Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO A DISTÂNCIA NAS INSTITUIÇÕES DE CAXIAS.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO APRENDIZAGEM, MÉTODOS Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37448
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 409
    "inscrito_id" => 5419
    "titulo" => "METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO A DISTÂNCIA NAS INSTITUIÇÕES DE CAXIAS."
    "resumo" => "A Educação a Distância (EaD) ao longo de sua história traçou uma trajetória de avanços e retrocessos. No início do século XX, tornou-se uma modalidade de ensino capaz de atender a todos os níveis, incluindo programas formais de ensino, aqueles que oferecem diplomas ou certificados e programas de caráter não formais, cujo objetivo é oferecer capacitação para a melhoria no desenvolvimento das atividades profissionais (MAGNOL, 2009). O presente trabalho tem como objetivo investigar como os alunos veem as metodologias utilizadas no ensino a distância, apontar os pontos positivos dessas metodologias na visão desses alunos, citar as metodologias utilizadas no ensino a distâncias, em instituições de Caxias-MA. Este estudo caracteriza-se em uma pesquisa de campo e como técnica de investigação para a obtenção dos dados, utilizou-se de um questionário semiestruturado, o mesmo continha 7 questões. Os questionários foram aplicados com dez (10) estudantes de cada instituição totalizando 20 estudantes nas respectivas instituições de ensino Anhanguera e Universidade Estadual do Maranhão, ambas localizadas no município de Caxias-MA. A primeira pergunta realizada foi, que metodologias de ensino os professores têm utilizado predominantemente, onde dezenove (19) responderam aulas expositivas e somente um (1) respondeu trabalhos de grupo desenvolvidos em sala de aula. A segunda pergunta foi se durante o curso foram utilizados recursos que promovesse a interação entre professores e estudantes (videoconferências, chats, telefones, etc), dezenove (19) alunos responderam sim, sempre, um (1) respondeu sim, às vezes. A terceira pergunta foi como é a disponibilidade dos professores para a orientação presencial e/ou online, dez (10) pessoas responderam todos têm disponibilidade, oito (8) a maioria tem disponibilidade e dois (2) poucos tem disponibilidade. A quarta pergunta foi como os alunos avalia o nível de exigência do curso, treze (13) responderam muito exigente e sete (7) que a exigência está adequada. A quinta pergunta foi a seguinte: Por que você escolheu um curso de modalidade a distância: dezoito (18) alunos responderam falta de tempo para frequentar um curso diariamente e dois (2) aluno achou que fosse mais fácil que o curso presencial. A sexta pergunta realizada foi para eles citarem os pontos positivos do ensino a distância, onde quatorze (14) responderam flexibilidade do horário de estudo, três (3) disponibilidade dos matérias de estudos diariamente, dois (2) aulas presenciais e um (1) exigir maior dedicação dos alunos. A sétima pergunta foi a seguinte, dê sugestões de metodologias que você concorda ser mais eficaz para essa modalidade de ensino. Quatro (4) dos entrevistados sugeriram maior disponibilidade do professor presencialmente, oito (8) laboratórios para trabalhos, seis (6) aula prática, dois (2) interação entre professor e aluno. Conclui-se que são diversas metodologias podem ser aplicadas para os alunos de EaD, entretanto as aulas expositivas são as mais utilizadas nesta modalidade. Além disso, verifica-se que a pesar da ausência física do professor em sala de aula, os alunos tem disponibilidade dos mesmos por meio de web conferências, e também da instrução de tutores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO APRENDIZAGEM, MÉTODOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID5419_14082017222527.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARLANA LANDARA DE OLIVEIRA SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "ARLANA LANDARA"
    "autor_email" => "arlanalandara@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37448
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 409
    "inscrito_id" => 5419
    "titulo" => "METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO A DISTÂNCIA NAS INSTITUIÇÕES DE CAXIAS."
    "resumo" => "A Educação a Distância (EaD) ao longo de sua história traçou uma trajetória de avanços e retrocessos. No início do século XX, tornou-se uma modalidade de ensino capaz de atender a todos os níveis, incluindo programas formais de ensino, aqueles que oferecem diplomas ou certificados e programas de caráter não formais, cujo objetivo é oferecer capacitação para a melhoria no desenvolvimento das atividades profissionais (MAGNOL, 2009). O presente trabalho tem como objetivo investigar como os alunos veem as metodologias utilizadas no ensino a distância, apontar os pontos positivos dessas metodologias na visão desses alunos, citar as metodologias utilizadas no ensino a distâncias, em instituições de Caxias-MA. Este estudo caracteriza-se em uma pesquisa de campo e como técnica de investigação para a obtenção dos dados, utilizou-se de um questionário semiestruturado, o mesmo continha 7 questões. Os questionários foram aplicados com dez (10) estudantes de cada instituição totalizando 20 estudantes nas respectivas instituições de ensino Anhanguera e Universidade Estadual do Maranhão, ambas localizadas no município de Caxias-MA. A primeira pergunta realizada foi, que metodologias de ensino os professores têm utilizado predominantemente, onde dezenove (19) responderam aulas expositivas e somente um (1) respondeu trabalhos de grupo desenvolvidos em sala de aula. A segunda pergunta foi se durante o curso foram utilizados recursos que promovesse a interação entre professores e estudantes (videoconferências, chats, telefones, etc), dezenove (19) alunos responderam sim, sempre, um (1) respondeu sim, às vezes. A terceira pergunta foi como é a disponibilidade dos professores para a orientação presencial e/ou online, dez (10) pessoas responderam todos têm disponibilidade, oito (8) a maioria tem disponibilidade e dois (2) poucos tem disponibilidade. A quarta pergunta foi como os alunos avalia o nível de exigência do curso, treze (13) responderam muito exigente e sete (7) que a exigência está adequada. A quinta pergunta foi a seguinte: Por que você escolheu um curso de modalidade a distância: dezoito (18) alunos responderam falta de tempo para frequentar um curso diariamente e dois (2) aluno achou que fosse mais fácil que o curso presencial. A sexta pergunta realizada foi para eles citarem os pontos positivos do ensino a distância, onde quatorze (14) responderam flexibilidade do horário de estudo, três (3) disponibilidade dos matérias de estudos diariamente, dois (2) aulas presenciais e um (1) exigir maior dedicação dos alunos. A sétima pergunta foi a seguinte, dê sugestões de metodologias que você concorda ser mais eficaz para essa modalidade de ensino. Quatro (4) dos entrevistados sugeriram maior disponibilidade do professor presencialmente, oito (8) laboratórios para trabalhos, seis (6) aula prática, dois (2) interação entre professor e aluno. Conclui-se que são diversas metodologias podem ser aplicadas para os alunos de EaD, entretanto as aulas expositivas são as mais utilizadas nesta modalidade. Além disso, verifica-se que a pesar da ausência física do professor em sala de aula, os alunos tem disponibilidade dos mesmos por meio de web conferências, e também da instrução de tutores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO APRENDIZAGEM, MÉTODOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID5419_14082017222527.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARLANA LANDARA DE OLIVEIRA SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "ARLANA LANDARA"
    "autor_email" => "arlanalandara@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Educação a Distância (EaD) ao longo de sua história traçou uma trajetória de avanços e retrocessos. No início do século XX, tornou-se uma modalidade de ensino capaz de atender a todos os níveis, incluindo programas formais de ensino, aqueles que oferecem diplomas ou certificados e programas de caráter não formais, cujo objetivo é oferecer capacitação para a melhoria no desenvolvimento das atividades profissionais (MAGNOL, 2009). O presente trabalho tem como objetivo investigar como os alunos veem as metodologias utilizadas no ensino a distância, apontar os pontos positivos dessas metodologias na visão desses alunos, citar as metodologias utilizadas no ensino a distâncias, em instituições de Caxias-MA. Este estudo caracteriza-se em uma pesquisa de campo e como técnica de investigação para a obtenção dos dados, utilizou-se de um questionário semiestruturado, o mesmo continha 7 questões. Os questionários foram aplicados com dez (10) estudantes de cada instituição totalizando 20 estudantes nas respectivas instituições de ensino Anhanguera e Universidade Estadual do Maranhão, ambas localizadas no município de Caxias-MA. A primeira pergunta realizada foi, que metodologias de ensino os professores têm utilizado predominantemente, onde dezenove (19) responderam aulas expositivas e somente um (1) respondeu trabalhos de grupo desenvolvidos em sala de aula. A segunda pergunta foi se durante o curso foram utilizados recursos que promovesse a interação entre professores e estudantes (videoconferências, chats, telefones, etc), dezenove (19) alunos responderam sim, sempre, um (1) respondeu sim, às vezes. A terceira pergunta foi como é a disponibilidade dos professores para a orientação presencial e/ou online, dez (10) pessoas responderam todos têm disponibilidade, oito (8) a maioria tem disponibilidade e dois (2) poucos tem disponibilidade. A quarta pergunta foi como os alunos avalia o nível de exigência do curso, treze (13) responderam muito exigente e sete (7) que a exigência está adequada. A quinta pergunta foi a seguinte: Por que você escolheu um curso de modalidade a distância: dezoito (18) alunos responderam falta de tempo para frequentar um curso diariamente e dois (2) aluno achou que fosse mais fácil que o curso presencial. A sexta pergunta realizada foi para eles citarem os pontos positivos do ensino a distância, onde quatorze (14) responderam flexibilidade do horário de estudo, três (3) disponibilidade dos matérias de estudos diariamente, dois (2) aulas presenciais e um (1) exigir maior dedicação dos alunos. A sétima pergunta foi a seguinte, dê sugestões de metodologias que você concorda ser mais eficaz para essa modalidade de ensino. Quatro (4) dos entrevistados sugeriram maior disponibilidade do professor presencialmente, oito (8) laboratórios para trabalhos, seis (6) aula prática, dois (2) interação entre professor e aluno. Conclui-se que são diversas metodologias podem ser aplicadas para os alunos de EaD, entretanto as aulas expositivas são as mais utilizadas nesta modalidade. Além disso, verifica-se que a pesar da ausência física do professor em sala de aula, os alunos tem disponibilidade dos mesmos por meio de web conferências, e também da instrução de tutores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.