LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO COTIDIANO ESCOLAR: DESAFIOS NAS E DAS PRÁTICAS DOCENTES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37316 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2703 "inscrito_id" => 6445 "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO COTIDIANO ESCOLAR: DESAFIOS NAS E DAS PRÁTICAS DOCENTES" "resumo" => """ RESUMO\r\n Este texto refere-se ao relato de uma experiência que vem sendo desenvolvida por três professores e uma graduanda, bolsista de iniciação científica. Tem por objetivo refletir sobre a leitura, a produção textual e o ensino da Língua Portuguesa estimulando e aprimorando competências cognitivas e processos de textualização na oralidade e na escrita através de textos dos gêneros literário e jornalístico. Com esse propósito, o trabalho que é compartilhado no cotidiano escolar enriquece as diretrizes do projeto denominado Hora da Virada (HV) e é dirigido para aqueles alunos que a apresentam defasagem idade-série. Este trabalho, que tem como participantes alunos do G3 (grupo 3) que equivale ao 8º e 9º anos, vem sendo realizado desde o primeiro semestre de 2017, em uma escola municipal que denominamos Escola Azul, localizada em São GonçaloRJ. Este contribui para a leitura e escrita como prática social e o domínio linguístico tanto escrito quanto oral e, para tanto, propusemos, então, a produção em diferentes linguagens como apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e, estimulamos também, a pesquisa com a ida à biblioteca escolar e o uso dos diversos jornais encontrados nas bancas de jornal do entorno, dentre outros materiais didáticos. Com base na teoria de Koch (2010), que defende que o trabalho com gêneros e sequências textuais desenvolve a competência metagenérica dos alunos, auxiliando-os na escolha adequada do que produzir textualmente nas situações comunicativas que se apresentam cotidianamente, como estratégia utilizamos um elenco de procedimentos como: a observação sistemática, a pesquisa bibliográfica, elaboramos algumas oficinas de produção de texto e oficinas de leitura, produzimos materiais didáticos a serem utilizados nas aulas, dentre outros. A realização dessas atividades visam, também, a organização do pensamento e o desenvolvimento de ideias e argumentos durante a produção textual. Neste momento, observamos uma maior participação dos alunos após a introdução da proposta, o que resultou, em uma produção textual com mais qualidade e interesse demonstrado por parte de todos. Finalmente, além de compartilharmos experiência ante o processo de ensino-aprendizagem integrando universidade e escola pública, pudemos vivenciar os pressupostos teóricos apreendidos no espaço acadêmico, refletindo criticamente sobre a prática docente na busca constante pelo aperfeiçoamento. Como professores, consideramos tal prática um exercício para a formação de cidadãos, conscientes de seu papel na sociedade, fazendo valer, desse modo, o papel de educadores. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, COTIDIANO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6445_16092017235135.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTHIA DE PAIVA MONTENEGRO DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "CINTHIA" "autor_email" => "cinthiadepaiva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37316 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2703 "inscrito_id" => 6445 "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO COTIDIANO ESCOLAR: DESAFIOS NAS E DAS PRÁTICAS DOCENTES" "resumo" => """ RESUMO\r\n Este texto refere-se ao relato de uma experiência que vem sendo desenvolvida por três professores e uma graduanda, bolsista de iniciação científica. Tem por objetivo refletir sobre a leitura, a produção textual e o ensino da Língua Portuguesa estimulando e aprimorando competências cognitivas e processos de textualização na oralidade e na escrita através de textos dos gêneros literário e jornalístico. Com esse propósito, o trabalho que é compartilhado no cotidiano escolar enriquece as diretrizes do projeto denominado Hora da Virada (HV) e é dirigido para aqueles alunos que a apresentam defasagem idade-série. Este trabalho, que tem como participantes alunos do G3 (grupo 3) que equivale ao 8º e 9º anos, vem sendo realizado desde o primeiro semestre de 2017, em uma escola municipal que denominamos Escola Azul, localizada em São GonçaloRJ. Este contribui para a leitura e escrita como prática social e o domínio linguístico tanto escrito quanto oral e, para tanto, propusemos, então, a produção em diferentes linguagens como apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e, estimulamos também, a pesquisa com a ida à biblioteca escolar e o uso dos diversos jornais encontrados nas bancas de jornal do entorno, dentre outros materiais didáticos. Com base na teoria de Koch (2010), que defende que o trabalho com gêneros e sequências textuais desenvolve a competência metagenérica dos alunos, auxiliando-os na escolha adequada do que produzir textualmente nas situações comunicativas que se apresentam cotidianamente, como estratégia utilizamos um elenco de procedimentos como: a observação sistemática, a pesquisa bibliográfica, elaboramos algumas oficinas de produção de texto e oficinas de leitura, produzimos materiais didáticos a serem utilizados nas aulas, dentre outros. A realização dessas atividades visam, também, a organização do pensamento e o desenvolvimento de ideias e argumentos durante a produção textual. Neste momento, observamos uma maior participação dos alunos após a introdução da proposta, o que resultou, em uma produção textual com mais qualidade e interesse demonstrado por parte de todos. Finalmente, além de compartilharmos experiência ante o processo de ensino-aprendizagem integrando universidade e escola pública, pudemos vivenciar os pressupostos teóricos apreendidos no espaço acadêmico, refletindo criticamente sobre a prática docente na busca constante pelo aperfeiçoamento. Como professores, consideramos tal prática um exercício para a formação de cidadãos, conscientes de seu papel na sociedade, fazendo valer, desse modo, o papel de educadores. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, COTIDIANO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6445_16092017235135.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTHIA DE PAIVA MONTENEGRO DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "CINTHIA" "autor_email" => "cinthiadepaiva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }