celular para exercitar o hábito do canto, com muita frequência. Portanto, a canção apresentou-se como o elo que iria unir os diferentes em uma atividade socializada. Compartilhar essa experiência é o que se propõe a seguir.