CRIPTOGRAFIA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES MATRICIAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36337 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1921 "inscrito_id" => 6939 "titulo" => "CRIPTOGRAFIA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES MATRICIAIS" "resumo" => "Desde a antiguidade houve a necessidade de se comunicar de maneira sigilosa, nas guerras, por exemplo, os grandes generais tinha a preocupação de se comunicar secretamente entre as bases e assim desenvolver seus planos de ataques em segurança. Os primeiros relatos sobre a utilização da criptografia aconteceram nas civilizações antigas quando os Egípcios usaram os hieróglifos para manter documentos importantes em segurança, e desde então, muitos estudiosos se propuseram a estudar sobre essa técnica, alcançando grandes avanços e tornando-a uma importante aplicação da Matemática. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo utilizar a criptografia como uma ferramenta de ensino de conteúdos matemáticos, tendo a sua relevância em trazer ao debate a importância de ensinar a Matemática de forma mais articulada com a realidade dos discentes, mostrando uma forma de se trabalhar essa disciplina a partir de uma de suas aplicações importantes para a sociedade atual. Para isso, realizamos um estudo bibliográfico sobre a criptografia, abordando a sua evolução histórica e os conceitos matemáticos aplicados a essa técnica, destacando a Cifra de Hill a qual é uma técnica criptográfica baseada na Álgebra Linear, mais especificamente nas operações matriciais e na aritmética modular. E como parte final deste trabalho, elaboramos uma sequência didática para auxiliar os professores da Educação Básica no ensino das operações matriciais utilizando a criptografia como uma alternativa metodológica em sala de aula, visando a melhoria do processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CRIPTOGRAFIA, MATEMÁTICA, MATRIZES, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID6939_11092017150529.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIARA PEREIRA TAVARES" "autor_nome_curto" => "NAIARA TAVARES" "autor_email" => "naiara96link@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36337 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1921 "inscrito_id" => 6939 "titulo" => "CRIPTOGRAFIA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES MATRICIAIS" "resumo" => "Desde a antiguidade houve a necessidade de se comunicar de maneira sigilosa, nas guerras, por exemplo, os grandes generais tinha a preocupação de se comunicar secretamente entre as bases e assim desenvolver seus planos de ataques em segurança. Os primeiros relatos sobre a utilização da criptografia aconteceram nas civilizações antigas quando os Egípcios usaram os hieróglifos para manter documentos importantes em segurança, e desde então, muitos estudiosos se propuseram a estudar sobre essa técnica, alcançando grandes avanços e tornando-a uma importante aplicação da Matemática. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo utilizar a criptografia como uma ferramenta de ensino de conteúdos matemáticos, tendo a sua relevância em trazer ao debate a importância de ensinar a Matemática de forma mais articulada com a realidade dos discentes, mostrando uma forma de se trabalhar essa disciplina a partir de uma de suas aplicações importantes para a sociedade atual. Para isso, realizamos um estudo bibliográfico sobre a criptografia, abordando a sua evolução histórica e os conceitos matemáticos aplicados a essa técnica, destacando a Cifra de Hill a qual é uma técnica criptográfica baseada na Álgebra Linear, mais especificamente nas operações matriciais e na aritmética modular. E como parte final deste trabalho, elaboramos uma sequência didática para auxiliar os professores da Educação Básica no ensino das operações matriciais utilizando a criptografia como uma alternativa metodológica em sala de aula, visando a melhoria do processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CRIPTOGRAFIA, MATEMÁTICA, MATRIZES, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID6939_11092017150529.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIARA PEREIRA TAVARES" "autor_nome_curto" => "NAIARA TAVARES" "autor_email" => "naiara96link@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }