Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECICLANDO E REUTILIZANDO: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PIBID DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORMIGA-MG.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38462 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2395 "inscrito_id" => 5870 "titulo" => "RECICLANDO E REUTILIZANDO: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PIBID DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORMIGA-MG." "resumo" => "Introdução: A grande quantidade de resíduos sólidos gerados, é um dos graves problemas ambientais da humanidade e, por isso, tornou-se uma temática de suma importância a ser trabalhada nos programas de Educação Ambiental das escolas brasileiras. A escola é o ambiente em que o aluno realiza grande parte do seu processo de socialização, o que a torna o lugar ideal para trabalhar a Educação Ambiental, de modo a inserir no cotidiano dos alunos, práticas sustentáveis permitindo que os mesmos se tornem agentes transformadores do ambiente onde vivem. Objetivo: Promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e da reutilização de garrafas pet e latas de alumínio no ambiente escolar. Metodologia: Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizou-se uma campanha de conscientização junto aos alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública de Formiga-MG, voltada para a arrecadação de latas de alumínio e garrafas pet. Para incentivar a participação dos alunos, foi proposta uma competição entre as turmas, na qual a turma que mais contribuísse com doações de garrafas pet e latas de alumínio participaria também das atividades de reutilização do material. Resultados: Os alunos, de maneira geral, contribuíram com um grande número de materiais para a campanha, com maior participação dos alunos do ensino fundamental, que representaram grande parte das doações. As garrafas pet arrecadadas foram utilizadas na montagem de um jardim vertical para a escola e para a confecção de sete puffs. As latas de alumínio foram vendidas e o dinheiro foi revertido para a compra de mudas (cebolinha, alface, agrião, espinafre, orégano, hortelã e salsinha) e terra para jardinagem. Conclusão: A Conclui-se que pequenas ações que envolvem a participação dos alunos, de modo a valorizá-los como sujeitos ativos do processo de aprendizagem, geram grandes impactos positivos. Além de a escola em questão ser beneficiada com uma área verde, o projeto despertou nos alunos a conscientização sobre a importância da busca de soluções para minimizar os impactos ambientais gerados pelo excesso de lixo produzido.Introdução: A grande quantidade de resíduos sólidos gerados, é um dos graves problemas ambientais da humanidade e, por isso, tornou-se uma temática de suma impo" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID5870_11092017223041.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA ANGELI BELO" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA ANGELI" "autor_email" => "giovanna.ab@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA (UNIFORMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38462 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2395 "inscrito_id" => 5870 "titulo" => "RECICLANDO E REUTILIZANDO: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PIBID DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORMIGA-MG." "resumo" => "Introdução: A grande quantidade de resíduos sólidos gerados, é um dos graves problemas ambientais da humanidade e, por isso, tornou-se uma temática de suma importância a ser trabalhada nos programas de Educação Ambiental das escolas brasileiras. A escola é o ambiente em que o aluno realiza grande parte do seu processo de socialização, o que a torna o lugar ideal para trabalhar a Educação Ambiental, de modo a inserir no cotidiano dos alunos, práticas sustentáveis permitindo que os mesmos se tornem agentes transformadores do ambiente onde vivem. Objetivo: Promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e da reutilização de garrafas pet e latas de alumínio no ambiente escolar. Metodologia: Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizou-se uma campanha de conscientização junto aos alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública de Formiga-MG, voltada para a arrecadação de latas de alumínio e garrafas pet. Para incentivar a participação dos alunos, foi proposta uma competição entre as turmas, na qual a turma que mais contribuísse com doações de garrafas pet e latas de alumínio participaria também das atividades de reutilização do material. Resultados: Os alunos, de maneira geral, contribuíram com um grande número de materiais para a campanha, com maior participação dos alunos do ensino fundamental, que representaram grande parte das doações. As garrafas pet arrecadadas foram utilizadas na montagem de um jardim vertical para a escola e para a confecção de sete puffs. As latas de alumínio foram vendidas e o dinheiro foi revertido para a compra de mudas (cebolinha, alface, agrião, espinafre, orégano, hortelã e salsinha) e terra para jardinagem. Conclusão: A Conclui-se que pequenas ações que envolvem a participação dos alunos, de modo a valorizá-los como sujeitos ativos do processo de aprendizagem, geram grandes impactos positivos. Além de a escola em questão ser beneficiada com uma área verde, o projeto despertou nos alunos a conscientização sobre a importância da busca de soluções para minimizar os impactos ambientais gerados pelo excesso de lixo produzido.Introdução: A grande quantidade de resíduos sólidos gerados, é um dos graves problemas ambientais da humanidade e, por isso, tornou-se uma temática de suma impo" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID5870_11092017223041.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA ANGELI BELO" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA ANGELI" "autor_email" => "giovanna.ab@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA (UNIFORMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Introdução: A grande quantidade de resíduos sólidos gerados, é um dos graves problemas ambientais da humanidade e, por isso, tornou-se uma temática de suma importância a ser trabalhada nos programas de Educação Ambiental das escolas brasileiras. A escola é o ambiente em que o aluno realiza grande parte do seu processo de socialização, o que a torna o lugar ideal para trabalhar a Educação Ambiental, de modo a inserir no cotidiano dos alunos, práticas sustentáveis permitindo que os mesmos se tornem agentes transformadores do ambiente onde vivem. Objetivo: Promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e da reutilização de garrafas pet e latas de alumínio no ambiente escolar. Metodologia: Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizou-se uma campanha de conscientização junto aos alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública de Formiga-MG, voltada para a arrecadação de latas de alumínio e garrafas pet. Para incentivar a participação dos alunos, foi proposta uma competição entre as turmas, na qual a turma que mais contribuísse com doações de garrafas pet e latas de alumínio participaria também das atividades de reutilização do material. Resultados: Os alunos, de maneira geral, contribuíram com um grande número de materiais para a campanha, com maior participação dos alunos do ensino fundamental, que representaram grande parte das doações. As garrafas pet arrecadadas foram utilizadas na montagem de um jardim vertical para a escola e para a confecção de sete puffs. As latas de alumínio foram vendidas e o dinheiro foi revertido para a compra de mudas (cebolinha, alface, agrião, espinafre, orégano, hortelã e salsinha) e terra para jardinagem. Conclusão: A Conclui-se que pequenas ações que envolvem a participação dos alunos, de modo a valorizá-los como sujeitos ativos do processo de aprendizagem, geram grandes impactos positivos. Além de a escola em questão ser beneficiada com uma área verde, o projeto despertou nos alunos a conscientização sobre a importância da busca de soluções para minimizar os impactos ambientais gerados pelo excesso de lixo produzido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.