Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO COTIDIANO ESCOLAR: DESAFIOS NAS E DAS PRÁTICAS DOCENTES

Palavra-chaves: PRÁTICA DOCENTE, LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, COTIDIANO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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      Este texto refere-se ao relato de uma experiência que vem sendo desenvolvida por três professores e uma graduanda, bolsista de iniciação científica. Tem por objetivo  refletir sobre a leitura, a produção textual e o ensino da  Língua Portuguesa estimulando e aprimorando competências cognitivas e processos de textualização na oralidade e na escrita  através de textos dos gêneros literário e jornalístico.  Com esse propósito, o trabalho que é compartilhado no cotidiano escolar enriquece as diretrizes do projeto denominado Hora da Virada (HV) e é dirigido para aqueles alunos que a apresentam  defasagem idade-série. Este trabalho, que  tem como participantes  alunos do G3 (grupo 3) que equivale ao 8º e 9º anos, vem sendo realizado desde o primeiro semestre de 2017, em uma escola municipal que denominamos Escola Azul, localizada em São GonçaloRJ. Este contribui para a leitura e escrita como prática social e o domínio linguístico tanto escrito quanto oral e, para tanto, propusemos, então, a produção em diferentes linguagens como apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e, estimulamos também, a pesquisa com a ida à biblioteca escolar e o uso dos diversos jornais encontrados nas bancas de jornal do entorno, dentre outros materiais didáticos. Com base na teoria de Koch (2010), que defende que o trabalho com gêneros e sequências textuais desenvolve a competência metagenérica dos alunos, auxiliando-os na escolha adequada do que produzir textualmente nas situações comunicativas que se apresentam cotidianamente, como estratégia utilizamos um elenco de procedimentos como: a observação sistemática, a pesquisa bibliográfica,  elaboramos algumas oficinas de produção de texto e oficinas de leitura, produzimos materiais didáticos  a serem utilizados nas aulas, dentre outros. A realização dessas atividades visam, também, a organização do pensamento e o desenvolvimento de ideias e argumentos durante a produção textual. Neste momento,  observamos uma maior participação dos alunos após a introdução da proposta, o que resultou, em uma produção textual com mais qualidade e interesse demonstrado por parte de todos. Finalmente, além de compartilharmos experiência ante o processo de ensino-aprendizagem integrando universidade e escola pública, pudemos vivenciar os pressupostos teóricos apreendidos no espaço acadêmico, refletindo criticamente sobre a prática docente na busca constante pelo aperfeiçoamento. Como professores, consideramos tal prática um exercício para a formação de cidadãos, conscientes de seu papel  na sociedade, fazendo valer, desse modo, o papel de educadores.
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      Este texto refere-se ao relato de uma experiência que vem sendo desenvolvida por três professores e uma graduanda, bolsista de iniciação científica. Tem por objetivo  refletir sobre a leitura, a produção textual e o ensino da  Língua Portuguesa estimulando e aprimorando competências cognitivas e processos de textualização na oralidade e na escrita  através de textos dos gêneros literário e jornalístico.  Com esse propósito, o trabalho que é compartilhado no cotidiano escolar enriquece as diretrizes do projeto denominado Hora da Virada (HV) e é dirigido para aqueles alunos que a apresentam  defasagem idade-série. Este trabalho, que  tem como participantes  alunos do G3 (grupo 3) que equivale ao 8º e 9º anos, vem sendo realizado desde o primeiro semestre de 2017, em uma escola municipal que denominamos Escola Azul, localizada em São GonçaloRJ. Este contribui para a leitura e escrita como prática social e o domínio linguístico tanto escrito quanto oral e, para tanto, propusemos, então, a produção em diferentes linguagens como apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e, estimulamos também, a pesquisa com a ida à biblioteca escolar e o uso dos diversos jornais encontrados nas bancas de jornal do entorno, dentre outros materiais didáticos. Com base na teoria de Koch (2010), que defende que o trabalho com gêneros e sequências textuais desenvolve a competência metagenérica dos alunos, auxiliando-os na escolha adequada do que produzir textualmente nas situações comunicativas que se apresentam cotidianamente, como estratégia utilizamos um elenco de procedimentos como: a observação sistemática, a pesquisa bibliográfica,  elaboramos algumas oficinas de produção de texto e oficinas de leitura, produzimos materiais didáticos  a serem utilizados nas aulas, dentre outros. A realização dessas atividades visam, também, a organização do pensamento e o desenvolvimento de ideias e argumentos durante a produção textual. Neste momento,  observamos uma maior participação dos alunos após a introdução da proposta, o que resultou, em uma produção textual com mais qualidade e interesse demonstrado por parte de todos. Finalmente, além de compartilharmos experiência ante o processo de ensino-aprendizagem integrando universidade e escola pública, pudemos vivenciar os pressupostos teóricos apreendidos no espaço acadêmico, refletindo criticamente sobre a prática docente na busca constante pelo aperfeiçoamento. Como professores, consideramos tal prática um exercício para a formação de cidadãos, conscientes de seu papel  na sociedade, fazendo valer, desse modo, o papel de educadores.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO Este texto refere-se ao relato de uma experiência que vem sendo desenvolvida por três professores e uma graduanda, bolsista de iniciação científica. Tem por objetivo refletir sobre a leitura, a produção textual e o ensino da Língua Portuguesa estimulando e aprimorando competências cognitivas e processos de textualização na oralidade e na escrita através de textos dos gêneros literário e jornalístico. Com esse propósito, o trabalho que é compartilhado no cotidiano escolar enriquece as diretrizes do projeto denominado Hora da Virada (HV) e é dirigido para aqueles alunos que a apresentam defasagem idade-série. Este trabalho, que tem como participantes alunos do G3 (grupo 3) que equivale ao 8º e 9º anos, vem sendo realizado desde o primeiro semestre de 2017, em uma escola municipal que denominamos Escola Azul, localizada em São GonçaloRJ. Este contribui para a leitura e escrita como prática social e o domínio linguístico tanto escrito quanto oral e, para tanto, propusemos, então, a produção em diferentes linguagens como apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e, estimulamos também, a pesquisa com a ida à biblioteca escolar e o uso dos diversos jornais encontrados nas bancas de jornal do entorno, dentre outros materiais didáticos. Com base na teoria de Koch (2010), que defende que o trabalho com gêneros e sequências textuais desenvolve a competência metagenérica dos alunos, auxiliando-os na escolha adequada do que produzir textualmente nas situações comunicativas que se apresentam cotidianamente, como estratégia utilizamos um elenco de procedimentos como: a observação sistemática, a pesquisa bibliográfica, elaboramos algumas oficinas de produção de texto e oficinas de leitura, produzimos materiais didáticos a serem utilizados nas aulas, dentre outros. A realização dessas atividades visam, também, a organização do pensamento e o desenvolvimento de ideias e argumentos durante a produção textual. Neste momento, observamos uma maior participação dos alunos após a introdução da proposta, o que resultou, em uma produção textual com mais qualidade e interesse demonstrado por parte de todos. Finalmente, além de compartilharmos experiência ante o processo de ensino-aprendizagem integrando universidade e escola pública, pudemos vivenciar os pressupostos teóricos apreendidos no espaço acadêmico, refletindo criticamente sobre a prática docente na busca constante pelo aperfeiçoamento. Como professores, consideramos tal prática um exercício para a formação de cidadãos, conscientes de seu papel na sociedade, fazendo valer, desse modo, o papel de educadores.

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